NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Google e Apple em super parceria

Google e Apple em super parceria

sexta-feira, 01 abril, 2011 /
Google e Apple em super parceria

A Google e a Apple reuniram-se para debater as consequências de uma possível super parceria.

A Google e a Apple vão entrar numa possível parceria, num projecto que poderá ter impacto histórico no mundo das telecomunicações. O objectivo seria a concepção de um "super protótipo", que irá combinar os aspectos mais significativos das companhias.

Nem a Google nem a Apple apresentaram quaisquer detalhes sobre este projecto, mas a verdade é que na Web já circulam todo o tipo de opiniões, desde as mais favoráveis às mais incrédulas. Uma coisa é certa, o mundo da tecnologia está curioso com esta possibilidade, e até já houve um blog tailandês que tomou a liberdade de "criar" possíveis protótipos que nasçam desta possível parceria.

Uma das possibilidades baseou-se num smartphone com hardware da Apple e um sistema operativo misto, desenvolvido por engenheiros da Google e da Apple. O smartphone iria apresentar uma novidade particularmente interessante, que não foi confirmada, permitindo transferir dados arrastando uma aplicação para o outro smartphone, à semelhança de um computador com dois ecrãs (um dos smartphones encarrega-se de ser o segundo monitor).

Outra das novidades que circularam belo blog tailandês, embora não sejam oficiais nem estejam confirmadas, seria a possibilidade de efectuarmos operações Multibanco, com recurso ao nosso cartão físico, no dispositivo. Resta saber se o próprio smartphone permitiria efectuar levantamentos de dinheiro, mas presumimos que essa possibilidade não irá estar disponível, caso a parceria se confirme.

Recentemente, e de acordo com os rumores que circulam em redor do próximo iOS 5.0, a Apple parece ter demonstrado um súbito interesse pela plataforma Cloud Computing, da qual a Microsoft é uma das líderes mundiais. Possivelmente a parceria com a Google poderia criar desafios à empresa de Bill Gates, se se viesse a concretizar.

Esta notícia veio surpreender o mundo da tecnologia, tendo em conta que a Google e a Apple são duas empresas concorrentes no mesmo sector. A própria parceria poderá vir a provocar um enorme desequilíbrio no mercado dos smartphones, monopolizando o segmento a favor das duas empresas. Apesar de não estar oficialmente confirmado, já algumas fontes credíveis asseguraram ao Telemoveis.com que há muitas surpresas por revelar.

Ficaremos atentos a mais novidades.

[Actualização] A respeito de parcerias improváveis, é possível que a parceria entre a Microsoft e a RIM (fabricante do BlackBerry), se prolongue além do Cloud Computing. Não está confirmado se a parceria vai dizer respeito ao segmento smartphone, mas esperamos ter mais novidades brevemente.

2,055