NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Fotos quintuplicam vendas

Fotos quintuplicam vendas

quinta-feira, 19 agosto, 2004 /
A venda de telemóveis com câmara fotográfica quintuplicou no ano passado. Um estudo publicado pela Strategy Analytics, dos EUA, indica que foram vendidos 84 milhões de telemóveis com câmara em 2003, correspondendo a 16% do total do mercado, o que compara com os 18 milhões vendidos em 2002.

O mercado dos telemóveis com câmara ultrapassou o das câmaras digitais compactas, das quais se venderam 49 milhões de unidades em todo o mundo.

As fotografias tiradas com telemóvel têm qualidade muito inferior às de uma câmara digital, devido a um menor desenvolvimento dos chips de sensores de luz e também ao facto dos telefones móveis serem demasiado pequenos para incluirem lentes com zoom e grande angular. Não obstante, telemóveis com tais lentes poderão vir a ser comercializados nos próximos anos.

Curioso é o facto da japonesa NEC, que nem sequer figura na lista dos seis principais fabricantes de telemóveis, assumir a liderança no segmento dos aparelhos com câmara integrada: 13,1 milhões de unidades vendidas. O líder mundial do sector, a Nokia, fica-se na segunda posição do segmento com 11 milhões de telemóveis vendidos no ano passado, enquanto a Samsung Electronics é terceira com 10 milhões.

O grupo de pesquisas Gartner afirmou, entretanto, que a venda de telemóveis em todo o mundo pode atingir, em 2004, os 580 milhões de unidades.
2,987