NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Descubra as características do Windows Phone 8

Descubra as características do Windows Phone 8

segunda, 26 novembro, 2012 /
Descubra as características do Windows Phone 8

O Windows Phone 8 está aí. Conheça as características e descubra porque é que supremacia de iOS da Apple e Android da Google pode acabar.

A tecnologia é cada vez mais móvel e a Microsoft sabe disso. Depois de investir numa parceria com a Nokia que não evitou a falência do ícone finlandês, a super poderosa multinacional americana está agora a trabalhar em parceria com a HTC.

A Microsoft foge das estatísticas que dizem que o seu sistema operativo será ultrapassado pelo Android daqui a uns anos como o diabo foge da cruz. Os primeiros equipamentos que funcionam com o novíssimo Windows Phone 8 já estão no mercado. Vale a pena conhecer as suas características.

Descubra as características do Windows Phone 8

Windows Phone 8 com Windows 8 não são a mesma coisa mas é perfeitamente normal que faça confusão. Mas é simples: Windows 8 funciona em computadores e tablets, Windows Phone 8 funciona em smartphones.

Falando de características, a primeira impressão que salta à vista é o design quadriculado dinâmico, ou live tiles em inglês (é mais chique) que pretende ser intuitivo e organizado. A parte do quadrado é fácil: cada um é um atalho para uma aplicação, para os contactos, Internet, ou para o que você quiser já que pode adicionar, remover ou reordená-los à vontade. A parte do “dinâmico” é bastante útil: os quadrados são automaticamente actualizados com o número de e-mails recebidos e não lidos, ou com a actualização do estado do tempo, por exemplo.

Descubra as características do Windows Phone 8

Sempre que abre um quadrado, portanto, uma aplicação, ela mantém-se a funcionar em segundo plano. Esta característica é excelente. É que, como o sistema operativo não congela a tarefa, é muito fácil fazer várias coisas ao mesmo tempo e voltar à aplicação anterior num piscar de olhos... literalmente! Algo só possível graças ao processador mínimo exigido, um Qualcomm Snapdragon S4 Dual-Core.

Tal como acontece no sistema Android ou no iOS, as aplicações podem ser feitas por programadores independentes e adquiridas de forma paga ou gratuitamente no mercado do Windows Phone.

Características mínimas exigidas

A Microsoft só autoriza que este sistema operativo seja instalado em telefones com determinadas características ao nível do hardware. Nenhum smartphone pode funcionar com o Windows Phone se não possuir ecrã tátil capacitivo (e por isso, de alta precisão) com multitoque de, pelo menos, 4 pontos, placa gráfica que suporte DirectX Graphics e que possua aceleração de hardware para Direct3D, 512 MB de Memória RAM e, pelo menos, 4 GB de memória interna a que se junta entrada microSD.

A Microsoft exige ainda aos fabricantes que os equipamentos possuam acelerómetro (aquele sensor que vira o ecrã quando você vira o telemóvel), sensor de luminosidade e sensor de proximidade (que desliga o ecrã quando aproxima o telefone da cara para fazer uma chamada). A Microsoft não foi muito exigente quanto à definição da câmara traseira exigindo apenas a resolução VGA. O flash é obrigatório.

Descubra as características do Windows Phone 8

Características opcionais são o GPS, a câmara frontal para videochamada, os sensores giroscópio e o magnetómetro (que permite que o equipamento funcione como uma bússula) e o Bluetooth. A lista de especificações pode não ser impressionante, mas descanse. Todos os telefones que estão no mercado apresentam características bem mais generosas.

Integração das ferramentas da Microsoft

O novo sistema operativo utiliza as ferramentas da Microsoft. Os equipamentos estão preparados para obter aplicações e jogos, incluindo o Xbox LIVE cuja experiência se assemelha à de uma consola portátil, assim como para adquirir música no Windows Phone Marketplace.

O Bing é o motor de busca predefinido e está preparado para funcionar em conjunto com o GPS para lhe fornecer resultados em função da sua proximidade, para lhe dizer o nome da música que está a tocar só de a ouvir por alguns segundos, para ler códigos de barras ou códigos QR. QR-Codes que podem ter os dias contados. O sistema NFC pode vir a substituí-los.

Descubra as características do Windows Phone 8

Este sistema funciona muito simplesmente através da proximidade entre dois dispositivos. É isso mesmo. Aproxime um telefone do outro e partilhe dados à vontade! Este sistema tem ainda outras aplicações. Imagine carregar o seu telefone com dinheiro. Quando vai ao café, ao pronto-a-vestir ou ao hipermercado toca com o seu telefone no terminal de pagamento e acciona a transação. O mesmo pode acontecer nos transportes públicos. Aqui, o seu telefone passa a ser o bilhete. Aproxima-o do terminal sem contacto e valida a viagem.

Não surpreende também que o navegador predefinido seja o Internet Explorer, ou melhor, a versão Mobile deste clássico. Pode ainda usar a sua identificação do Windows Live para usar o SkyDrive. Use este servidor remoto, tipo cloud, para guardar e aceder a dados a partir de todos os seus dispositivos. Aproveite para sincronizar contactos e para encontrar o seu smartphone em caso de perda ou roubo.

Descubra as características do Windows Phone 8

Se gosta de brincar então fale com o Windows Phone 8. Diga “ligar", "enviar SMS" ou "abrir". Também pode dizer “faz-me o jantar” ou “massaja-me as costas” mas garanto-lhe que não funciona.

Trabalhe a partir do seu smartphone com Windows Phone

Trabalhar também fica mais fácil com os programas oficiais da Microsoft. Os seus companheiros de sempre estão disponíveis: Word, Excel ou PowerPoint, entre outros.

Receber e enviar e-mails também é fácil. Praticamente todas as contas de e-mail são suportadas pelo Windows Phone 8. O equipamento suporta de origem o Hotmail, Exchange e Gmail e trabalha com os protocolos tradicionais POP e IMAP.

As mensagens escritas são tratadas de forma diferente daquilo a que estamos habituados. No mesmo sítio é possível enviar SMS, MMS, falar com os contactos do Facebook, com os do Windows Live Messenger ou Skype, uma vez que estas duas aplicações passarão a ser uma só.

Descubra as características do Windows Phone 8

A integração do Skype tem outras vantagens. É que a aplicação funciona sempre em segundo plano, o que significa que pode receber uma chamada Skype dos seus contactos a qualquer momento, como se fosse uma chamada convencional, sem ter de interromper as aplicações que estiver a utilizar naquele momento. Esta é uma das características surpreendentes no novo Windows Phone 8. E quem diz Skype diz qualquer aplicação VoIP. O Windows não é restritivo.

As características actualizações de software também estão garantidas. Tal como o seu computador se mantém actualizado também o Windows Phone 8 recebe actualizações automáticas. Pode actualizar o seu telefone ligando-o ao computador ou descarregando as melhorias automaticamente através da Internet. Estes pacotes podem incluir actualizações importantes ou adição de funcionalidades.

10,245