NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Como localizar e bloquear remotamente o acesso ao seu smartphone Android

Como localizar e bloquear remotamente o acesso ao seu smartphone Android

quinta-feira, 27 fevereiro, 2014 /
Como localizar e bloquear remotamente o acesso ao seu smartphone Android

Saiba como localizar, bloquear ou eliminar remotamente todos os dados do seu smartphone Android com o Gestor de Dispositivos Android, ou Android Device Manager em inglês

Perder o smartphone ou, pior, tê-lo roubado, é a pior situação possível dentro do contexto de um utilizador - além de perder todos os seus dados, deixa todas as informações (incluindo contactos e fotografias) vulneráveis, especialmente se não se tiver preocupado antes em limitar o acesso ao dispositivo através de um PIN.

Consiga ou não recuperá-lo, existe uma derradeira ferramenta que lhe poderá permitir tentar reduzir o impacto negativo dessa situação: chama-se Android Device Manager e pode ser acedido através de um computador desktop convencional através da sua conta Google. Esta ferramenta disponibiliza funcionalidades úteis, tais como a de fazer o seu aparelho tocar como se estivesse a receber uma chamada, com o volume máximo (útil caso esteja a querer localizá-lo), limpar todos os dados disponíveis nele (para impedir que haja acesso a contactos, fotografias ou mensagens) ou simplesmente bloqueá-lo remotamente.

De seguida iremos abordar os 7 simples passos necessários para poder ter acesso remoto à localização do seu smartphone, mas também para poder limpar todos os seus dados ou simplesmente bloquear-lhe o acesso.

? Como fazer backup aos dados do seu smartphone Android, sem root?

? MWC: o melhor smartphone de 2013 é o HTC One

? Desenvolver um website com design responsivo ou uma aplicação móvel? Eis a questão

1) Configure o seu aparelho para entrar em sintonia com o Android Device Manager. Tem que aceder ao Gestor de Dispositivos Android (pode fazê-lo aqui, ou fazer uma breve pesquisa na Google) e entrar através da sua conta Google. É necessário que o seu smartphone esteja associado à sua conta Google de forma a poder realizar estas operações remotamente.

2) Acive o GPS e permita o acesso à sua localização. Aceda às Definições > GPS para poder activar estas funcionalidades. O caminho para aceder a estas opções poderá variar consoante o dispositivo.

3) O Gestor de Dispositivos Android é agora capaz de localizar o seu aparelho e de indicar a sua localização nos mapas da Google

? Samsung Galaxy S4 vs Samsung Galaxy S5

? Olá, Samsung Galaxy S5 - tudo o que precisa de saber

? WhatsApp anuncia serviços de voz para Q2 de 2014

4) Se ainda não tiver concedido privilégios de administrador ao Gestor de Dispositivos Android, irá aparecer-lhe uma nota no ecrã a pedir-lhe para enviar uma notificação ao seu aparelho. Faça isso para poder aceder ás definições que lhe permitem activar remotamente o bloqueio do aparelho ou a restauração dos seus dados.

5) Active, e regresse ao Gestor de Dispositivos Android. Se reparar, os ícones que se encontravam a cinzento estão agora acessíveis - o que significa que já pode avançar com as operações.

6) Porquê utilizar a função Lock/Bloquear em vez de limpar os dados remotamente? Esta opção é benéfica caso não tenha interesse em perder os seus dados (se não tiver, por exemplo, realizado um backup recentemente). A opção de bloqueio é relativamente recente, e permite prevenir o acesso aos nossos dados ao requerer uma palavra-passe para contornar o bloqueio.

7) Pretende eliminar todos os dados do smartphone? Também o pode fazer, mas se não tiver realizado um backup antes de proceder com esta operação nunca mais terá acesso aos mesmso. Esta funcionalidade deve ser utilizada com contenção.

Como localizar e bloquear remotamente o seu smartphone Android

10,223