NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Como escolher um smartphone?

Como escolher um smartphone?

sexta-feira, 23 novembro, 2012 /
Como escolher um smartphone?

Smartphones... Estão na moda e já ninguém consegue passar sem eles. Se não sabe qual escolher, nós ajudamos.

O primeiro passo para escolher um smartphone é perguntar a si próprio: para que é que eu preciso disto? Receber o e-mail em qualquer parte, partilhar informações nas redes sociais, ouvir música, ver filmes ou séries de televisão, utilizar o GPS ou simplesmente contribuir para o seu estilo... Tudo são motivos válidos e para todos eles há recomendações!

Como escolher um smartphone?

Aceder à Internet

Se ligar-se ao mundo é a sua principal motivação comece por pensar como vai aceder aos dados. Passa muito tempo em locais com rede Wi-Fi? Pois se sim é imprescindível que o seu novo amigo electrónico suporte este protocolo. A boa notícia é que praticamente todos os smartphones oferecem esta conexão de dados sem fios.

Se respondeu não à pergunta anterior então saiba que vai ter de contratar um aditivo internet ou mesmo mudar de tarifário para fazer face aos consumos de Internet que, de outra maneira teriam custos avultados. Aqui, imprescindível é ter ligação 3G, que serve perfeitamente, ou 4G para quem quer andar sempre a par das últimas tecnologias. Aqui tem uma lista dos equipamentos 4G disponíveis no mercado.

Como escolher um smartphone?

Cada marca de telemóveis oferece aos seus clientes diversos navegadores. Pode descarregá-los, quase sempre de forma gratuita, na loja de aplicações que qualquer marca dispõe (App Store para iOS da Apple ou Google Play para Android da Google, por exemplo). Neste caso, e apesar de os navegadores serem bastante intuitivos aconselho uma espécie de test-drive ao smartphone que quer comprar. Pode experimentá-lo em qualquer loja. Se não gostar da experiência pense pelo lado positivo: ainda não o comprou!

Câmara fotográfica, megapixéis e mega engano.

O ser humano tem, muitas vezes, necessidade de se justificar para si próprio. Certamente já deu por si a argumentar consigo próprio que a batelada de dinheiro que se prepara para gastar num smartphone acaba por compensar porque assim evitará comprar uma máquina fotográfica nova. A minha experiência de 5 anos com smartphones diz-me que isso é um engano. É verdade que as câmaras dos smartphones estão muito avançadas? É! Mas nem a bateria do seu telemóvel lhe permite substituir a máquina fotográfica nas suas viagens, e dificilmente a qualidade da imagem é a mesma.

Como escolher um smartphone?

Temos tendência em associar a qualidade da câmara fotográfica ao número de megapixel. Isso é... Como é que hei-de dizer isto... Treta! Tenho uma máquina fotográfica de 8MP e garanto que qualquer Nokia velhinho tira fotografias melhores. A questão importante é a lente! Na verdade os MP só influenciam a dimensão da foto. Uma máquina com 3.2MP consegue tirar fotografias que aparecerão nítidas numa impressão típica 15x10 e uma máquina de 10MP permite-lhe imprimir nitidamente em A3!

Na verdade isto é um problema. É que é muito mais fácil comparar telemóveis pela quantidade de MP do que pela qualidade da lente. O conselho é: prudência. Se a câmara do smartphone é assim tão importante para si pesquise na internet reviews sobre o desempenho dessa câmara.

Como escolher um smartphone?

Neste aspecto procurar um telemóvel com uma espessura maior pode ser uma vantagem, já que lhe permite pousá-lo em qualquer lado enquanto tira foto com a Torre de Pisa lá atrás.

GPS

Outra das desculpas que anda a dar a si próprio é que com o smartphone poupa porque não compra o GPS que precisa. Aqui dou-lhe razão, mas calma... É muito comum encontrar aplicações de mapas para smartphone que lhe permitem saber a sua localização ou qual ou melhor percurso para chegar a algum lado. Mas se quer um telemóvel que funcione como um GPS a sério, leia-se, que dê para colar no vidro do carro e que diga coisas inteligentes como "vire à direita", talvez precise de fazer um investimento extra. Primeiro invista no suporte de fixação ao vidro do carro e depois numa app que sirva os seus objectivos. Ate há pouco tempo havia no mercado soluções muito boas e muito caras, mas hoje já é possível encontrar aplicações quase tão boas mas gratuitas.

Como escolher um smartphone?

Trabalhar no smartphone.

Sim, mas... Por muito que queira que ele funcione como um computador, ele não o é. A maior dificuldade sente-se ao nível do tamanho do ecrã e com o desconforto do teclado. Se vai usar o seu smartphone para trabalhar talvez não seja má ideia considerar a opção tablet. O preço é semelhante e trabalhar num equipamento deste género é mais confortável. Os teclados tácteis são mais confortáveis embora roubem espaço ao ecrã. Nem queira imaginar como tenho o polegar direito depois de escrever este artigo num teclado convencional de 9 teclas!

Moda e estilo.

Sim... Smartphone também é isto. Um acessório que diz muito sobre si. Se a sua preocupação é essencialmente estética, a tarefa é muito mais fácil. Gostos não se discutem e, como tal, não o posso ajudar nesta parte.

5,125