NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Como escolher um smartphone?

Como escolher um smartphone?

quarta-feira, 26 março, 2014 /
Como escolher um smartphone?

Escolher o seu próximo smartphone não é uma tarefa tão fácil quanto parece, mas nós estamos aqui para o ajudar a deixar de pedir opiniões aos outros e a saber como tomar as suas próprias decisões

Por onde começar?

A informação à sua disposição é tanta que um dos primeiros desafios passa por saber exactamente por onde começar - o que não sabe é que, à sua maneira, já faz uma certa ideia sobre aquilo que pretende. Comece por considerar que aspectos são importantes para si:

Preço - Quanto está disposto a gastar?
Sistema operativo - Tem preferência por Android, iOS, Windows Phone ou outro?
Tamanho - Qual é o tamanho ideal que um smartphone deve ter para si?
Especificações - Precisa mesmo de um ecrã 4K?
Que utilização pretende dar ao seu dispositivo - O que é que vai fazer com o seu novo smartphone, além de realizar chamadas e enviar SMS?

Seja realista

Todos queremos a melhor relação preço-qualidade possível, mas se quiser mesmo ficar com aquele novo octa-core equipado com um ecrã 4K e uma câmara de 100 MP, vai ter de estar preparado para pagar um valor chorudo - os negócios da China geralmente ou são bons demais para ser verdade, ou ficam-se mesmo pela China.


 Mais Telemoveis.com

Novo HTC One (M8) também em edição Google, com stock Android
HTC One (M8) já é oficial: eis tudo o que precisa de saber
Apple iTunes vai chegar ao Android? Billboard sugere que sim


Como nós escolhemos um smartphone

No Telemoveis.com, mais do que fãs de tecnologias móveis, somos também consumidores convencionais. E apesar das oportunidades fantásticas que nos surgem para utilizarmos todos os topos-de-gama da actualidade, a verdade é que todas essas utilizações são apenas temporárias - o que significa que ao fim de um certo tempo voltamos aos nossos telemóveis humildes.

Os critérios que utilizamos para eleger um smartphone são:

• Preço - Procuramos sempre a melhor relação preço-qualidade possível. Isto não significa que vamos obrigatoriamente procurar os aparelhos mais baratos (nem os mais caros) do mercado, mas aqueles que oferecem aquilo de que precisamos pelo valor mais aceitável possível.

• Qualidade - A qualidade deve ser sinónimo de fiabilidade e durabilidade. Isto significa que achamos preferível pagar um valor inicial maior por um aparelho que sabemos que vamos utilizar durante os próximos anos, do que pagar pouco por um dispositivo que não responde às nossas necessidades.

• Tipo de utilização - Para que é que um aparelho destes nos faz falta? Que funcionalidades vamos querer usar? Que funcionalidades são menos importantes para nós? Será para uso profissional? Será para jogos? Será para leitura? Estas são questões que, a nosso ver, são essenciais antes de escolher um novo smartphone.

• Especificações - No nosso caso, um smartphone é importante não só para uso pessoal, mas também para uso profissional - o que significa que vamos dar preferência a uma câmara digital que corresponda às nossas expectativas, mas que não tem que ter necessariamente uma quantidade absurda de megapíxeis. 8 MP, a nosso ver, são suficientes para aquilo de que necessitamos. A memória RAM também é importante para garantir um desempenho em condições - no caso de um smartphone Android, por exemplo, é necessário pelo menos 1 GB de RAM (de preferência 2 GB). O tamanho deve ser preferencialmente compacto, o que significa que não requeremos ecrãs Full HD acima das 5 polegadas.

• Sistema operativo - Não pergunte aquilo que o sistema operativo pode fazer por si, mas aquilo que pode fazer com o sistema operativo. Se é um assíduo utilizador de serviços da Google, o Android poderá ser aquilo de que precisa. Se optar antes por utilizar serviços da Microsoft, então talvez o Windows Phone seja uma boa opção. A mesma lógica aplica-se se for adepto do ecossistema da Apple. No nosso caso, apesar de sermos fãs do Windows Phone, reconhecemos que o Android é um sistema operativo mais abrangente e correspondente à realidade dos nossos utilizadores. Como tal, e para estarmos mais em sintonia com eles, adoptámos a plataforma da Google.


Mais Telemoveis.com

Como controlar o PC remotamente através do smartphone?
Sugestão Android: como fazer download de vídeos do Youtube para o smartphone
Xiaomi Redmi Note, um phablet octa-core por menos de 100 euros


Conclusão

Estes são os nossos critérios essenciais para escolher um equipamento. Isto significa que, da mesma maneira que um smartphone de baixa gama (à partida) provavelmente não responde às nossas necessidades, geralmente também consideramos um topo-de-gama (por melhor que seja) como sendo inacessível ao nosso bolso.

Restam-nos as gamas médias, que já contam com propostas interessantes a preços que somos capazes de considerar justos sem termos de sacrificar os olhos da cara, e que oferecem uma relação preço-qualidade que vai ao encontro das nossas necessidades. E onde por vezes encontramos surpresas muito agradáveis.

Ainda está indeciso?

Vai encontrar na internet muitos artigos que reflectem sobre os critérios essenciais na escolha de um smartphone. Como já deve ter calculado por esta altura, esses critérios são mais individuais do que generalistas, ou seja, fazem sentido aplicados a casos individuais e não como regra geral. Ainda assim, veja o que dizem sobre este assunto:

• Dinheiro vivo - Como escolher o melhor smartphone sem cair nos erros do costume
• PCWorld.com.br - Fuja destas armadilhas ao escolher um smartphone Android
• Deco Proteste - Smartphones até 200 euros
• Infowester - Dicas para escolher um smartphone
• Telemoveis.com - Como escolher um PDA. Dicas para principiantes
• Telemoveis.com - Como escolher um telemóvel com WAP


Mais Telemoveis.com

Sugestão: CamScanner transforma o seu smartphone num scanner
Sony Xperia Z2 Tablet: primeiras impressões
Sugestão Android: Como guardar mapas do Google Maps para consulta offline?


Como escolher um smartphone?


22,280