NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Chegou a portabilidade nas redes móveis!

Chegou a portabilidade nas redes móveis!

segunda-feira, 03 dezembro, 2001 /
Chegou a portabilidade nas redes móveis! Mudar de operador mantendo o mesmo número, incluindo o prefixo, será possível já a partir de Janeiro. O Instituto de Comunicações de Portugal (ICP) acaba de anunciar a entrada em vigor da portabilidade nas redes móveis já a partir do próximo dia 1 de Janeiro. Será assim possível aos detentores de telemóvel mudarem de operador mantendo exactamente o mesmo número, incluindo o prefixo (91, 93 ou 96).

Na medida em que doravante será impossível saber com exactidão e de antemão a rede utilizada pelo destinatário da chamada (qualquer operador pode ter um cliente portado com qualquer dos três prefixos) e consequentemente a tarifa a aplicar, quem ligar para um número portado (e apenas para um número desses) passará a escutar uma mensagem a adverti-lo de tal facto.

O expediente de colocar uma mensagem gravada a anunciar a mudança de rede do destinatário da chamada é evidentemente incómodo e imperfeito (apenas se pode saber exactamente os custos ligando para um número indicado). O ICP afirma que este sistema de mensagem terá uma duração a «avaliar futuramente».

Em suma, recapitulando: a partir de Janeiro já se pode mudar de operador de rede móvel mantendo exactamente o mesmo número. Quem ligar para os que o fizerem vai escutar uma mensagem de aviso a adverti-lo de que o destinatário mudou de rede aplicando-se o tarifário conforme.

5,683