NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
CES 2015. Lenovo renova tablets e introduz nova tecnologia de escrita digital

CES 2015. Lenovo renova tablets e introduz nova tecnologia de escrita digital

sexta-feira, 09 janeiro, 2015 /
CES 2015. Lenovo renova tablets e introduz nova tecnologia de escrita digital

A AnyPen é uma tecnologia que permite transformar qualquer lápis ou caneta numa ferramenta de escrita digital

 

 

*Artigo publicado também no iOnline


A chinesa Lenovo, que no início do ano passado comprou a Motorola à Google, renovou esta semana a sua linha de tablets e introduziu uma nova tecnologia que permite transformar ferramentas de escrita convencionais (como lápis ou canetas) em ferramentas digitais.

Mas primeiro, os novos produtos: o Lenovo Yoga 3 é um conversível (um tablet que adopta um formado ‘laptop’ quando acoplado com um teclado físico) que vai chegar em dois tamanhos diferentes, com 11 e 14 polegadas.

Seguiu-se a introdução do ThinkPad Yoga, também um conversível, mas que vai estar disponível com 12, 14 e 15 polegadas. Já o Yoga Tablet 2 fica-se pelas 8 polegadas e não será lançado com um teclado físico acoplável. Esta última proposta já integra a nova tecnologia de escrita digital da empresa.

Todas estes dispositivos correm Windows 8.1.


AnyPen

A AnyPen foi a proposta da gigante tecnológica que mais parece ter chamado a atenção durante a CES 2015. Essencialmente, e de acordo com a Lenovo, permite transformar qualquer caneta ou lápis numa ferramenta de escrita digital, não sendo necessária nenhuma caneta especial para o efeito. Foi pensada para tirar tirar notas à mão imitando a escrita em papel, mas sem descartar as potencialidades oferecidas pelas ferramentas digitais.

“Os utilizadores podem pegar na sua caneta favorita e usá-la directamente no ecrã táctil do tablet para uma navegação mais fácil, em vez de confiarem no dedo”, explica a Lenovo, que sublinha a utilidade desta tecnologia em tablets de ecrãs mais pequenos, com maiores exigências de precisão no toque.


Lenovo Yoga 3

O conversível da Lenovo vai estar disponível em duas medidas distintas (11 e 14 polegadas), ambas com um design fino. A versão de 14 polegadas assenta num chassis de 13 polegadas e mede 18,3 mm de espessura, enquanto que a de 11 polegadas apresenta 15,8 mm de espessura e pesa 1,1 kg.

Ambos vêm equipados com duas dobradiças que permitem abrir o laptop a 360º. A Lenovo aproveitou ainda a ocasião para referir quatro modos de utilização recomendáveis para estas características: Laptop, Stand, Tent e Tablet.


ThinkPad Yoga

A Lenovo resolveu apostar em três medidas diferentes para esta sua proposta: 12, 14 e 15 polegadas. O objectivo, segundo a empresa, foi responder às necessidades do mercado empresarial. Isto significa que esta é uma proposta pensada para utilizadores profissionais, mas que também não descarta uma utilização mais pessoal.

Esta linha apresenta 19 mm de espessura e, no caso do modelo de 12 polegadas, pesa menos de 1,5 kg. A versão de 15 polegadas inclui ainda uma câmara 3D integrada, a primeira da Lenovo, disponível enquanto opção. Serve para realizar videoconferências, mas também para digitalizar objectos ou aré realizar impressão 3D.

Correm Windows 8.1 Pro, disponibilizam armazenamento até 1 TB e vêm equipados com processadores Intel Core i7 de 5ª geração.


Preços e disponibilidade

Por enquanto não são conhecidos preços ou disponibilidade para o território europeu. Nos EUA, contudo, o YOGA Tablet 2 deverá estar disponível ainda em Janeiro, com preços a partir dos 299 dólares.

Os ThinkPad YOGA de 12 e 15 polegadas estarão disponíveis no início de Fevereiro, com preços desde os 999 e 1199 dólares, respectivamente. Os YOGA 3 de 11 e 14 polegadas irão estar disponíveis em Março, com preços a começar nos 799 e 979 dólares, respectivamente.

O ThinkPad YOGA de 14 polegadas irá chegar ao mercado a partir de Maio, com preços desde os 1199 dólares.


4,223