NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Carregamentos alvo de fraude

Carregamentos alvo de fraude

sexta-feira, 31 março, 2006 /
Alertas por SMS são falsos. O Instituto do Consumidor descobriu uma fraude relacionada com os carregamentos de telemóveis por Multibanco.

A entidade alertou os consumidores «para um esquema fraudulento com recurso a redes móveis de telecomunicações», explicando ter conhecimento de que «estão a ser enviadas mensagens SMS para os telemóveis dos utilizadores das redes móveis, respeitantes a uma alegada alteração da referência Multibanco para carregamento dos respectivos cartões».

De acordo com o teor de uma dessas mensagens SMS, o autor ou autores da mensagem, «utilizando indevida e abusivamente o nome do operador do serviço móvel, "pede desculpas pelo incómodo" e informa que, por dificuldades técnicas, se alterou a referência Multibanco, identificando a seguir a nova referência através da qual o utilizador deverá efectuar o carregamento seguinte».

Posteriormente, ao efectuar o carregamento do cartão através da referência Multibanco identificada na mensagem, o utilizador estará a carregar o cartão de telemóvel de terceiros, alerta o IC.

O conselho deixado pelo instituto é que os utilizadores dos serviços de telecomunicações móveis averiguem junto dos respectivos operadores a veracidade das mensagens recebidas.

O Instituto do Consumidor disponibiliza no seu portal Internet (www.consumidor.pt) alguns cartazes alusivos a fraude por telefone, Internet e correio electrónico e faculta informação e conselhos destinados à sua prevenção e à melhor forma de actuação.
3,799