NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
BQ Aquaris A4.5

BQ Aquaris A4.5

sexta-feira, 18 setembro, 2015 /
BQ Aquaris A4.5 Tudo sobre o BQ Aquaris A4.5, o primeiro Android One em Portugal

 

*Ver características técnicas do BQ Aquaris A4.5
*Leia a nossa análise ao BQ Aquaris A4.5

BQ Aquaris A4.5 em resumo

• Lançamento em Portugal é em Setembro
• Vai custar 179,90 euros
• Android One, com direito a actualizações directamente da Google
• Actualização garantida para Android 6.0 Marshmallow
• 4G
• 16 GB de armazenamento, 1 GB de RAM

BQ Aquaris A4.5

Imagem: BQ

O BQ Aquaris A4.5 foi apresentado no dia 17 de Setembro num evento conjunto entre a Google e a BQ. Também teve a honra de ter sido um dos telemóveis mais mediatizados da semana. Quanto aos motivos para esse destaque, deveram-se a dois simples factos:

• À relação preço-qualidade do BQ Aquaris A4.5
• À estreia do Android One no mercado português

Arriscar-me-ia ainda a atribuir um terceiro facto aos pontos enumerados acima: o do contexto socio-económico ibérico, mais particularmente o caso português. A meu ver, o BQ Aquaris A4.5 parece-me ser uma proposta mais acessível e moldada à realidade dos bolsos portugueses.

Apesar da estratégia seguida pela BQ neste seu lançamento não se afastar daquilo que a Motorola fez com o Moto G, por exemplo, creio que o Aquaris A4.5 está melhor adaptado à nossa realidade em termos de relação preço-qualidade. Talvez por ter sido produzido por uma empresa ibérica, já mais próxima deste contexto, ainda que isso não queira dizer que o BQ Aquaris A4.5 tenha acertado no alvo a 100%. Mas está sem dúvida mais próximo.

A título pessoal, considero que a BQ acertou no...

 

Preço do BQ Aquaris A4.5

 

BQ Aquaris A4.5

Imagem: BQ

Poucas são as propostas abaixo dos 200 euros que podemos considerar como sendo genuinamente apelativas. Por outro lado as propostas acima desse valor também tendem a ser desconsideradas pelos consumidores precisamente porque os preços já começam a ser considerados elevados. O facto é que os consumidores de hoje são mais exigentes, estão melhor informados e querem ser melhor servidos - ou seja, querem que o valor que investem num telefone seja retribuído de forma justa.

Se o leitor já teve oportunidade de olhar para as características técnicas do BQ Aquaris A4.5, em particular se tiver em conta que este é um telemóvel feito a pensar nos segmentos médio e de entrada, então talvez possa concordar comigo quando eu digo que os 179,90 euros do novo telefone da BQ são justos na medida em que, por este preço, o consumidor recebe em troca um telemóvel que parece justificar o seu investimento. Não me atrevendo a afirmar que é impossível, pelo menos acredito que encontrar uma proposta equivalente pelo mesmo valor é uma tarefa complicada.

Por outro lado, é importante recordar que as características técnicas não se traduzem necessariamente num desempenho de sonho - este é um detalhe que só pode ser confirmado após a realização de um teste. Em termos de expectativas, contudo, os ingredientes divulgados pela Google e pela BQ sugerem que o desempenho não será um problema para os utilizadores.

« São dispositivos rápidos, seguros e eficazes que contam com as últimas prestações e uma interface muito cuidada », diz a BQ sobre o Aquaris A4.5.

Outro aspecto a ter em conta é o...

 

Android Lollipop no BQ Aquaris A4.5

 

BQ Aquaris A4.5

Imagem: Flickr/NewsOfNigeria Media

O BQ Aquaris A4.5 é o primeiro smartphone da iniciativa Android One, ou seja, é um telemóvel acessível que corre a versão mais recente do sistema operativo da Google, além de ter o benefício de ter as actualizações de software garantidas pela empresa.

Apesar de já existirem smartphones acessíveis a correr Android Lollipop, o facto de ter as actualizações de software garantidas pela própria Google deverá contribuir para garantir alguma longevidade ao tempo útil do BQ Aquaris A4.5. E isto só vem acrescentar valor ao investimento que os consumidores fizerem neste telemóvel (ou seja: não vão ter nas actualizações do Android um motivo para comprarem outro smartphone).

Por outro lado, vale a pena considerar também o...

 

Hardware do BQ Aquaris A4.5

 

BQ Aquaris A4.5

Já vi com o leitor, nos parágrafos anteriores, que o BQ Aquaris A4.5 não só será acessível, como também vai oferecer o software mais actualizado. Em termos de hardware, contudo, também vale a pena saber o que a BQ nos tem reservado. O BQ Aquaris A4.5 vem equipado com:

• Processador Quad-Core até 1 GHz (MediaTek MT6735M, Cortex-A53)
• GPU Arm Mali T720-MP1 até 450 Mhz
• Bateria de 2470 mAh
• Ecrã de 4,5 polegadas (540 x 960)
• 1 GB de RAM
• 16 GB de armazenamento
• Câmara de 8 MP + 5 MP (frontal)
• Dual SIM

Não são características perfeitas, nem mesmo para um telefone abaixo dos 200 euros, mas possui certamente pontos fortes que o favorecem. A meu ver, as características mais apelativas no BQ Aquaris A4.5 são a sua bateria de 2470 mAh que, aliada a um consumo de energia inteligente, deverá garantir uma autonomia de vida bastante razoável ao novo telemóvel da empresa; os seus 16 GB de espaço de armazenamento (geralmente nestas gamas começa-se pelos 8 GB); a sua câmara de 8 MP (os 8 MP são os novos 5 MP); o seu suporte para redes 4G e o seu processador quad-core de 1 GHz, que espero que ofereça um desempenho razoável.

Não definindo a seguinte característica como sendo negativa, mas também não exagerando a sua relevância: enquanto utilizador eu preferiria abdicar da câmara frontal de 5 MP em prol de um ecrã com uma resolução um pouco melhor. Simplesmente não utilizo a câmara frontal vezes suficientes para justificar um investimento nesta característica, ao passo que invisto muito tempo a navegar na Web e a consumir conteúdos no telefone (onde um bom ecrã ajuda a definir a experiência).

Este meu desejo de ter um ecrã melhor, contudo, não seria bem aproveitado sem uma placa gráfica que oferecesse um desempenho um bocadinho melhor em jogos.

 

BQ Aquaris A4.5. Lançamento

 

BQ Aquaris A4.5

Imagem: Telemoveis.com

Ainda não existe uma data concreta para a chegada do BQ Aquaris A4.5 às lojas portuguesas, excepto que isto irá acontecer ainda em Setembro. Mas actualizarei este artigo logo que tiver acesso a esta informação. Quanto a conclusões sobre o BQ Aquaris A4.5, ainda é cedo para dizer com toda a certeza se esta é realmente uma boa proposta - isso só poderei saber após experimentar o telemóvel na óptica de um utilizador convencional. No papel, contudo, a proposta da Google e da BQ parece estar a dar passos na direcção certa.


 

8,257