NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
BlackBerry Z30, o novo topo-de-gama da BlackBerry

BlackBerry Z30, o novo topo-de-gama da BlackBerry

quarta-feira, 18 setembro, 2013 /
BlackBerry Z30, o novo topo-de-gama da BlackBerry

A BlackBerry introduziu hoje o novo BlackBerry Z30, maior e mais artilhado que o Z10 e a correr Blackberry OS 10.2 de origem

A BlackBerry acrescentou hoje o Z30 ao seu portefólio de smartphones, mas fez questão de sublinhar que esta sua nova itineração não se trata de um dispositivo qualquer. De facto, e a julgar pela tecnológica canadiana, o BlackBerry Z30 é o maior e mais poderoso alguma vez fabricado pela empresa.

Isto traduz-se, em termos de especificações técnicas, num smartphone maior, equipado com um ecrã de 5 polegadas (a tendência dos phablets veio para ficar) Super AMOLED e com resolução HD. A BlackBerry equipou ainda o Z30 com um processador dual-core de 1.7 GHz com gráficos quad-core e uma bateria de 2880 mAh capaz de proporcionar até 25 horas de autonomia - a maior encontrada em qualquer smartphone da empresa. Essencialmente o novo Z30 apresenta-se como um BlackBerry Z10 em esteróides.

BlackBerry Z30, o novo topo-de-gama da BlackBerry

A sua principal novidade talvez esteja no facto de correr, de origem, a versão 10.2 do BlackBerry OS, que entre as suas novas funcionalidades vem disponibilizar um novo Priority Hub, que "estuda" os hábitos dos utilizadores de forma a apresentar-lhe uma notificação composta pelas mensagens mais importantes, o que inclui e-mail, SMS e redes sociais, entre outras. Também o BlackBerry Messenger parece ter sido alvo de melhorias e disponibiliza previsões (em formato pop-up) de mensagens e detalhes directamente no ecrã de bloqueio.

A BlackBerry também procurou enfatizar o BlackBerry Natural Sound, as novas colunas estéreo do Z30 que foram concebidas para optimizar as comunicações por voz e vídeo. Segundo afirma o The Verge, o seu propósito é o de "alegadamente fazer quem realiza a chamada sentir que está na mesma sala [que o receptor]".

BlackBerry Z30, o novo topo-de-gama da BlackBerry

Em relação a datas de disponibilidade no mercado, espera-se que o novo BlackBerry Z30 chegue até ao Natal, embora as informações disponíveis sugiram que os mercados prioritários deverão recebê-lo primeiro. A restante gama de dispositivos BlackBerry 10 deverão receber as respectivas actualizações de software em Outubro.

O que acha desta nova proposta da BlackBerry? Acha que é competitiva, ou que já veio tarde? O contexto é certamente polémico, já que circulam vários rumores que dão conta de uma potencial venda da empresa tão brevemente quanto em Novembro deste ano.

4,755