NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
BlackBerry Curve 9360, review a smartphone da RIM

BlackBerry Curve 9360, review a smartphone da RIM

quarta-feira, 23 maio, 2012 /
BlackBerry Curve 9360, review a smartphone da RIM

BlackBerry Curve 9360 é smartphone de baixa-média gama da RIM. Equipado com teclado QWERTY, BlackBerry Curve 9360 é fiel a imagem de marca da RIM.

O BlackBerry Curve 9360 faz parte de uma gama de smartphones da RIM especialmente populares por não serem caros - embora também não possam ser considerados baratos -, elegantes e com um aspecto agradável, mesmo que sejam apenas smartphones de baixa-média gama. O BlackBerry Curve 9360 acaba por ser uma versão mais actual do bem sucedido BlackBerry Curve 9300, com suporte 3G, Wi-Fi, Bluetooth e GPS, além de - surpreendentemente - também incluir suporte NFC.

BlackBerry Curve 9360, review a smartphone da RIM

Um dos grandes trunfos destes smartphones, contudo, é o serviço BlackBerry Messenger - que à hora em que esta análise é publicada já poderá estar mais próxima de integrar plataformas concorrentes, tornando-se num serviço mais popular e, consequentemente, atraindo mais utilizadores.

Acessórios do BlackBerry Curve 9360

O BlackBerry Curve 9360 vem equipado com os acessórios essenciais, nomeadamente o cabo de transferência de dados com saída microUSB, auscultadores e carregador USB.

Design do BlackBerry Curve 9360

O BlackBerry Curve 9360 é um smartphone BlackBerry de baixa-média gama e que apresenta um look já familiar aos fãs da RIM - mesmo que não estivesse estampado na parte frontal o branding da BlackBerry, facilmente o poderíamos distinguir da concorrência. E quando nos referimos a um look tipicamente BlackBerry, qual é a primeira coisa que salta à vista ?

BlackBerry Curve 9360, review a smartphone da RIM

Teclado físico QWERTY, ideal não só para enviar SMS's mas também para escrever/responder a e-mails, especialmente útil no segmento profissional. A parte frontal do BlackBerry Curve 9360 é constituída por três elementos: ecrã TFT de 2.44 polegadas, teclado QWERTY físico e quatro botões essenciais à navegação pela interface BlackBerry OS 7 - Enviar, para realizar e atender chamadas; Menú; Pad Táctil, que nos permite navegar e seleccionar os elementos no ecrã; Retorno; Terminar/Desligar, para ignorar chamadas ou ligar/desligar o smartphone.

BlackBerry Curve 9360, review a smartphone da RIM

E o que dizer? O ecrã é pequeníssimo, pelo que o BlackBerry Curve 9360 não será um smartphone que vá atrair utilizadores viciados em conteúdos multimédia, além de não permitir usufruir de uma experiência Web fora do comum. Poderá, contudo, tornar-se apelativo a fãs de smartphones práticos, ideais para responderem a certas necessidades - como é o caso dos e-mails.

BlackBerry Curve 9360, review a smartphone da RIM

Também o pad táctil divide um pouco a nossa opinião - talvez por se tornar num gosto adquirido e por não ser tão intuitivo quanto isso para utilizadores inexperientes em smartphones BlackBerry. Quanto ao teclado QWERTY, esse é sem dúvida um dos aspectos que mais poderão atrair utilizadores profissionais, especialmente se estiverem em constante mobilidade e trocarem e-mails frequentemente.

BlackBerry Curve 9360, review a smartphone da RIM

Do lado esquerdo do BlackBerry Curve 9360 encontramos uma entrada microUSB para transferir dados entre o PC e o smartphone, enquanto que na parte superior está localizado uma entrada para auscultadores de 3.5 mm, juntamente com um botão para bloquear/desbloquear o smartphone. No lado direito do smartphone estão quatro teclas, três com funcionalidades destinadas ao volume do smartphone e uma tecla dedicada à Câmara Digital, que pode ainda ser personalizada como atalho para outras funcionalidades. À primeira vista estas teclas podem correr o risco de passarem algo despercebidas, mas após alguma utilização intensiva revelam-se bastante práticas e de utilização confortável.

BlackBerry Curve 9360, review a smartphone da RIM

As costas do BlackBerry Curve 9360 denunciam um pouco a categoria deste smartphone, embora de um ponto de vista estético sejam equilibradas. A parte traseira do BlackBerry Curve 9360 é composta por uma cobertura de plástico preta, de fácil remoção e que contém o branding da BlackBerry. Por cima está localizada a câmara de 5 MP e a sempre agradável presença do Flash LED.

No geral. o BlackBerry Curve 9360 consegue aparentar mais elegância e sofisticação do que a grande maioria dos smartphones na sua categoria, conseguindo aliar isso à própria imagem de marca dos smartphones da RIM. E se este aspecto poderá cativar um determinado tipo de utilizadores, para a esmagadora maioria dos jovens apreciadores de novas tecnologias poderá parecer simplesmente antiquado. E mesmo o segmento que inicialmente popularizou a RIM começa a olhar mais para a concorrência. Contudo apresenta algumas vantagens, nomeadamente o facto de ser fino (11 mm) e bastante leve (99g), sendo um smartphone bastante confortável e cuja presença não se denuncia no bolso dos seus utilizadores.

Interface e funcionalidades do BlackBerry Curve 9360

O BlackBerry Curve 9360 vem equipado com, talvez, a versão mais popular do sistema operativo da RIM - o BlackBerry OS 7. O look será algo familiar, especialmente se algum dos seus utilizadores for possuidor - ou pelo menos já tiver utilizado - o BlackBerry PlayBook, um tablet que apreciámos bastante. No entanto, no caso de um smartphone esta interface pode tornar-se algo confusa, talvez pela quantidade de informação que contém num único ecrã. No canto superior direito estão os indicadores de conectividade, com o indicador do nível de autonomia de bateria localizado no canto superior esquerdo e o relógio ao meio.

BlackBerry Curve 9360, review a smartphone da RIM

Talvez não seja propriamente o excesso de informação, mas antes a forma como esta está organizada: a barra de notificações está localizada por debaixo do relógio, no centro do ecrã,. e contém nos seus lados direito e esquerdo os ícones de pesquisa e de perfil de utilizador, respectivamente. A parte inferior do ecrã inicial contém uma barra - que podemos ocultar e exibir sempre que o desejarmos - com as aplicações mais úteis e importantes para o utilizador, permitindo igualmente a sua expansão.

Novamente voltamos a referir a familiaridade com a interface do BlackBerry PlayBook. E é um facto que talvez exista aqui excesso de informação visual. Por outro lado, a navegação pelo BlackBerry Curve 9360 exige menos tempo ao utilizador e, à sua maneira, está simplificada, além de dar espaço para alguma fluidez - o que também poderá estar relacionado com o processador de 800 MHz do BlackBerry Curve 9360.

Um dos pontos altos da interface do BlackBerry Curve 9360, contudo, é a facilidade com que os utilizadores podem encontrar aquilo que pretendem no seu smartphone - basta começarmos a digitar no teclado QWERTY para que surjam resultados compatíveis com o termo que estivermos a escrever. Esta é uma funcionalidade útill porque não se limita a pesquisar a nossa lista de contactos.

BlackBerry Curve 9360, review a smartphone da RIM

Câmara e Multimédia no BlackBerry Curve 9360

O BlackBerry Curve 9360 vem equipado com uma câmara de 5 MP que, apesar de actualmente não ser a resolução mais superior do mercado, já permite que os seus utilizadores consigam tirar algumas fotos decentes. Mas dá que pensar: hoje em dia, mais do que nunca, as câmaras digitais têm vindo a assumir mais protagonismo na experiência de utilização de um smartphone, sendo cada vez mais frequente que sejam os smartphones a substituir as câmaras digitais.

A experiência no BlackBerry Curve 9360 é, se tanto, razoável, tal como as fotografias que tira. Não possuindo focagem automática, significa que a tendência para fotografias desfocadas aumenta brutalmente - o que não é do interesse do utilizador, especialmente se a intenção for recorrer ao smartphone para captar alguns momentos memoráveis para partilhar mais tarde.

BlackBerry Curve 9360, review a smartphone da RIM

No entanto, e dadas as condições de iluminação ideais, tirar fotografias em grandes planos com o BlackBerry Curve 9360 produz algumas imagens interessantes. Mas não deixa de nos fazer pensar que a RIM poderia ter apostado mais neste segmento, independentemente de se tratar de um smartphone de gama baixa-média.

E o mesmo podemos dizer dos conteúdos multimédia. Ver vídeos no Youtube, por mais agradável que seja, não é a primeira coisa que nos passa pela cabeça com o BlackBerry Curve 9360. Temos a apontar, contudo, que ficámos impressionados com a qualidade de som deste smartphone, por si só, sem necessidade de headphones - o som surgiu-nos limpo e vívido.

BlackBerry Curve 9360, review a smartphone da RIM

Internet e Conectividade no BlackBerry Curve 9360

A experiência Web no BlackBerry Curve 9360 tem, definitivamente, os seus pontos altos e baixos. É um facto que um ecrã de 2.44 polegadas não vai oferecer a mesma experiência que um ecrã de 4 polegadas ou mais, mas não é só o tamanho do ecrã que dita este aspecto. Apesar do seu tamanho, a navegação Web no BlackBerry Curve 9360 consegue ser bastante prática - se à partida criticámos o pad de navegação, por requerer habituação, por outro foi este mesmo pad que nos permitiu navegar por entre as páginas que consultámos, assinalado no web browser como se fosse o ponteiro de um rato.

BlackBerry Curve 9360, review a smartphone da RIM

Se pressionarmos o Pad como se de um botão se tratasse, o BlackBerry Curve 9360 faz Zoom nas página e permite-nos visualizar melhor os conteúdos pretendidos. Achámos, isso sim, que a navegação é algo lenta, mesmo com recurso a Wi-Fi. Quanto à experiência de navegação em si, o mais próximo que nos ocorre aqui é a que o web browser Opera Mini nos proporciona - não é sublime, mas consegue ser prática e funcional, embora não suporte conteúdos Flash. O que talvez seja vantajoso, pois com um processador de 800 MHz levaria anos a carregar páginas com Flash.

Não deixámos de ter alguns problemas durante a leitura de textos em alguns websites - apesar de os textos ficarem definidos, algumas fontes permaneceram pequenas e dificultaram a nossa leitura, mesmo que tivéssemos usado e abusado do Zoom para poder visualizar conteúdos. Se ficarmos a pressionar o pad, surge -nos um pequeno menú de opções que nos permite decidir o que fazer na página - actualizá-la, voltar para trás, subscrever feeds, etc. São todas opções úteis, mas talvez pudesse estar organizada de uma forma mais simples e intuitiva.

BlackBerry Curve 9360, review a smartphone da RIM

Quanto a opções de conectividade, o BlackBerry Curve 9360 traz o essencial: Wi-Fi, que utilizámos maioritariamente; suporte 3G; bluetooth e NFC, uma funcionalidade que geralmente está disponível em smartphones de gamas mais elevadas.

Performance do BlackBerry Curve 9360

O BlackBerry Curve 9360 vem equipado com um processador de 800 Mhz, o que não o torna num smartphone poderoso. Por esse motivo também os websites demoram mais tempo a ser processados e carregados - o que nos volta a fazer pensar como seria a performance na Web do BlackBerry Curve 9360 se suportasse Flash.

Em parte por estes motivos, o BlackBerry Curve 9360 faz-nos sentir que estamos mais perante um telemóvel do que de um smartphone, - todas as funcionalidades relacioanadas com a câmara, conteúdos multimédia ou navegação Web cumprem os requisitos mínimos, mas não mais do que isso. Pelo que utilizá-lo maioritariamente para escrever e-mails, ou aceder-lhes, além de recorrer às funcionalidades básicas de um telefone, são as tarefas que se irão tornar mais prioritárias durante a sua utilização.

BlackBerry Curve 9360, review a smartphone da RIM

Talvez por não motivar tanto esse género de consumo, a autonomia do BlackBerry Curve 9360 nos tenha parecido aceitável. Com uma utilização algo intensiva, a bateria consegue durar aproximadamente um dia, embora uma utilização quotidiana consiga prolongá-la por pelo menos dois dias sem necessidade de o recarregar.

Conclusões sobre o BlackBerry Curve 9360

O BlackBerry Curve 9360 tem os seus pontos altos e baixos. A começar pelos altos, o ecrã pequeno consegue reflectir alguma qualidade - apesar do tamanho, ver vídeos e navegar na Web são uma experiência bem mais agradável neste dispositivo do que se pode imaginar, mesmo não substituindo a experiência oferecida por smartphones topo-de-gama.

BlackBerry Curve 9360, review a smartphone da RIM

A navegação Web cumpre aquilo a que se propõe, e em certos casos pode proporcionar boas experiências - imaginem-se, por exemplo, numa longa fila de espera. É uma experiência que comparámos anteriormente àquela que o browser Opera Mini consegue proporcionar num telemóvel. - embora não sendo sublime, consegue entreter à falta de uma alternativa melhor, o que talvez nos tenha feito valorizá-la mais.

Não podemos afirmar que o BlackBerry Curve 9360 apresenta realmente aspectos muito negativos - mas a sensação que nos fica é que a RIM não teve tanta preocupação com alguns detalhes. Isto significa que se existirem akternativas melhores à mão, a nossa primeira opção não será o BlackBerry Curve 9360. E nos dias que correm isso é uma espécie de desleixo por parte da fabricante.

Classificação do BlackBerry Curve 9360

Acessórios: 7,69

Design: 7,40

Interface e Funcionalidades: 7,65

Câmara e Multimédia: 5,98

Internet e Conectividade: 7,90

Performance: 7,00

Extras: 7,90

__________________________________________

CLASSIFICAÇÃO FINAL: 7,36

4,525