NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
BlackBerry Curve 3G 9300 review

BlackBerry Curve 3G 9300 review

quinta-feira, 12 maio, 2011 /
BlackBerry Curve 3G 9300 review

O BlackBerry Curve 3G 9300 em análise. É fã de BlackBerry? Nunca utilizou? Está a pensar em comprar? Leia aqui a nossa review ao BlackBerry Curve 3G 9300.

O BlackBerry Curve 3G 9300 é basicamente uma versão actualizada do BlackBerry Curve 8520, o modelo anterior. A RIM procurou fazer mais do que simplesmente refazer o telemóvel, tendo acrescentado ao BlackBerry Curve 3G 9300 alguns extras tentadores, além do suporte 3G, algo que já faltava ao BlackBerry 8520.

Este telemóvel tem como público alvo a já estabelecida base de fãs BlackBerry e, sendo um modelo de média gama, não vem equipado com uma lista infinita de funcionalidades. A questão, neste caso, é se o BlackBerry Curve 3G 9300 consegue cativar os consumidores para comprá-lo.

BlackBerry_Curve_3G_9300_review_01

Como seria de esperar, o telemóvel mantém-se fiel ao já conhecido design BlackBerry. O aspecto já é standartizado, com um pequeno ecrã sobre um teclado QWERTY completo. O BlackBerry Curve 3G é bastante pequeno e mede apenas 109 x 60 x 14 mm, por isso podemos esperar uma utilização confortável na mão. 

Tal como a maioria dos modelos BlackBerry, este tem uma linha de três botões no topo, utilizados para mudar as músicas e pausar a faixa. São uma boa adição mas, para sermos honestos,os jacks áudio de 3,5 mm no canto esquerdo do telemóvel não estão numa posição ideal, principalmente quando tiramos e metemos o BlackBerry Curve 3G 9300 no bolso.

BlackBerry_Curve_3G_9300_review_02

Debaixo da entrada para os headphones encontramos uma porta microUSB para transferirmos dados para um PC, carregar o telemóvel ou sincronizá-lo com o computador. Outros controlos disponíveis incluem um botão para marcação por voz (no lado esquerdo do telemóvel) e um botão para activar a câmara fotográfica, do lado direito.

A câmara do BlackBerry Curve 3G 9300 é de 2MP e é muito básica. Não traz flash nem auto focagem, mas as fotos em ambientes exteriores não são muito más. Falta-lhes algum detalhe e contraste. Experimentem tirar uma fotografia com este telemóvel BlackBerry em ambientes fechados e surpreendam-se com a quantidade de ruído nas imagens.

Tal como a maioria da gama BlackBerry, o Curve 3G 9300 não é touchscreen. Em vez disso deixa-nos navegar por menús, recorrendo ao joystick óptico no centro do telemóvel, entre o ecrã e o teclado. O joystick capta muito bem os movimentos do nosso dedo, mas continua a ser muito mais lento e menos intuitivo que um touchscreen.

BlackBerry_Curve_3G_9300_review_04

Ecrã e Performance do BlackBerry Curve 3G 9300

O ecrá é muito pequeno quando comparado com o standart dos smartphones actuais, com apenas 2,4 polegadas (320 x 240 pixels). O resultado é um texto muito menos definido do que gostaríamos, e as fotos não têm o mesmo impacto que teriam em ecrãs maiores. Mas o maior problema de um ecrã tão pequeno é a navegação na Web.

Comparado com um telemóvel Android, por exemplo, navegar na Internet é uma experiência bastante mais limitada. Ainda assim, a força tradicional dos telemóveis BlackBerry continua aqui presente, já que o teclado é tão bom como nos modelos de gama elevada. Ideal para trocar SMS. As teclas são um pouco pequenas, mas permitem liberdade suficiente para "viajarmos" entre elas, além de terem uma boa resposta ao toque.

Quanto ao layout, na nossa opinião é bom e ajuda a escrever e-mails ou mensagens de uma forma bastante agradável.

BlackBerry_Curve_3G_9300_review_05

Como todos os telemóveis BlackBerry, o principal argumento de venda é o serviço de e-mail, que notifica os utilizadores quando recebem novos e-mails. É extremamente fiável e um sistema que muito dificilmente comete erros. O que não é tão cativante é a interface de utilizador do BlackBerry OS. Simplesmente não é tão intuitiva como um Android ou iOS.

Para um utilizador principiante pode levar algum tempo até compreender quais são os ícones que representam determinadas funcionalidades no menú principal do BlackBerry Curve 3G 9300. Além disso, o sistema operativo baseia-se ainda em menús demasiado textuais.

O telemóvel BlackBerry Curve 3G 9300 vem pré-carregado com um número de aplicações dedicadas a redes sociais, incluindo Facebook e Twitter. A loja BlackBerry App World também já percorreu um longo caminho desde que foi lançada, em meados de 2009, oferecendo agora uma vasta gama de aplicações - apesar de ainda ter que percorrer um longo caminho até oferecer a mesma variedade de uma Apple App Store, por exemplo.

BlackBerry_Curve_3G_9300_review_03

Tal como todos os outros telemóveis da BlackBerry, o BlackBerry Curve 3G marca pontos na qualidade de chamadas. O som é alto o suficiente para ouvirmos confortavelmente, mesmo quando há bastante ruído na sala. O microfone permite que quem está do outro lado possa ouvir um som bastante limpo e distinguível. A autonomia de bateria também é boa, e conseguiu aguentar três dias de utilização razoável, antes de precisar de ser recarregado.

Além da adição do suporte 3G, o BlackBerry Curve 3G também traz GPS, que pode ser utilizado com a app BlackBerry Maps para detectar a nossa posição e também para uma experiência completa de navegação. O ecrã é que é pequeno para este efeito.

Conclusões sobre o BlackBerry Curve 3G

O BlackBerry Curve 3G 9300 nao oferece nada que não tenhamos visto antes, mas tendo em conta que é um modelo "introdutório" já seria de esperar, supomos. É certamente um bom telemóvel para utilizadores práticos e ávidos por SMS e E-mails, o que combinado com as funcionalidades GPS e 3G pode ser suficientemente atraente para os mais práticos.

De qualquer forma, se navegar na Web for uma prioridade, os utilizadores do BlackBerry Curve 3G vão ficar frustrados.

8,541