NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Apple iPhone 5S: o pior pesadelo dos parceiros intrusivos?

Apple iPhone 5S: o pior pesadelo dos parceiros intrusivos?

sexta-feira, 13 setembro, 2013 /
Apple iPhone 5S: o pior pesadelo dos parceiros intrusivos?

O Apple iPhone 5S vai permitir desbloquear o telemóvel com recurso à impressão digital - poderia isso constituir um problema em casais cujos parceiros sejam intrusivos?

Está, ou conhece alguém que esteja, numa relação em que o parceiro seja intrusivo? Por intrusivo entenda-se o hábito de aceder, consultar e ler as mensagens contidas no telemóvel da outra pessoa.

De uma forma pertinente, o Business Insider chama a atenção para esta questão numa reflexão sobre o impacto que tecnologias como o Touch ID, que permitem desbloquear um telemóvel com recurso à impressão digital de um utilizador, poderá ter em relacionamentos deste género. O Touch ID vem criar duas situações em simultâneo: por um lado promete maior eficácia na protecção da privacidade dos seus utilizadores, mas também vai tornar-se um obstáculo para quem tem o hábito de aceder ao telemóvel do/a parceiro/a.

Apple iPhone 5S: o pior pesadelo dos parceiros intrusivos?

No Reino Unido, a título de exemplo, foi realizado um estudo onde 62% dos homens e 34% das mulheres inquiridas admitem "espreitar" para os telemóveis dos seus parceiros, anunciou o Telegraph. E mais: cerca de metade de todos os inquiridos admitiram conhecer a password do dispositivo móvel dos/as namorados/as ao mesmo tempo que admitiram tentar nunca se colocar em situações onde o acesso aos seus próprios telemóveis pudesse ser realizado sem o seu conhecimento.

"Vivemos num mundo onde fazemos muitas das nossas comunicações virtuais silenciosamente. Além de mensagens de texto, redes sociais como o Facebook e o Twitter têm opções para mensagens privadas. Esperar que o/a parceiro/a seja fiel, ainda que apenas por detrás do ecrã, requer um certo nível de confiança", afirma.

Apple iPhone 5S: o pior pesadelo dos parceiros intrusivos?

Não deixa de surgir num contexto pertinente: poderiam os scanners de impressões digitais como o Touch ID do Apple iPhone 5S resolver um problema, ou complicar ainda mais os relacionamentos com pessoas intrusivas? Sendo opcional no iPhone 5S, os utilizadores do smartphone da Apple podem optar por nem sequer utilizar esta funcionalidade, o que significa que não teria necessariamente que ser considerado uma ameaça para um relacionamento. "Mas optar por segurança adicional sem qualquer motivo aparente poderia resultar num interrogatório ciumento".

Acha que tecnologias como o Touch ID vieram reforçar inseguranças já existentes? Diga-nos o que pensa!

6,861