NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Apple: iPhone 5C, iPhone 5S e o adeus ao iPhone 5

Apple: iPhone 5C, iPhone 5S e o adeus ao iPhone 5

quarta-feira, 11 setembro, 2013 /
Apple: iPhone 5C, iPhone 5S e o adeus ao iPhone 5

O Apple iPhone 5C e o Apple iPhone 5S são as mais recentes novidades da empresa liderada por Tim Cook. O iPhone 5 será ainda descontinuado, segundo avançou a Apple

Ontem (10 Setembro) foi dia de Apple e de iPhone, mas decididamente não foi dia de surpresas. Com a introdução destes dois novos iPhones a Apple de 2013 provou ser, ao contrário do que era até há dois ou três anos atrás, convencional e previsível.

Tanto o Apple iPhone 5C como o Apple iPhone 5S corresponderam exactamente ao que era esperado de ambos, o que se torna especialmente grave numa empresa que sempre foi reconhecida pelo seu secretismo exacerbado. Ao que tudo indica, também Wall Street não parece ter ficado especialmente agradada com a direcção que a empresa de Tim Cook assumiu, o que resultou numa queda de 2% do valor das suas acções.

Os novos iPhones ficarão disponíveis para pré-encomenda já a partir do dia 13 de Setembro, chegando aos principais mercados globais no dia 20 de Setembro. No resto do mundo, que inclui Portugal, só chegará ao mercado em Dezembro.

Apple: iPhone 5C, iPhone 5S e o adeus ao iPhone 5

Apple iPhone 5C

Importa referir, em primeiro lugar, que o Apple iPhone 5C NÃO É LOW COST (mas este clone chinês é). Esta ideia está a ser indevidamente divulgada devido aos preços realmente acessíveis praticados no iPhone 5C sob condições de subsidiação. Estes preços, contudo, só dizem por enquanto respeito ao mercado norte-americano e ainda não há informações relativas ao resto do mundo.

O Apple iPhone 5C veio substituir o iPhone 5, o que significa que apresenta exactamente as mesmas especificações que o anterior sucesso da empresa. A única diferença face ao iPhone 5, contudo, está no seu exterior: o iPhone 5C apresenta uma construção mais colorida e à base de materiais mais plãsticos. Em termos de especificações técnicas isto traduz-se num ecrã Retina de 4 polegadas, processador A6, câmara de 8 MP e câmara frontal FaceTime HD.

Em relação a preços: o Apple iPhone 5S custa na realidade $550 ou $650, consoante o seu espaço de armazenamento seja de 16 GB ou 32 GB. Õs consumidores que optarem por adquirir o iPhone 5C bloqueado para operador, contudo, poderão ter uma surpresa bem mais agradável, pelo menos nos EUA: por $99 podem levar para casa um iPhone 5C de 16 GB, com contrato de fidelização por 24 meses. As mesmas condições aplicam-se à edição de 32 GB do iPhone 5C, com a excepção de que passa a custar antes $199.

Comparativamente à concorrência Android, e em especial à nova geração de fabricantes chinesas que têm vindo a apostar na combinação de boas especificações técnicas, qualidade de construção razoável e preços competitivos, a estratégia da Apple em relação ao iPhone 5C parece estar relativamente ultrapassada.

Apple: iPhone 5C, iPhone 5S e o adeus ao iPhone 5

Apple iPhone 5S

O Apple iPhone 5S apresenta quase exactamente o mesmo exterior que o seu antecessor, mas a história muda de figura quando olhamos para o seu interior: o processador A7 é de 64 bits, a câmara digital sofreu melhorias e introduz agora um sensor de impressões digitais conhecido por Touch ID.

Como os rumores e as fugas de informação deram a  entender, o iPhone 5S vai realmente contar com uma edição dourada. O processador de 64 bits vai permitir ao iPhone 5S ser mais rápido que o seu antecessor e a câmara digital vai apresentar um novo sensor desenhado pela empresa, além de novas funcionalidades.

A maior novidade deste novo iPhone passa talvez pela inclusão de um sensor de impressões digitais, embutido no botão Home e que pretende substituir o PIN e as passwords tradicionais. O novo sensor é constituido por um sensor capacitivo no tiopo do botão e serve sobretudo para desbloquear o telemóvel.

Dentro das mesmas condições que o iPhone 5C, variando apenas o seu espaço de armazenamento, o valor do iPhone 5S sobe para $299 (32 GB) e $399 (64 GB). Já um Apple iPhone 5S livre de operador custa no mínimo $649 (16 GB), ao passo que as suas edições de 32 GB e 64 GB custam $749 e $849, respectivamente. Não foi anunciada uma edição de 128 GB, como os rumores deram a entender.

Apple: iPhone 5C, iPhone 5S e o adeus ao iPhone 5

O que achou dos novos iPhones? Ficou surpreendido ou satisfeito? Deixe-nos o seu feedback!

17,067
Tags
Apple