NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Apple iPhone 4 regista movimentos

Apple iPhone 4 regista movimentos

quinta-feira, 21 abril, 2011 /
Apple iPhone 4 regista movimentos

O Apple iPhone 4 regista os movimentos dos utilizadores sem eles saberem, incluindo informações precisas sobre a sua localização.

O Apple iPhone 4 regista os movimentos dos utilizadores sem o seu conhecimento, incluindo informações precisas sobre a sua localização. Esta faceta desconhecida foi descoberta por dois investigadores de segurança no Reino Unido, que consideraram os dados registados no iPhone 4 como informações facilmente decifráveis e acessíveis.

A Apple não comentou acerca desta estranha funcionalidade que levanta questões sobre privacidade e recolha secreta de dados. Esta funcionalidade do iPhone 4 não teria sido documentada até recentemente, mas a sua origem parece estar relacionada com o update do iPhone 4 em Junho de 2010.

O dispositivo de localização do iPhone 4 não recorre ao GPS, pelo que fechar todos os serviços de localização não fazem qualquer diferença. O ficheiro em questão - consolidated.db - regista os dados de localização do telefone e, no caso dos utilizadores sincronizarem o iPhone ao PC ou Mac, passa também a estar incluído no computador, sendo facilmente localizável e acessível.

A Apple parece, no entanto, referir-se a este assunto nos Termos & Condições do iTunes, onde constata que a Apple e parceiros podem recolher, utilizar e partilhar dados de localização precisos, incluindo localização geográfica do computador em tempo real ou do do dispositivo Apple.

Estes dados de localização são recolhidos anonimamente numa forma que não identifica pessoalmente o utilizador e são utilizados pela Apple e pelos parceiros e licenciados para fornecer e melhorar produtos e serviços baseados em localização.

Se o utilizador do iPhone 4 utilizar uma aplicação com localização geográfica, a Apple permite-se partilhar dados com fornecedores de aplicaçoes no caso do utilizador optar por utilizar os respectivos serviços de localização. O iPhone 4 é o smartphone do Big Brother, aparentemente.

Fonte: GSM Arena

3,100