NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Apple iPad 2 review

Apple iPad 2 review

quarta-feira, 13 abril, 2011 /
Apple iPad 2 review

O Apple iPad 2 é analisado e criticado. Quer saber o porquê do iPad 2 ser o tablet do momento? Leia aqui.

ipad2-steve-jobs

O Apple iPad 2 foi desvendado por Steve Jobs anda em Março, e já na altura tudo apontava para que se convertesse no gadget mais desejado de 2011. O antecessor, o iPad, gerou uma febre em redor dos tablets que revolucionou a forma de ver e utilizar estes dispositivos.

Quanto ao tablet da Apple, o iPad 2 é um dispositivo cool em todos os aspectos mas não se limita a isso, pois traz também algumas inovações, tal como o anterior. Se tivermos em conta as melhorias individuais até podem nem parecer mudanças significativas, no entanto é na totalidade que essas mudanças fazem do iPad 2 uma experiência para apreciar.

Quanto a Apple lançou a primeira versão do iPad gerou-se um hype tremento à sua volta, tendo sido uma das razões para ser um dos maiores sucessos de vendas na história dos dispositivos electrónicos, com uma ascensão muito rápida. O iPad 2 seguiu o mesmo caminho.

A Apple parece querer focar-se mais no mercado dos tablets, depois do sucesso que gerou no mundo dos smartphones com o seu iPhone 4. Curiosamente também foi o iPad quem veio concentrar a atenção dos utilizadores neste segmento, o que fez com que outros fabricantes se aventurassem neste potencial mercado.

Vários tablets vieram depois, tal como o Samsung Galaxy Tab, Motorola Xoom e outros. E foi neste contexto que surgiu recentemente o iPad 2, catapultando novamente a Apple para a linha da frente.

Apple_iPad_2_Review_01

Apple iPad 2

O Apple iPad 2 não é, à primeira vista, muito diferente do anterior. Na verdade só com uma observação mais atenta e após a sua utilização é que detectamos mais facilmente essas diferenças. Mais rápido, leve e fino, quem perdeu o devido tempo a mexer no iPad 2 parece estar feliz. E desta vez tem maior autonomia de bateria (até 10 horas) e saída HDMI.

O iPad 2 parece querer comunicar, sem nós termos consciência disso, que tem algo mais a oferecer que a competição. Analisando o seu aspecto, o design sofisticado do iPad 2 é constituído por uma superfície de alumínio anodizado na parte traseira do tablet, ultra resistente contra manchas e riscos.

Apple_iPad_2_Review_09

A sensação de tocar no iPad 2 também é, por si, muito agradável. A superfície lisa nas "costas" contribui ainda para que o tablet se mantenha estável em cima da mesa. Quanto à espessura, a Apple afirmou ter retirado um terço da espessura que o iPad possuía, tornando o iPad 2 mais reduzido e delicado. E possivelmente com menos riscos de o deixarmos cair.

As medidas do iPad 2 são de 241,2 x 185,7 x 8,8 mm, distribuídas em cerca de 607 gramas (WiFi + 3G).

A Cobertura Inteligente

O Apple iPad 2 trouxe uma cobertura inteligente (smart cover), que por sinal tem um ar muito atraente mas tem a vantagem de também ser funcional, pois ajuda a proteger o iPad 2 contra riscos, sujidade e dedadas, mantendo o display sempre limpo e protegido.

Foi uma jogada inteligente da Apple pois trata-se de uma boa inclusão que ajuda não só a atrair clientes mas também a proteger o dispositivo, assegurando a sua funcionalidade.

Apple_iPad_2_Review_08

Display

Antes de mais, o display do iPad 2 é um ecrã multi-panorâmico de 9,7 polegadas, que recorre à tecnologia IPS para retroiluminação LED. Por outras palavras, permite usufruir de detalhes fabulosos até um máximo de 16 milhões de cores em visualização, distribuídas numa resolução de 768 x 1024 pixeis. Acrescente-se o suporte multitouch e o sensor acelerómetro, que permite a auto rotação.

Apple_iPad_2_Review_11

Rede e Conectividade

O iPad 2 traz suporte WiFi e, dependendo da sua versão, também conectividade 3G. O WiFi é rápido e semelhante à experiência de um computador, além de assegurar aos utilizadores uma excelente experiência de navegação. Além do suporte 3G e de redes 2G, possui o essencial em termos de conectividade. Referimo-nos a USB 2.0 e Bluetooth 2.1, para transferir ficheiros para o computador.

Memória e Câmara

Além das versões com ou sem 3G, o Apple iPad 2 está disponível com três espaços de memória diferentes, dando a escolher entre 16GB, 32GB ou 64GB, o que vai influenciar o preço final. Com tanto espaço de armazenamento de ficheiros dificilmente é necessário qualquer tipo de expansão de memória.

Apple_iPad_2_review_14

No entanto, os utilizadores da versão 16GB podem sentir falta de uma entrada para cartões microSD para ajudar a expandir o espaço do dispositivo, coisa que não tem e que não prejudicaria o dispositivo.

Quanto à câmara, o iPad 2 tem duas com as quais podemos gravar imagens e vídeos. No canto superior direito das costas do tablet temos uma câmara quase "enterrada" no corpo do iPad 2 (para evitar danos), que permite capturar vídeos HD a 720p. A sua resolução é de 0,7 MP e 960 x 720 pixeis.

Vídeo e música

A autonomia do iPad 2 é fantástica. Consegue exibir vídeos até um máximo de 10 horas seguidas e corre diversos ficheiros, como MP4, MP3, WAV e AAC no media player. Outros destaques neste iPad 2, que decerto se tornam apelativos, são o iBooks para ler pdf's, os Google Maps suporte GSP e o browser Safari.

Conclusões

A Apple revolucionou a forma como olhamos para um tablet e brindou-nos com a sua própria marca de sofisticação e funcionalidade. O iPad 2, tal como o primeiro iPad, faz parte da elite neste segmento de mercado. E, por ser elite, não é acessível como idealizaríamos que fosse.

A grande questão aqui prende-se se os utilizadores estão dispostos a pagar por isso. Os dados falam por si e quer-nos parecer que sim. Mas será que o iPad 2 conseguiu ofuscar a concorrência?

Na nossa opinião, por melhor que seja, não totalmente. O iPad 2 continua imbatível e ímpar, mas a verdade é que deixa a sensação que a Apple se apressou a lançá-lo no mercado apenas para que a concorrência tivesse com que se ocupar pela próxima temporada.

Apple_iPad_2_Review_10

Assistimos a vários lançamentos de outros modelos e acreditamos que existem outros tablets com peso significativo para fazer concorrência ao iPad 2, talvez com a vantagem de serem ligeiramente mais acessíveis. No entanto isto não invalida que estejamos perante um produto premium, e a verdade é que se o iPad 2 veio para ficar, veio também para moldar o actual percurso dos tablets.

Vamos estar também atentos à concorrência e ver quais as inovações que poderão surgir daqui para a frente.

5,624