NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Apple iPad. O papel tem um novo substituto na TNT Airways

Apple iPad. O papel tem um novo substituto na TNT Airways

sexta-feira, 05 dezembro, 2014 /
Apple iPad. O papel tem um novo substituto na TNT Airways

A companhia aérea anunciou esta semana que vai substituir os documentos de voo, em papel, pelo famoso tablet da Apple

*Artigo publicado também no iOnline


A medida, de acordo com a empresa, vai permitir poupar cerca de 50 kg em manuais e documentação à base de papel, nos cockpits dos 50 aviões da TNT Airways. Outra das vantagens deste formato face ao mais convencional passa pela maior facilidade em actualizar os manuais de voo.

A medida já foi aprovada pelas autoridades belgas da aviação civil, após seis meses de validação. Os procedimentos, garante a TNT Airways, respeitarão todos os requisitos e condições de segurança impostos pela legislação.

A transição, que já se encontra a ocorrer, deverá estar concluída até ao final deste ano. De facto, e efectivamente a partir do dia 1 de Janeiro de 2015, os pilotos da TNT Airways passarão a utilizar apenas os tablets da Apple para acederem a informações como o manual de operações, mas também mapas e cartas de navegação.


Cada um dos 274 pilotos da TNT Airways passará a ter ao seu dispor um tablet da Apple. « Os cockpits das aeronaves foram modificados para acomodar e fixar os dispositivos, permitindo que possam ser usados em todas as fases dos voos », incluindo na descolagem e aterragem, avançou a companhia em comunicado de imprensa.

Os manuais de operações serão disponibilizados através dos Pacotes Electrónicos de Voo (PEV) mediante uma actualização automática, através da ferramenta AirWatch Secure Content Locker. Entre as aplicações pré-instaladas nos iPads dos pilotos encontram-se ferramentas digitais como a Jeppesen FliteDeck Pro 2.5 e Deicing Holdover 1.3.

« A TNT Airways é uma das primeiras companhias de aviação comerciais na Europa a receber autorização para utilizar cockpits sem papel, e esta situação vem confirmar o compromisso da TNT ao nível da segurança e da inovação », afirmou Martin Sodergard, director de gestão de operações de rede da TNT.


3,229