NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Android Lollipop. Desbloqueia o smartphone com a voz

Android Lollipop. Desbloqueia o smartphone com a voz

terça-feira, 14 abril, 2015 /
Android Lollipop. Desbloqueia o smartphone com a voz

O Android foi apetrechado com a função de desbloquear o aparelho através de um novo sistema de reconhecimento vocal.


Para os utilizadores de Android existem algumas formas de desbloquear o equipamento, quer seja através de um simples arrasto do ecrã, da inserção de um PIN ou password ou ainda, pelo desenho de um padrão definido. Com excepção da primeira, todas as restantes opções de desbloqueio são aparentemente seguras.

Após a recente distribuição da versão 5.1 do Android Lollipop, a Google parece ser da opinião de que a rapidez e eficácia do desbloqueio pode ser reforçada. Com esta premissa em conta, a empresa adicionou uma nova opção de desbloqueio do ecrã, desta feita através do reconhecimento de voz do utilizador.

Esta nova funcionalidade pode ainda não estar disponível para alguns utilizadores, já que a Google a está a distribuir aos poucos. No entanto, para aceder ao reconhecimento por voz, basta ir ao menu de definições; segurança; bloqueio de ecrã; definir uma forma de bloqueio que não o simples arrasto – um padrão por exemplo -; voltar ao menu anterior e seleccionar “smart lock”.

A partir daqui surgem algumas opções, entre elas a “Trusted Voice” que corresponde exactamente ao reconhecimento por voz. Seleccionando esta opção, terás de dizer “Ok Google” de forma a que o dispositivo grave a tua voz para que a partir daqui, consigas desbloquea-lo de forma mais simples e rápida.

Apesar de aparentar ser um modo mais simples, seguro e eficaz de proteger o aparelho, existem sempre algumas limitações a ter em conta. Caso alguém tenha uma voz parecida à tua e diga as mesmas palavras, teoricamente é possível desbloquear o equipamento. Assim sendo, a própria Google recomenda que os utilizadores levem esta nova função mais como uma forma de simplificar a utilização do dispositivo do que propriamente um modo de o tornar mais seguro.

Não deixa no entanto de ser uma adição interessante à quantidade de novidades que o Android Lollipop veio trazer à esfera mobile


SmartVoice

 

 
 
4,172