NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Android assolado com programas maliciosos

Android assolado com programas maliciosos

quinta-feira, 09 julho, 2015 /
Android assolado com programas maliciosos
Malware no Android atinge altos picos.

Apesar do sistema operativo Android ser considerado bastante estável actualmente, isso não impede que, numa base diária, os programadores da Google se deparem com desenvolvedores a querer embutir software malicioso nos seus programas para, numa fase posterior, obterem acesso a informações dos utilizadores que instalem as suas aplicações.

Como tal, foi divulgado um relatório da autoria da GData, uma empresa de segurança, que visa analisar as estatísticas respeitantes à evolução da presença de malware na loja de aplicações Google Playstore. E de facto, os números são impressionantes.

De acordo com os números apresentados no ano passado em período homólogo, foi registado um aumento de 21% na adição de programas maliciosos ao sistema operativo o que, na prática, representa a descoberta de um novo código malicioso a cada 18 segundos!

O foco da maioria dos programas visados no relatório centra-se na obtenção de dinheiro dos utilizadores, fazendo uso da sua ingenuidade relativamente a compras online, funcionalidade bastante utilizada pelos consumidores hoje em dia.

Ainda de acordo com o relatório publicado em 2014, a grossa parte dos programas maliciosos são direccionados ao sistema operativo Android, cuja abrangência se verifica em grande parte dos smartphones actualmente. Em termos percentuais o Android é alvejado em 96.5% dos casos, com o sistema operativo Symbian a preencher 3.45%, sendo que os restantes sistemas operativos como iOS e BlackBerry não chegam sequer a atingir 1% na sua totalidade. 
2,661