NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Análise. Samsung Galaxy K Zoom

Análise. Samsung Galaxy K Zoom

quarta-feira, 10 setembro, 2014 /
Análise. Samsung Galaxy K Zoom

É um smartphone? É uma câmara digital? Conforme a perspectiva, o Samsung Galaxy K Zoom pode ser ambas as coisas

Análise. Samsung Galaxy K Zoom

O Samsung Galaxy K Zoom chegou ao mercado português em Julho, onde se encontra disponível por 500 euros (algumas unidades, contudo, estão disponíveis em algumas cadeias de retalho por 545 euros).

Está disponível em três cores (preto, azul ou branco) e tem como principal característica a sua câmara digital com um sensor BSI CMOS de 20 MP, equipada com uma lente retráctil capaz de fazer zoom óptico até 10x.

Outras características técnicas incluem:

• Android 4.4 KitKat
• Ecrã HD de 4,8 polegadas (Super AMOLED, 1280 x 720)
• NFC
• 2 GB de RAM
• 8 GB de armazenamento (suporta cartões microSD)
• Bateria com 2430 mAh
• Câmara com 20.7 MP
• Câmara frontal com 2 MP
• Processador hexacore (Quad-core 1.3 GHz & Dual-core 1.7 GHz)
• Botão dedicado à câmara digital
• 4G (LTE)

Análise. Samsung Galaxy K Zoom

A câmara do Galaxy K Zoom funciona como um divisor de águas - as audiências que procuram uma boa experiência com um smartphone, mas para quem a câmara digital não é um aspecto da maior importância, não terão especial interesse neste modelo. No nicho dos camera phones, por outro lado, o Galaxy K Zoom consegue realmente destacar-se e oferecer uma boa e divertida experiência fotográfica.

Competidores como o Nokia Lumia 1020, cujos principais pontos diferenciadores se baseiam na qualidade das suas fotografias em ambientes de luminosidade reduzida, têm no Galaxy K Zoom um novo concorrente à altura - a qualidade das imagens captadas em ambientes com pouca luz foi surpreendentemente boa, mesmo nas imagens captadas com um zoom relevante (algo que está longe de ser comum em fotografias tiradas com smartphones). De facto, o detalhe que é possível captar com o zoom deste Galaxy é talvez a característica mais interessante do smartphone.

Análise. Samsung Galaxy K Zoom
 
A câmara também inclui um estabilizador de imagem óptica, que ajuda a reduzir os efeitos causados por movimentos em fotografias e vídeos. Os utilizadores que gostam de explorar opções e modos de fotografia também vão gostar de saber que estes são aspectos que não estão em falta neste aparelho. Alguns dos modos disponíveis incluem:

• Modo Pro Suggest, que disponibiliza definições de 5 filtros optimizados
• Alarme Selfie, para tirar selfies facilmente
• Focagem de seguimento, que mantém os objectos focados, mesmo que estejam em movimento

O Galaxy K Zoom também inclui um botão físico dedicado à câmara digital, e este é um pormenor que torna a experiência mais prática para o utilizador.  Não inclui, contudo, um modo de fotografia rápida - as imagens levam algum tempo a processar, e cada fotografia tirada com o Galaxy K Zoom tinha em média 6 MB.

Isto significa que os 8 GB do espaço de armazenamento deste smartphone poderão não ser (provavelmente não o serão) suficientes para quem passe a vida a tirar fotografias com o smartphone. Mas este é um aspecto que pode ser facilmente contornado com um cartão microSD.

Análise. Samsung Galaxy K Zoom

Samsung Galaxy K Zoom, o smartphone

O design do Galaxy K Zoom não é impressionante, especialmente se tivermos em conta a grande diversidade de opções no catálogo da empresa sul-coreana. A maior diferença está precisamente na câmara embutida nas suas costas, a qual ocupa aproximadamente metade desta área e admitidamente confere um aspecto pouco elegante ao Galaxy K Zoom. Em termos puramente estéticos, e excluindo a câmara destacável, o Galaxy K Zoom é um smartphone bastante convencional.

O seu desempenho, contudo, foi bom - o hardware do Galaxy K Zoom garante que este aparelho apresenta uma boa performance no dia-a-dia do utilizador, incluindo para correr aplicações e jogos, mas este não será o motivo que levará alguém a adquirir este telefone.

Também apesar da sua espessura pouco convencional, o seu tamanho relativamente compacto (ainda se situa abaixo das 5 polegadas) permite que o levemos dentro do bolso sem sentir qualquer inconveniente.

Análise. Samsung Galaxy K Zoom

Conclusões

Enquanto smartphone, o Galaxy K Zoom não oferece uma experiência merecedora de destaque. De facto, e se não fosse a sua câmara digital, não haveria nada de surpreendente neste telefone que o destacasse da concorrência (que inclui outros telefones Galaxy do catálogo da Samsung).

Este aspecto conseguiu ser colmatado precisamente pela experiência fotográfica que proporciona. Divertida e com bons resultados, 90% das vezes que tirámos o Galaxy K Zoom do bolso foi com o intuito de fotografar. Usámos e abusámos do zoom digital, que foi capaz de oferecer imagens com bons detalhes.

Análise. Samsung Galaxy K Zoom

5,241