NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Análise. LG G4

Análise. LG G4

segunda-feira, 12 outubro, 2015 /
Análise. LG G4

Hoje trazemos-vos o LG G4, um topo de gama da LG com óptimas prestações.


* Imagem por: Telemoveis.com

** Saiba todas as características do LG G4, aqui.

*** Equipamento cedido pela LG

#1 – LG G4. Ecrã, Design e Ergonomia

Considerado como um dos principais topos de gama actuais da LG, o G4 vem equipado com um ecrã de 5.5” Polegadas com resolução de 1440 x 2560p, conferindo-lhe uma qualidade de imagem bastante acima da média. As cores são vibrantes com contrastes bem evidentes, tornando a experiência de visualização do LG G4 digna de um terminal, acrescentando-se ainda o brilho do ecrã que é simplesmente fantástico, permitindo uma perfeita visualização mesmo em ambientes com bastante luminosidade. Quanto à protecção, esta é assegurada por um vidro Gorilla Glass 3 para uma maior resistência a riscos e quedas.

O design assenta numa linha já popularizada pela gigante sul-coreana, onde os botões físicos correspondentes ao volume e bloqueio/desbloqueio do ecrã se situam na traseira do equipamento, imediatamente por baixo da câmara principal. Já as opções de retroceder, página inicial e multitarefa encontram-se sob a forma de botões tácteis, localizados na parte inferior do ecrã. Por fim temos as entradas para cabo Micro USB v2.0 situada na extremidade inferior, assim como a entrada para auscultador jack 3.5 mm, localizada imediatamente ao seu lado. Já as entradas para cartão Micro SIM e Micro SD situam-se no interior do equipamento, sendo apenas acessíveis mediante a retirada da capa traseira.

Em termos de manuseamento, as 5.5” polegadas ostentadas pelo LG G4 evidenciam algum “peso” como seria de esperar, contudo, posso afirmar que a utilização a uma mão é relativamente acessível. A capa em couro também ajuda a que o utilizador se sinta minimamente seguro ao utilizar o dispositivo, sem que tenha uma grande preocupação em deixá-lo escorregar das mãos.
 

LGG4-1

LGG4-2

LGG4-3

Imagens por: Telemoveis.com

#2 – LG G4. Câmara

Ostentando uma câmara com uma resolução de 16 MP (5312 x 2988p) juntamente com estabilização óptica de imagem, espera-se uma excelente qualidade de imagem por parte das fotografias tiradas pela câmara do LG G4. Vejamos se correspondeu às expectativas.
 

LGG4-5

Imagem por: Telemoveis.com
 
Ao observar a imagem acima, é passível assumir que a qualidade de imagem disponibilizada pela câmara do LG G4 é realmente muito boa. A paisagem evidencia um excelente contraste de cores, ao passo que os detalhes também estão bastante bem evidenciados. É de notar que a fotografia foi retirada em modo HDR, de forma a que o equilíbrio luz/sombra fosse o melhor, modo no qual o LG G4 realmente se destacou, principalmente tendo em conta as condições nas quais a imagem foi capturada.
 

LGG4-6

Imagem por: Telemoveis.com
 

Quanto à fotografia da mesma paisagem mas em ambiente nocturno e, ao aobservar a imamge resultante, torna-se passível de concluir que neste aspecto o LG G4 demonstrou um óptimo comportamento, ao conseguir absorver uma quantidade de lus necessária a uma boa visualização da paisagem, oferecendo uma clara distinção de detalhes assim como uma boa saturação de cores. 

A câmara frontal também não é nada de deitar fora, antes pelo contrário. Com 8 MP de resolução, a LG demonstrou uma clara preocupação em satisfazer os fãs das populares selfies, oferecendo ainda a possibilidade de gravar vídeos em Full HD (1080p) a 30 frames por segundo.

Por fim a gravação de vídeo, que é providenciada em várias resoluções: 720p, 1080p e ainda 2160p, sendo esta última a resolução máxima permitida. Os vídeos têm bastante qualidade, apesar da passagem dos frames não ser tão fluente como seria de esperar, principalmente quando existem concorrentes no mercado que já permitem uma gravação a 60 frames por segundo que, quando visualizada, acaba por fazer toda a diferença. 

#3 – LG G4. Entretenimento

Tendo em conta a presença de 3GB de memória RAM, aliados a um processador de seis núcleos e ainda a qualidade de e imagem ostentada pelo ecrã do LG G4, há que esperar do equipamento uma power house em termos de entretenimento. Deste modo foram testadas três vertentes, nomeadamente a jogabilidade, visualização de vídeos em alta-definição e ainda a qualidade de navegação na web.

No que respeita à qualidade de reprodução de jogos altamente exigentes, como é o caso do “Asphalt 8: Airbourne”, o LG G4 demonstrou um óptimo desempenho nas principais componentes a serem analisadas neste segmento, nomeadamente na fluidez de reprodução – que foi excelente – assim como no aquecimento do processador, que mal se notou, mesmo após longos minutos de jogabilidade.

Em relação à visualização de vídeos em alta-definição, a resolução do ecrã do LG G4 permite uma visualização de vídeos numa resolução máxima de 1440p, superior à já habitual resolução Full HD (1080p). Neste sentido, foram visionados múltiplos vídeos com a dita resolução, tendo-se chegado à conclusão de que o LG de facto proporciona uma experiência bastante superior à média. A qualidade de reprodução em conjunto com o óptimo som providenciado pelas colunas do equipamento, oferecem uma reprodução eficaz e bastante imersiva, tornando no LG G4 um dispositivo ideal para visualizar filmes/vídeos em alta-definição.

Por fim e no que respeita à navegação na internet, o LG G4 mais uma vez demonstrou um comportamento digno, oferecendo uma experiência de navegação bastante fluida. Para quem possui (ou pretende adquirir) um LG G4, aconselho vivamente a utilização da função “Dividir Ecrã”, disponível após pressionar o botão táctil correspondente à multitarefa. Esta funcionalidade permite a utilização de duas aplicações em simultâneo em duas partes do ecrã, oferecendo a possibilidade ao utilizador de, por exemplo, abrir um separador de navegação na parte superior e na inferior o email, aumentando bastante a produtividade.

#4 – LG G4. Processamento

O LG G4 vem equipado com um processador Snapdragon 808 com 6 núcleos (Dual-Core a 1.44 GHz e Quad-Core a 1.82 GHz), fabricado pela conhecida empresa Qualcomm, tendo sido dos primeiros equipamentos a ostentar esta versão de processadores. Assim sendo, esperou-se uma performance sem falhas aparentes, fluida e eficaz, algo que o LG G4 veio posteriormente a confirmar.

A alternância entre ecrãs é executada naturalmente e sem entraves, assim como a reprodução e abertura das mais variadas aplicações. Para uma utilização comum, a capacidade de processamento do LG G4 é mais do que suficiente, servindo o mesmo discurso para utilizadores mais exigentes e que pretendam retirar o máximo da utilização de um smartphone. Neste capítulo, absolutamente nada a apontar.
 

LGG4-4

Imagem por: Telemoveis.com

#5 – LG G4. Memória

A memória RAM presente no LG G4 é de 3 GB, o que deverá constituir uma capacidade mais do que aceitável para a realização das mais variadas tarefas. Deste modo e após terem sido abertas e utilizadas mais de 20 aplicações em simultâneo, é com satisfação que afirmo que o LG G4 não demonstrou quaisquer dificuldades em navegar e alternar entre as ditas, permitindo uma utilização claramente fluente neste sentido, comprovando que 3 GB de memória RAM chegam e sobram para virtualmente qualquer tipo de utilização que o consumidor pretenda dar ao dispositivo.

Quanto ao armazenamento interno, o LG G4 vem acompanhado com 32 GB, possibilitando ainda uma expansão de memória através de cartão Micro SD até 128 GB, capacidade ultimamente bastante patente nos mais actuais topos de gama presentes no mercado.

Se já 32 GB constituem uma quantidade bastante razoável de memória interna, a possibilidade de expansão até 128 GB vem “calar” qualquer utilizador que possa eventualmente achar a capacidade de armazenamento interno pequena.

#6 – LG G4. Conectividade e Bateria

As opções de conectividade do LG G4 assentam nas funcionalidades mais recentes neste capítulo, nomeadamente a presença de ligação 4G LTE assim como de tecnologia NFC, faltando apenas um leitor biométrico de impressão digital, componente na qual várias marcas tem vindo a apostar nos seus dispositivos mais recentes. Contudo, a LG G4 apresenta uma porta de infra-vermelhos de forma a tornar o equipamento num controlo remoto de centenas de marcas, característica que infelizmente já não se vê com muita frequência.

Já a bateria do LG G4 apresenta uma capacidade de 3.000 miliamperes, número que corresponde às mais recentes exigências do mercado e que várias empresas também têm vindo a implementar nos seus equipamentos de gamas mais altas. Nas nossas mãos e com uma utilização intensiva – brilho do ecrã no máximo; reprodução de vários jogos; navegação na internet e reprodução musical – o LG G4 conseguiu durar um dia praticamente inteiro, surpreendendo claramente pela positiva, já que muitos dispositivos com uma utilização por vezes não conseguem durar metade desse tempo.

#7 – LG G4. Conclusão

O LG G4 foi apresentado como um topo de gama e, de facto, comporta-se como tal. O desempenho foi excelente a praticamente todos os níveis, mesmo com a interface gráfica própria da LG sobre o sistema operativo Android 5.1 (Lollipop), não existindo muitas características às quais se possa apontar o dedo, com excepção da própria construção que assenta em vidro e plástico, sendo que a pressão dos botões físicos da traseira do equipamento também provoca uma certa sensação de fragilidade que deveria ser suposto sentir.

Assim sendo, os aspectos positivos claramente superam os negativos. Destaca-se a qualidade da câmara assim como a performance do processador, que permite ao consumidor uma utilização prestável e segura, tanto em situações que exijam uma utilização mais intensiva como em contextos mais moderados e que não necessitem de “puxar” muito pelo hardware do dispositivo.

Por fim, sou obrigado a destacar a presença de uma porta de infra-vermelhos, característica na qual a LG tem vindo a apostar nos seus mais recentes dispositivos e que os diferencia da concorrência no que a opções de conectividade diz respeito. A verdade é que a funcionalidade de comando remoto por vezes pode ser bastante útil, utilidade essa que é praticamente apenas providenciada pelos equipamentos da LG.
 

PREÇO

LG G4 – 649.99 €.

Prós

- Qualidade de ecrã.
- Câmara.
- Desempenho Geral.
- Expansão de memória até 128 GB.
- Bateria duradoura e removível.
 

Contras

- Não é Dual SIM.
- Materiais de construção.
- Sensação de fragilidade dos botões físicos.
- Gravação de vídeo apenas a 30 fps.
 

Siga-nos no Instagram!

 
5,479