NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Kazam Tornado 348. Análise

Kazam Tornado 348. Análise

quinta-feira, 27 agosto, 2015 /
Kazam Tornado 348. Análise
Examinámos o Kazam Tornado 348, um surpreendente equipamento a insurgir na esfera mobile.

A concorrência na indústria dos smarphones é sem dúvida das mais competitivas dentro das novas tecnologias. A quantidade de diferentes marcas a pretenderem a sua fatia do enorme bolo que é o mercado das telecomunicações, é incrivelmente grande.

As principais marcas da indústria vêm constantemente a sua liderança ameaçada por outras fabricantes que, ainda que mais recentes, não deixam de ser “adversários” a ter em conta.

É o caso da Kazam, uma fabricante fundada em 2013 com origem no Reino Unido, que conta com alguns modelos dignos de destaque como é o caso do Kazam 348, considerado o smartphone mais fino do mundo e com muito para mostrar.
#1 – Kazam Tornado 348: Ecrã, Design e Ergonomia
 

O Kazam Tornado 348 vem com um ecrã de 4.8” polegadas AMOLED com resolução HD (720 x 1080p), juntamente com protecção Gorilla Glass 3, características que lhe conferem uma qualidade de imagem bastante razoável, apesar de muitos equipamentos actualmente já trazerem uma resolução Full HD (1080 x 1920p).

Não obstante, a imagem do equipamento é sem dúvida mais do que suficiente, muito devido à qualidade imposta pela tecnologia AMOLED, conferindo-lhe uma boa visibilidade e distinção de cores, com uma imagem nítida e agradável de visualizar. A visualização de vídeos assim como de fotografias é razoável, tal como em termos de navegação, característica em que o ecrã não compromete em nada.

Relativamente ao Design, o Kazam Tornado 348 tem três botões tácteis na parte inferior da frente (definições/menu multitarefa, ecrã principal e retroceder), ao passo que na parte superior se situa a câmara secundária de 5 megapíxeis juntamente com o altifalante e sensor. Na traseira situa-se a câmara principal de 8 megapíxeis, acompanhada de um flash LED imediatamente por baixo e, na parte inferior, a coluna de som. Já as laterais incluem a entrada para cartão microSIM – lateral direita -, assim como os botões correspondentes ao volume e bloqueio/desbloqueio de ecrã, estes últimos na lateral oposta. Por fim, a extremidade inferior é complementada com uma entrada para cabo microUSB 2.0 e entrada para jack 3.5.

Kazam Tornado 348 - Frente e Traseira
 

Kazam 348 F e T


Kazam Tornado 348 - Laterais
 

Kazam 348 Laterais

 
Kazam Tornado 348 - Extremidades
 
Kazam 348 Extremidades
 
O design é bastante minimalista e contempla uma característica única: uma espessura de 5.1 milímetros, o que fez deste equipamento o smartphone mais fino do mundo quando foi lançado Apesar de aparentar constituir um excelente factor, em termos ergonómicos pode-se tornar algo frágil. Uma espessura tão pequena em conjunto com um peso de apenas 95 gramas, faz com que o smartphone seja dos mais portáteis e manobráveis do mercado e, simultaneamente, dos que mais facilmente podem sofrer “acidentes”. Segurar no Kazam Tornado 348 não deixa de ser, contudo, uma fantástica experiência de utilização que dá ao utilizador uma sensação verdadeiramente premium.
#2 – Kazam Tornado 348: Câmara
 
A câmara principal do Tornado 348 corresponde a 8 megapíxeis, resolução já algo estandardizada em segmentos intermédios do mercado. Deste modo pode-se esperar uma qualidade razoável e que não compromete, oferecendo uma experiência suficiente para os aficionados pela arte. Vejamos a sua prestação.
 
Fotografia de dia

Kazam 348 - Imagem de Dia
 
A imagem acima foi retirada uma paisagem em ambiente diurno, de forma a conseguir abranger vários detalhes e características. Observando a fotografia, é passível de concluir que a câmara comporta-se aceitavelmente tendo em conta o seu segmento, evidenciando os principais detalhes da paisagem, assim como uma diferenciação e contraste bastante visíveis entre as várias cores.
 
Fotografia de Noite
 
Kazam 348 - Imagem de Noite
 

Já no que respeita à fotografia retirada à mesma paisagem mas no decorrer da noite, a câmara do Tornado 348 já evidenciou algumas notórias dificuldades. A inabilidade em focar a imagem de forma estável, assim como a fraca absorção de luz por parte da câmara, não a recomendam certamente para este género de fotografia.

Em relação ao vídeo, tivemos uma agradável surpresa. A câmara grava em Full HD (1920 x 1080p), mas o que foi verdadeiramente surpreendente foi a fluidez da reprodução. Muitas vezes a velocidade que é observável aquando da gravação em si acaba por não corresponder àquela demonstrada pelo vídeo final. Contudo e no que respeita ao Kazam Tornado 348, há que lhe tirar o chapéu, porque de facto a velocidade de reprodução de vídeo é soberba. Nada a apontar de negativo neste aspecto, antes (e muito) pelo contrário.
#3 – Kazam Tornado 348: Processador
 

A capacidade de processamento do Kazam Tornado 348 está a cargo de um processador MediaTek MT6592 Octa-Core, optimizado para correr a 1.7 GHz, o que à partida confere uma performance de respeito, principalmente se tivermos em conta que o Kazam Tornado 348 vem equipado com a versão Android 4.4.2, edição mais leve que a sua sucessora e mais actual versão do Android.

Após uma utilização intensiva do modelo, a conclusão é claramente positiva. O desempenho do Tornado 348 foi irrepreensível em praticamente todos os aspectos, oferecendo uma experiência de utilização superior, o que tendo em conta o preço do dispositivo, é de facto notável. As aplicações correram sem quaisquer problemas, a fluidez na transição dos ecrãs é óptima, assim como a sua performance em vários aspectos que iremos discutir no ponto a seguir.
 
Pontuação AnTuTu
 
Kazam Tornado 348 AnTuTu

#4 – Kazam Tornado 348: Entretenimento
 

É nesta secção que realmente tivemos oportunidade de verificar as prestações do processador em conjunto com a agregada GPU Mali-450 MP4, em três vertentes diferentes: navegação na internet, jogos e visualização de conteúdos em alta-definição.

No primeiro segmento, nada a dizer. O Kazam Tornado 348 comportou-se lindamente, oferecendo uma experiência de navegação fluida e sem entraves, demonstrando a excelente optimização feita pela marca. Para a segunda categoria foi transferido e instalado o jogo Trial Xtreme 4, conhecido pela sua exigente jogabilidade e gráficos de boa definição. Aqui a prestação foi igualmente excelente, na qual o equipamento demonstrou uma grande robustez na jogabilidade assim como um aquecimento ligeiro, este último mais que comum em qualquer dispositivo e que está longe de comprometer a experiência.

Para a última secção foram visualizados vários vídeos em alta-definição no Youtube, tanto em 720 como em 1080p, teste no qual o Kazam Tornado 348 passou com distinção. Os vídeos foram reproduzidos sem quaiquer obstáculos, garantindo deste modo uma óptima prestação neste sentido. Apenas a qualidade de imagem pode ser algo diferenciada, não devido à capacidade de reprodução do modelo mas sim ao seu ecrã, que tem “apenas” uma resolução HD.

Por fim, o som. Esta corresponde possivelmente à única característica menos positiva do Kazam Tornado 348 em termos de experiência de entretenimento, dado que o mesmo não correspondeu às expectativas. Apesar de muito pouco ruidoso, o som é bastante baixo mesmo no volume mais alto.
#5 – Kazam Tornado 348: Memória
 

A cargo da multitarefa está uma memória RAM de 1 GB, característica que apesar de ser inferior a muitos equipamentos actualmente no mercado, não compromete em nada na sua utilização. Foram abertas múltiplas aplicações em simultâneo, algo a que o Kazam Tornado 348 pareceu imune. Isto porque o equipamento não demonstrou dificuldades aparentes na alternância entre as apps, prestando um serviço praticamente irrepreensível neste âmbito.

Já em relação à memória interna, o dispositivo vem com 16 GB de armazenamento disponível sem possibilidade de expansão via microSD, o que para alguns utilizadores pode constituir um factor bastante negativo. Nem tudo é perfeito.
#6 – Kazam Tornado 348: Conectividade e Bateria
 

Em termos de conectividade, o Kazam Tornado 348 vem dotado das características e especificações mais básicas do mercado como Wi-Fi, Bluetooth v.4.0 e conectividade 3G, não dispondo de ligação 4G LTE. Aliado à qualidade de som, este constitui mais um factor menos positivo a apontar.

Por fim, a bateria é dotada de uma capacidade na ordem dos 2.050 miliamperes, quantidade aceitável tendo em conta a gama em que o Kazam Tornado 348 se insere. Com uma utilização moderada o modelo não chegou a durar um dia inteiro, tendo sido necessário colocá-lo a carregar no decorrer do mesmo. Assim sendo e a nosso ver, a bateria não corresponde a um dos seus principais fortes.
Conclusão
 

Em termos gerais não podemos afirmar que o Kazam Tornado 348 desilude, antes pelo contrário, deu-nos algumas surpresas bastante positivas como a gravação de vídeo, a performance e fluidez do sistema e da utilização, assim como o seu excelente design que lhe valeu o estatuto de smartphone mais fino do mundo.

O Kazam Tornado 348 é sem dúvida um produto ideal para quem privilegia o essencial num smartphone como o desempenho, agilidade de sistema e, acessoriamente, o design. Os utilizadores que pretendam ter um smartphone que tire fotografias com uma qualidade soberba, ou que reproduza filmes com som surround, podem esquecer o Kazam Tornado 348. Contudo, se ao invés de detalhes realmente derem primazia ao funcionamento, confiança, fluidez e estabilidade de sistema, então este é o produto que seguramente irá agradar bastante.

PREÇO: Kazam Tornado 348 – 209.99 €

Prós:

- Excelente desempenho.
- Óptima gravação de vídeo.
- Design.
- Relação qualidade/preço virtualmente imbatível.
 

Contras:

- Não tem conectividade 4G LTE.
- Não é Dual SIM.
- Autonomia mediana.
- Fotografias nocturnas com pouca qualidade.
7,722