NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Asus Zenfone 2. Análise

Asus Zenfone 2. Análise

terça, 06 outubro, 2015 /
Asus Zenfone 2. Análise

Examinámos o Asus Zenfone 2, um dos actuais topos de gama da Asus


*Imagem por: Telemoveis.com
*Veja aqui as características técnicas do Asus Zenfone 2
*Tudo o que tem a saber sobre o Asus Zenfone 2

Com uma presença assídua em várias indústrias das novas tecnologias, das quais claramente se destaca a indústria informática, a Asus também tem vindo a apostar no segmento dos smartphones com o propósito de oferecer ao consumidor mais opções, nunca descorando a qualidade, eficácia e rigor no fabrico dos seus produtos neste campo. 

O Asus Zenfone 2 apesar de ter sido anunciado no início deste ano, apenas agora chegou a Portugal e, podemos afirmar, com popa e circunstância por diversos motivos, entre eles o facto de ser o primeiro smartphone no mercado a apresentar uns portentosos 4 GB de memória RAM, que prometem oferecer uma capacidade de multitarefa fora do comum. 

Vejamos então, do que o Asus Zenfone 2 é capaz.

#1 - Asus Zenfone 2. Ecrã, Design e Ergonomia.

 

O Asus Zenfone 2 é detentor de um ecrã de 5.5” Polegadas, dimensão que pode ser considerada como exagerada por alguns. Pessoalmente defendo que um smartphone deve ter uma dimensão que permita ao utilizador chegar com o polegar ao canto mais distante da tela sem ter que correr o risco de deixar o telemóvel cair, algo que infelizmente e dadas as 5.5” polegadas presentes no equipamento, pode-se tornar difícil. No entanto e dada a crescente tendência para se verificarem equipamentos no mercado cujas dimensões se equiparam ou até ultrapassam o tamanho do ecrã do Asus Zenfone 2, sou obrigado a concordar que o mesmo apresenta uma dimensão considerada “normal”.

A resolução é Full HD (1080 x 1920p), conferindo ao equipamento uma excelente qualidade de imagem ideal para várias funcionalidades, desde à visualização de vídeos em alta-resolução, passando pela captura de imagens com a câmara de 13 MP, como também jogar alguns jogos de grafismo elevado. Dadas as exigências do mercado e tendo em conta a gama de preços onde o Asus Zenfone 2 se inclui, torna-se passível de afirmar que o ecrã Full HD já seria uma característica espectável.

A construção assenta os seus materiais em vidro e plástico, algo que à primeira vista pode causar a sensação de estar a segurar um equipamento “barato” e comum, no entanto, não é isso que se passa ao manusear o Asus Zenfone 2. A sensação é a de estar a segurar num produto robusto, seguro e de qualidade, o que evidencia o bom trabalho por parte da Asus em com pouco, fazer muito. O único senão passa pelo seu peso de 170 gramas, algo que aliado à dimensão do ecrã, torna o seu manuseamento a uma mão uma tarefa que não é fácil de executar.

Asus Zenfone 2 Frente e Traseira

Asus Zenfone 2 Laterais

Asus Zenfone 2 Extremidades

Imagens por: Telemoveis.com

 

#2 – Asus Zenfone 2. Câmara

 

Uma das melhores e mais surpreendentes características do Asus Zenfone 2 é sem dúvida a câmara principal de 13 MP que, apesar de constituir uma resolução cada vez mais comum no mercado actual, a Asus conseguiu aproveitá-la ao máximo com a enorme variedade de software respeitante a diferentes modos de captura que disponibiliza, oferecendo uma experiência fantástica ao utilizador no que à fotografia diz respeito. 

P 20151003 100541

Imagem por: Telemoveis.com
 

A primeira fotografia retirada com a câmara do Asus Zenfone 2 foi levada a cabo no decorrer do dia, de forma a obter uma ideia padrão daquilo que a câmara é capaz. Como é visível acima, a imagem é detalhada, com cores que sobressaem e contrastes evidentes, reforçando a ideia de que a Asus esteve longe de fazer um mau trabalho neste capítulo. 

P 20151001 222948 SRES

Imagem por: Telemoveis.com
 
De seguida foi retirada uma fotografia à mesma paisagem mas em ambiente nocturno e, mais uma vez, sem quaisquer modos acionados. Aqui é possível aferir que a câmara se comportou de forma razoável, oferecendo uma imagem que, dadas as condições, é nítida e sem evidências de problemas de focagem.
 

P 20151001 222933 LL

Imagem por: Telemoveis.com


Esta foi possivelmente a fotografia que mais surpreendeu pela positiva, na qual a imagem representa exactamente a mesma paisagem que as anteriores, mas retirada no modo “Baixa luminosidade”, dando (quase) a sensação que a fotografia foi retirada durante o dia. É aqui que se comprova o excelente trabalho que a Asus certamente realizou em termos de software, permitindo ao utilizador usufruir de um modo que obriga a câmara a captar uma enorme quantidade de luminosidade e, mais surpreendente ainda, sem perder praticamente qualidade nenhuma.

Quanto ao vídeo, a câmara do Asus Zenfone 2 filma a uma resolução máxima de Full HD (1080p) a 30 frames por segundo, não constituindo nenhuma novidade neste sentido. A gravação é estável, fluida e focada, evidenciando uma boa qualidade no cômputo geral.

 

#3 – Asus Zenfone 2. Entretenimento

 

Dentro dos vários factores que constituem lazer na experiência de utilização de um smartphone, destacámos os usuais três, de modo a averiguar o desempenho do Zenfone 2 neste sentido: visualização de vídeos em alta-resolução, performance em jogos de grafismo exigente e ainda, experiência de navegação na internet. 

Relativamente ao primeiro factor, o Zenfone 2 revelou um óptimo desempenho após terem sido visualizados diversos vídeos (incluindo filmes) tanto em HD (720p) como em Full HD (1080p), oferecendo uma excelente experiência de visualização. Pessoalmente acredito que um telemóvel, tenha ele a qualidade de imagem que tiver, está longe de ser a plataforma ideal para visualizar filmes, mas, para quem pretende fazer uso do mesmo para esse efeito, posso afirmar que certamente irá ficar muito satisfeito com a prestação do Asus Zenfone 2 no que à qualidade, nitidez e resolução de imagem diz respeito.

Relativamente à jogabilidade, o Asus Zenfone 2 evidenciou uma prestação razoável. Foram testados vários jogos, entre eles o “Mortal Kombat X” e o novo “Need For Speed: No Limits”, ambos jogos com grafismos de elevada resolução, tendo o resultado sido diferente em ambos. No primeiro o equipamento comportou-se lindamente, não tendo evidenciado quebras nem obstáculos na reprodução, tendo oferecido uma experiência fluida e estável. Já no segundo, passados alguns minutos de jogo, o Zenfone 2 começou a demonstrar algum sobreaquecimento e consequentemente algumas quebras no decorrer do jogo, confirmando que possivelmente não é o dispositivo ideal para longos momentos de entretenimento relativamente a este género de jogos.

Por fim, a navegação na internet. Neste capítulo nada a apontar, já que o equipamento se comportou bastante bem, mesmo com websites com muito conteúdo para apresentar. A abertura das páginas é rápida e precisa o que, aliado à qualidade de  imagem, torna o Asus Zenfone 2 num excelente equipamento para visualizar conteúdo na internet.

 

#4 – Asus Zenfone 2. Processamento e Memória

A performance do Asus Zenfone 2 está a cargo de um processador Atom Z3580 fabricado pela famosa empresa Intel, com quatro núcleos e optimizado para correr a 2.3 GHz. Tendo isto em conta há que esperar um desempenho muito acima da média, o que realmente se veio a verificar após uma extensiva utilização do dispositivo. 

A alternância entre ecrãs é fluida, não comprometendo em absolutamente nada a experiência de utilização, assim como a abertura de várias aplicações de forma sucessiva e imediata, factor no qual o Asus Zenfone 2 demonstrou um comportamento igualmente exemplar.

Quanto à memória RAM, o Asus Zenfone 2 vem em duas versões: 2 e 4 GB, das quais tivemos a oportunidade de testar a versão com a quantidade de memória mais alta.

Quatro “gigas” de memória RAM é muita memória, talvez até demais para as funções que um smartphone actual desempenha, demonstrando uma preocupação evidente por parte da Asus em se destacar da concorrência, tendo afirmado inclusive que este modelo é o primeiro smartphone a apresentar esta quantidade de memória, logo, não serão de esperar quaisquer relativamente ao desempenho em multitarefa. E de facto o Asus Zenfone 2 apresentou um óptimo desempenho neste sentido, tendo correspondido às expectativas de forma totalmente inequívoca, mesmo aquando da abertura de várias dezenas de aplicações em simultâneo.

Resumindo, no que toca a desempenho e performance, estamos na presença de uma dos melhores dispositivos actualmente disponíveis no mercado.
 

Asus Zenfone 2 AnTuTu

Imagem por: Telemoveis.com

 

#5 – Asus Zenfone 2. Conectividade e Bateria.

 

O Asus Zenfone 2 vem apetrechado com toas as grandes funcionalidades relacionadas à conectividade, nas quais a ligação 4G LTE diz “presente” assim como a tecnologia NFC. Tendo em conta que o dispositivo foi anunciado em Janeiro deste ano, a tecnologia USB-C assim como um leitor biométrico de impressão digital não se encontram disponíveis, apesar de actualmente serem duas funcionalidades que se encontram cada vez mais em vários equipamentos móveis actuais e que, provavelmente, a Asus irá apostar no futuro. 

A bateria do Asus Zenfone 2 vem com uma capacidade de 3.000 mAh, mais do que suficiente para permitir uma boa autonomia de utilização que, nas nossas mãos, durou perto de dois dias com uma utilização moderada.

Outra vantagem do Asus Zenfone 2 é que vem com a tecnologia “Quick Charge”, que permite ao utilizador recarregar o smartphone em perto de 60% em apenas 40 minutos ligado à corrente.

 

Asus Zenfone 2. CONCLUSÃO

 

Resumindo, o Asus Zenfone 2 é um óptimo dispositivo tendo em conta o que oferece e o preço a que é comercializado. A Asus realizou um excelente trabalho em virtualmente todas as principais componentes do equipamento, desde à qualidade de imagem, passando pela câmara e os modos que disponibiliza, até à bateria que se revelou bastante duradoura. Os únicos pontos negativos a destacar passam pelas medidas e pelo peso, que infelizmente não facilitam o seu manuseamento com apenas uma mão, assim como o processador que sobreaqueceu de forma relativamente fácil, quando foi reproduzido um jogo de alta-definição e com gráficos mais exigentes. 

De resto, é sem dúvida um dos melhores dispositivos que testámos até à data, arriscando-me mesmo a afirmar que em termos de relação qualidade/preço, muito dificilmente o consumidor irá encontrar no mercado uma proposta superior.

PREÇOS

Asus Zenfone 2 com 4 GB de RAM – a partir de 349.99 €.

Asus Zenfone 2 com 2 GB de RAM – a partir de 222 € (249 dólares)


Prós

- Qualidade de imagem.
- Câmara e modos de fotografia disponíveis.
- Bateria.
- Memória RAM de 4 GB.
- Preço.
 

Contras

- Ergonomia na utilização.
- Peso.
- Quantidade abundante de software próprio da marca.

 

Uma foto publicada por Telemoveis.com (@telemoveis) a


 
6,027