NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Análise. Acer Liquid Z630

Análise. Acer Liquid Z630

segunda-feira, 21 setembro, 2015 /
Análise. Acer Liquid Z630
Um smartphone de gama média, com performance de topo de gama.

A Acer apresenta-se com uma marca que, apesar de mais conhecido no âmbito informático, obtém parte dos seus louros através fabrico de smartphones com especificações de qualidade a preços competitivos.

Após a análise ao Acer Liquid Jade S e ao tablet transformer Acer Aspire Switch 10, hoje trazemo-vos o Acer Liquid Z630, um telemóvel com bastante para oferecer. Vejamos.
#1 – ECRÃ, DESIGN E ERGONOMIA
 

O Acer Liquid Z630 vem equipado com um ecrã HD (720 x 1280p) de 5.5” polegadas, tornando-se praticamente num phablet. A imagem é bastante razoável, evidenciando um bom contraste de cores e uma boa qualidade, típica dos ecrãs HD. A leitura de documentos não é afectada pelo zoom nem o ecrã demonstra estar despixelado, evidenciando um bom trabalho por parte da empresa no que à qualidade de imagem diz respeito.

O design é minimalista e atrativo, com os botões físicos localizados na lateral direita, correspondentes às opções de bloqueio/desbloqueio de ecrã e volume. Os botões tácteis correspondem à página inicial, retroceder e multitarefa, situando-se deste modo no próprio ecrã.

Na frente do equipamento temos a câmara secundária de 8 MP situada no canto superior direito, ao passo que no meio da parte superior se localiza o auscultador. Na traseira do Liquid Z630 está a câmara principal, também ela de 8 MP, com o flash LED situado imediatamente por baixo, ao passo que na parte inferior está a coluna de som.

Por fim, na extremidade inferior situa-se a entrada para cabo MicroUSB 2.0, ao passo que na extremidade oposta temos a entrada para auscultador Jack 3.5.
Ergonomicamente o Liquid Z630 é cómodo de utilizar, apesar do seu ecrã de 5.5” polegadas e peso de 165 gramas. A espessura é talvez o ponto menos positivo, atingindo uma medida de cerca de 8.9 milímetros, o que pode causar a sensação ao utilizador de estar a usar um equipamento relativamente grande. Contudo e no cômputo geral, o Liquid Z630 é perfeitamente manuseável.
 
Acer Frente e Verso
 
Acer Laterais
 
Acer Extremidades

#2 – CÂMARA
 
O Acer Liquid Z630 vem equipado com uma câmara principal de 8 MP e uma secundária também de 8 MP, especialmente direcionada para uma maior qualidade nas famosas selfies. Para averiguar a qualidade das fotografias obtidas pela câmara principal, foram retiradas duas fotografias ao mesmo cenário, em condições de luminosidade diferentes. Vejamos o resultado.
 
De Dia
 
Ao observar a imagem, é passível de concluir que a qualidade das fotografias no decorrer do dia á bastante razoável. A imagem evidencia um excelente contraste de cores em conjunto com uma boa saturação, sendo os principais detalhes da paisagem claramente notórios. É também dada uma óptima sensação de profundidade, perfazendo deste modo uma qualidade que, tendo em conta os 8 MP presentes, não é nada de deitar fora.
 
De Noite
 

Já no decorrer do período nocturno a imagem sofreu alguns contratempos, nomeadamente no que respeita à claridade e nitidez, o que também seria de esperar. Contudo e tendo em conta que estamos perante um equipamento direcionado para uma gama intermédia do mercado, a imagem cumpre com os mínimos exigidos, conseguindo oferecer uma senação de profundidade de paisagem assim como absorver alguma luz, ainda que com uma qualidade claramente inferior a muitos terminais do mercado. 

Relativamente ao vídeo, o Acer Liquid Z630 grava com uma qualidade Full HD (1080p) a 30 frames por segundo, conferindo-lhe uma qualidade de gravação também ela já considerada relativamente comum. A imagem é nítida assim como a fluidez na passagem dos frames, fazendo da qualidade de gravação de vídeo do Acer Liquid Z630 uma característica bastante positiva. 
#3 - ENTRETENIMENTO
 

Nesta área e de forma a testar o comportamento do Liquid Z630, foram visualizados vídeos em alta-definição, reproduzidos jogos com altas exigências gráficas e por fim, experienciou-se a navegação no browser através do acesso a sites pesados e com muito conteúdo.

No que à primeira vertente diz respeito, o Acer Liquid Z630 comportou-se de forma excepcional. Não foram verificados quaisquer atrasos na reprodução de vídeos em alta-definição, tendo o equipamento até demonstrado uma excelente qualidade de imagem. Relativamente à jogabilidade e, apesar do desempenho ter sido também ele bastante bom aquando da reprodução do jogo Real Racing 3, foi notória uma certa pixelização na imagem que, apesar de não comprometer de todo a experiência, pode constituir um ponto negativo para os mais exigentes.

Por fim e no que respeita à navegação na internet, o equipamento demonstrou uma excelente performance. Os sites foram abertos com facilidade, incluindo o da agência noticiosa norte-americana The Verge, conhecido por ser um domínio com bastante conteúdo. Neste sentido, nada a apontar.
#4 – PROCESSAMENTO
 

O processador do Acer Liquid Z630 corresponde a um MediaTek MT6735 de quatro núcleos, optimizado para correr a 1.3 GHz o que, aparentemente, poderá constituir uma desvantagem relativamente a muitos outros equipamentos actualmente presentes no mercado, dada a cada vez maior constância na presença de processadores tecnicamente mais avançados. No entanto, a verdade é que apesar do processador ser “apenas” Quad-Core, o mesmo chega perfeitamente para oferecer um óptimo desempenho.

A transição entre ecrãs é fluida e não forçada, oferecendo ao utilizador uma experiência genuína e sem atrasos. A abertura das aplicações é também ela bastante rápida e natural, apesar das aparentes limitações impostas pelas especificações de um smartphone de gama intermédia.

Resumindo: em termos de performance, o Acer Liquid Z630 é sem dúvida um grande equipamento, sendo notória a excelente optimização da marca das componentes às exigências impostas pelo Android Lollipop.
 
Acer AnTuTu
#5 – MEMÓRIA
 

A nível de memória RAM, o Liquid Z630 é dotado de 2 GB, quantidade cada vez mais estandardizada em smartphones de linhas intermédias/altas. Neste sentido o equipamento comportou-se bastante bem, assumindo ser um dispositivo com o qual o utilizador, em termos de multitarefa, não tem nada com que se preocupar. Foram abertas dezenas de aplicações em simultâneo, desde à câmara até ao Google Chrome, passando pelas mensagens ou mesmo vários jogos, tendo o Acer Liquid Z630 conseguido alternar entre todas com enorme facilidade e sem se ver obrigado a fechar alguma de forma a economizar a memória de sistema.

Relativamente ao armazenamento interno, o dispositivo vem com 16 GB de memória e ainda com a possibilidade de expansão via microSD. Aqui, nada de surpreendente.
#6 – CONECTIVIDADE E BATERIA
 

As opções de conectividade do Acer Liquid Z630 são representadas pela presença de, para além das tecnologias obrigatórias como Wi-Fi ou Bluetooth, 4G LTE e ainda a possibilidade de inserir dois cartões SIM, característica que também se começa a ver cada vez mais em equipamentos novos.

Já a bateria constitui um dos principais pontos a favor do Acer Liquid Z630, sendo que a mesma tem uma espantosa capacidade de 4.000 mAh, o que garante uma autonomia de perto de dois dias com uma utilização muito moderada, demonstrando uma especial atenção por parte da Acer relativamente a este capítulo.
CONCLUSÃO
 

O Acer Liquid Z630 é um dispositivo direcionado para o consumidor que procura um smartphone capaz, seguro e com uma performance fiável, sem se ver obrigado a gastar largas centenas de euros num topo de gama de uma outra marca qualquer. As especificações apesar de serem relativamente comuns, são claramente compensadas pela capacidade de optimização revelada pela empresa, evidenciando uma excelente capacidade de, com pouco, fazer muito.

Destaca-se a presença de 4G LTE e a possibilidade de inserção de dois cartões SIM, assim como a inclusão de uma bateria de 4.000 mAh. Outro destaque positivo passa pela presença de Android Lollipop versão 5.1 e acima de tudo pela optimização realizada pela empresa, tornando um equipamento aparentemente mediano numa soberba experiência de utilização.

Prós:

- Excelente funcionamento geral.
- Preço.
- É Dual SIM.
- Bateria de 4.000 mAh.
 

Contras:

- Reprodução de jogos exigentes.
- Qualidade de som.

Siga-nos no Instagram!

 


10,627