NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Acer Iconia Tab A500 review

Acer Iconia Tab A500 review

domingo, 12 fevereiro, 2012 /
Acer Iconia Tab A500 review

Review do Acer Iconia Tab A500 no Telemoveis.com. Acer Iconia Tab A500 é um tablet Android, equipado com a versão 3.0 Honeycomb.

Acer Iconia Tab A500 review

O segmento dos tablets continua a ser dominado pelo Apple iPad, mas a concorrência Android cada vez mais assume diversas faces. E se por um lado isto apresenta aspectos positivos, por outro também contribui para a fragmentação dos equipamentos Android - afinal, como diz o ditado, a «União é que faz a força», e a união do segmento Android só se irá aproximar do ideal quando o novo Android 4.0 estiver disponível em mais plataformas dentro do mercado.

Poderá o Acer Iconia Tab A500 concorrer com o iPad da Apple, ou até mesmo com tablets Android como o Samsung Galaxy Tab ? Descubra por você mesmo.

Acessórios do Acer Iconia Tab A500

Acer Iconia Tab A500 review

Apesar da embalagem do Acer Iconia Tab A500 ser grande, a nível de acessórios não traz muito de interessante. O mais útil (e essencial, na verdade) será sem dúvida o cabo microUSB, para fazer transferência de ficheiros entre o Acer Iconia Tab A500 e o PC. De resto só encontrámos dentro da embalagem do Acer Iconia Tab A500 vários manuais de utilizador.

Design do Acer Iconia Tab A500

Acer Iconia Tab A500 review

Pudemos identificar algumas fases no surgimento dos tablets Android. Por um lado existem os tablets mais baratos e acessíveis, que comprometem alguns aspectos confortáveis em nome de um budget mais próximo dos consumidores. Do outro lado do extremo temos os tablets Android topo de gama, com preços mais altos, como é o caso do Acer Iconia Tab A500.

O Acer Iconia A500 é um tablet com 10.1 polegadas, que poderá fazer recordar o Samsung Galaxy Tab 10.1. Faz parte dos tablets com sistema operativo Android 3.0 Honeycomb, criado especificamente para estes aparelhos.

Na nossa opinião, um tablet de 10.1 polegadas ainda é demasiado grande para que um utilizador possa usufruir ao máximo do seu principal factor apelativo: portabilidade. Não só nos obriga a seguirá-lo com ambas as mãos, como se torna demasiado pesado (e desconfortável) para o utilizarmos apenas com uma - relembramos que o Acer Iconia Tab A500 pesa 756 gramas, que ao fim de um longo período de utilização se torna cansativo.

Quanto ao aspecto estético do Acer Iconia Tab A500, estamos perante um tablet com uma parte de trás toda revestida em metal, mas cujo design não impressiona. Talvez tenha havido uma certa sobreposição das funcionalidades para com o aspecto, mas ao fim ao cabo ambos os factores poderiam ter sido melhor complementados. Ao lado de outros tablets o Acer Iconia Tab A500 não irá cativar tanto, logo poderá perder algumas primeiras impressões a favor de outros dispositivos da concorrência.

Interface e Funcionalidades do Acer Iconia Tab A500

Acer Iconia Tab A500 review

Como já referimos, o Acer Iconia A500 corre o sistema operativo Android 3.0 Honeycomb, criado especificamente para equipamentos deste tipo. Ao contrário das versões para smartphone, todo o Android 3.0 está optimizado e oferece uma interface melhor adaptada a tablets. Com um ecrã maior, logo mais espaço para ocupar, é de esperar que a quantidade de informação disponível também seja maior: cada ecrã acedido oferece muito mais informações aos seus utilizadores.

Talvez possamos referir-nos ao Android 3.0 como um meio termo entre um sistema operativo de smartphones e um OS para computadores. No ecrã principal temos disponível uma barra com todos os botões indispensáveis à navegação por entre os menús do tablet. Após a recepção de novos e-mails surgem notificações no ecrã principal, exibindo os títulos dos assuntos - desta forma o Android 3.0 disponibiliza de forma mais eficiente as informações essenciais aos utilizadores. A barra principal mantém-se ao longo de toda a utilização e permite regressar, a qualquer instante, ao ecrã inicial do Acer Iconia Tab A500.

Acer Iconia Tab A500 review

Ao lado do botão home temos um outro botão que exibe todas as aplicações abertas. Ao carregarmos nele aparece, do lado esquerdo do ecrã, uma barra com diversos screenshots das apps e funcionalidades que estivermos a correr na altura. E se circular por entre as apps e o homescreen é simples, por outro lado talvez fosse vantajoso que esta opção permitisse aos utilizadores gerir as aplicações em questão e fechar as que não pretende continuar a correr.

O Android 3.0 também nos permite personalizar os restantes homescreens (são 5 no total) com wallpapers, atalhos e widgets. Nós adoptámos um fundo de ecrã animado (Season Zen, versão gratuita) e em nenhuma altura isso teve repercussões no desempenho do Acer Iconia Tab A500, embora tenha contribuído para que o desempenho da bateria não fosse tão duradouro - o que é compreensível.

Acer Iconia Tab A500 review

O menú das aplicações localiza-se no canto superior dreito do ecrã, o que ao fim de algum tempo de utilização se torna intuitivo. Mas talvez, e não necessariamente descartando esta forma de arrumação, ter um atalho mais facilmente visível - localizado, talvez, ao lado dos restantes atalhos de aplicações no ecrã principal - fosse mais intuitivo para os utilizadores.

Ao acedermos às opções a interface torna-se muito mais familiar. O Acer Iconia Tab A500 disponibiliza duas formas de visualização das aplicações: todas as que se encontram instaladas no tablet, ou todas as que o utilizador descarregou. Inicialmente, e antes de termos um número razoável de aplicações instaladas, este modo pode facilitar bastante o acesso a algumas apps.

Câmara e Multimédia do Acer Iconia Tab A500

Acer Iconia Tab A500 review

Um tablet terá sempre os seus destaques em comparação com um smartphone. No caso dos conteúdos multimédia será, sem dúvida alguma, preferível vê-los num ecrã de 10.1 polegadas do que num ecrã de 4 ou 5 polegadas. O ecrã do Acer Iconia Tab A500 é um LCD PVA, com uma confortável resolução de 1280x800 pixels. A imagem em si é nítida e brilhante, embora quando observada através de certos ângulos possamos observar que a qualidade diminui - mas não é uma diferença considerável que perturbe a visualização. 

Só ficámos algo decepcionados com o suporte de formatos vídeo do Acer Iconia A500. Essencialmente resume-se ao mais básico: h-264 e MP4. O que nos parece impensável numa ferramente com uma forte componente virada para conteúdos multimédia. Formatos DivX e Xvid, por exemplo, não são suportados. Para ver filmes ou outros conteúdos o mais provável é que o utilizador tenha que os converter, e este é um processo que joga um pouco contra a popularidade do Acer Iconia A500 - se bem que possamos recorrer ao Android Market para procurarmos leitores com mais suporte de codecs.

Quanto à captação de conteúdos, o Acer Iconia A500 vem equipado com uma câmara de 5 MP que suporta a gravação de vídeos em HD (720p). Os vídeos vêm todos codificados em formato 3gp e apresentam uma qualidade bastante agradável. Quanto a fotografias já não ficámos tão safisfeitos e achámos que poderia ser melhor. Mas também não consideramos que um tablet seja a ferramenta ideal para tirar fotografias. A imagem não apresenta contrastes vívidos, mas também devemos recrdar-nos que as câmaras nos tablets servem outros propósitos. Para uma sessão de video-conferência, por exemplo, já se adequam perfeitamente.

A qualidade de som não é soberba, mas certamente que nos agradou bastante. Ouvir música ou ver filmes com um bom set de headphones é certamente um bónus, mas o Acer Iconia Tab A500, por si só, já compensa com essa experiência. O som não sai tão limitado quanto inicialmente se poderia pensar, e todas as frequências conseguem "sair" sem distorção ou sem sensações de "abafamento".

Acer Iconia Tab A500 review

Internet e Conectividade do Acer Iconia Tab A500

Navegar na Web com um tablet é certamente uma boa experiência, e aqui o Acer Iconia Tab A500 não foi excepção. Com uma boa conexão Wi-Fi pudemos navegar livremente pela Web, ver vídeos no Youtube ou ouvir música no Soundcloud. Durante a nossa experiência de utilização não sofremos em nenhuma altura os "arrastamentos" que por vezes se fazem sentir noutros dispositivos - mesmo que uma quantidade considerável de aplicações estivesse a correr, complementada pela presença constante dos wallpapers animados que definimos.

Acer Iconia Tab A500 review

O tamanho do ecrã apresenta-se como uma enorme vantagem neste aspecto. Pudemos ler o texto de muitos websites sem necessidade de fazer zoom, com todos os detalhes apresentados de forma muito nítida. No entanto, no caso de fazermos Zoom, o texto rapidamente se adapta e permite a sua leitura sem grandes dificuldades. Aqui nota-se que a transição não é 100% fluída, mas achamos ser um pormenor irrelevante. E mesmo com diversas tabs abertas, ver animações em flash não se tornou num desafio. Na verdade, foram poucas as animações que se "atrapalharam". Ver conteúdos multimédia e navegar na Web é, desta forma, um prazer garantido.

Quanto a opções de conectividade, o Acer Iconia Tab A500 vem recheado delas: porta microHDMI, slot para cartões microSD, entrada microUSB e porta USB. Ao introduzirmos uma pen USB na respectiva ranhura, por exemplo, o Acer Iconia Tab A500 detectou todos os seus conteúdos - que ficam acessíveis através do leitor multimédia do tablet. Torna-se especialmente vantajoso em situações que impliquem deslocações e onde transferir dados a partir de um PC não seja oportuno.

Acer Iconia Tab A500 review

Detectámos alguns problemas na transferência de ficheiros via Bluetooth, por exemplo. Nem sempre fomos bem sucedidos em detectar outros dispositivos, e notámos que em alguns ficheiros a performance do Acer Iconia Tab A500 se atrapalhava mais. Não fomos bem sucedidos em todas as transferências realizadas, mas fomos capazes de as realizar de forma relativamente rápida em muitas ocasiões.

Performance do Acer Iconia Tab A500

O Acer Iconia Tab A500 vem equipado com um processador dual core de 1 GHz, e isso nota-se na sua performance. O Acer Iconia Tab A500 manteve, no geral, uma boa performance. Usámos e abusámos de conteúdos multimédia, abrimos "um milhão" de aplicações em simultâneo e navegámos em diversos websites, alguns com forte protagonismo de animações flash, e nunca notámos um impacto significativo na performance do Acer Iconia Tab A500.

Jogar no Acer Iconia Tab A500 é uma experiência bastante interessante. O tablet da Acer veio pré-carregado com alguns jogos, dos quais optámos por experimentar, inicialmente, o Hero of Sparta. O jogo, apesar de não ser impressionante, conseguiu correr sem quaisquer problemas. Infelizmente não podemos dizer o mesmo da nossa habilidade enquanto gamers, mas conseguimos ter uma ideia geral da performance do Acer Iconia Tab A500.

O processador de 1 GHz é mais do que suficiente para o Acer Iconia Tab A500. Faz-nos crer que os utilizadores que tiverem oportunidade de experimentar este tablet irão comprová-lo também.

Acer Iconia Tab A500 review

Conclusões sobre o Acer Iconia Tab A500

Se à primeira vista o Acer Iconia Tab A500 não é o tablet mais apelativo do universo, de um ponto de vista estético, a verdade é que consegue proporcionar muitas horas de entretenimento. Sofre do mesmo problema que todos os tablets da sua categoria (acima das 10 polegadas) sofrem: dificulta e muito a sua portabilidade, mas tem muito a oferecer a respeito de entretenimento.

Talvez a Acer venha a optar por lançar tablets de 10.1 polegadas com melhor distribuição do centro de gravidade, de forma a facilitar a sua utilização com uma única mão. Desta forma ganha alguns pontos e contribui para que o seu factor de portabilidade venha a aumentar exponencialmente. Estamos, contudo, perante um bom tablet, que consegue oferecer aos utilizadores o essencial: entretenimento e uma boa experiência de navegação web.

Acer Iconia Tab A500 review

Gostaríamos, contudo, de ver mais formatos de vídeo suportados. Para quem usufrui de conteúdos multimédia será certamente um bónus, e elimina a necessidade de procurar por leitores que suportem mais codecs. Também as opções de conectividade existentes são mais do que suficientes, e permitem a qualquer utilizador tirar o máximo partido do Acer Iconia Tab A500 sem que sintam, de imediato, o desejo de procurar por outros tablets.

O ecrã, mesmo não sendo fenomenal, proporciona uma boa resolução e nitidez suficiente para que a sua experiência de utilização se torne agradável. E possui igualmente a vantagem de correr Android, dispondo de um vasto leque de aplicações à disposição. Questionamo-nos neste momento se o Acer Iconia Tab A500 vai ter upgrade para Android 4.0 Ice Cream Sandwich - seria certamente uma boa notícia, embora a sua performance actual já permita uma utilização bastante fluída. 

Classificação do Acer Iconia Tab A500

Acessórios: 5,94

Design: 8,08

Interface e Funcionalidades: 7,90

Câmara e Multimédia: 7,43

Internet e Conectividade: 8,50

Performance: 7,54

Extras: 7,90

__________________________________________

CLASSIFICAÇÃO FINAL: 7,61

 

5,007