NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
5G? É fantástico, sim, mas só em 2020

5G? É fantástico, sim, mas só em 2020

segunda-feira, 13 maio, 2013 /
5G? É fantástico, sim, mas só em 2020

A tecnologia em questão foi desenvolvida pela Samsung e permite, entre outras funcionalidades, fazer download de um filme completo em apenas um segundo.

O 4G ainda agora chegou, mas já está tudo de olhos postos no seu sucessor - o 5G, uma tecnologia que a Samsung refere ter desenvolvido e que servirá para equipar os dispositivos do futuro, embora provavelmente ainda tenhamos que esperar até 2020.

A tecnologia 5G permite atingir velocidades de download de 1,056 Gbps, o que permite - entre outras coisas - fazer download de um filme inteiro em apenas um segundo.

Como é que a Samsung conseguiu? Segundo a fabricante sul-coreana foi necessário recorrer a 64 antenas. É que as ondas milimétricas sofrem algfumas limitações de propagação em distâncias consideráveis, especialmente em frequências tão altas - a frequência utilizada pela Samsung foi de 28 GHz. Poderiam estas frequências ter, tal como o 4G, impacto no tamanho dos dispositivos móveis no futuro?

A Samsung junta-se assim à Comissão Europeia e a outros grupos de investigação no desenvolvimento da próxima geração de internet móvel.

5G? É fantástico, sim, mas só em 2020

6,253