NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo

Mensagens para Telemóveis

segunda-feira, 22 agosto, 2011 /
Mensagens para Telemóveis

As SMS, ou mensagens para telemóveis, poderão desaparecer um dia. Não acredita? Saiba como os serviços IM podem acabar com as mensagens para telemóveis.

As SMS, ou mensagens de texto, são a funcionalidade mais utilizada no segmento dos telemóveis, acima da utilização de apps ou até mesmo da realização de chamadas. Por isso mesmo poderá ser difícil crer que dentro de 3 a 5 anos possam desaparecer.

Mensagens para Telemóveis

A causa do desaparecimento do actual sistema de mensagens para telemóveis deve-se ao aumento dos serviços de Instant Messaging (Blackberry Messenger, iMessage, etc) nos telemóveis e tablets. Actualmente todos os utilizadores, dos mais novos aos mais velhos, já estão habituados à comunicação via SMS. A ascensão das apps não pareceu colocar em causa este serviço, pelo menos inicialmente. Agora, e graças aos serviços de chat personalizados, as SMS poderão começar a sentir os efeitos destes serviços personalizados. Consequências? As operadoras de telecomunicações vão perder grande parte dos seus lucros.

Mensagens para Telemóveis

O exemplo mais conhecido será o Blackberry Messenger, uma app/serviço que permite a comunicação gratuita entre os seus utilizadores, apelidado igualmente de "assassino das SMS". O Facebook Messenger é outro dos potenciais serviços/apps que poderão contribuir para o fim das SMS como as conhecemos.

 

O serviço Facebook Messenger permite aos seus utilizadores trocarem mensagens instantâneas, além de imagens e informações de loicalização recorrendo aos contactos da lista telefónica, quer sejam amigos no Facebook ou não. Além disso o Facebook Messenger permite enviar mensagens para telemóveis a grupos de pessoas, facilitando a organização de eventos on-the-go.

Mensagens para Telemóveis

A preços vantajosos (em média 1 dólar) os utilizadores adquirem um serviço que lhes permite poupar imenso dinheiro e que proporciona comunicações quase totalmente gratuitas.

 

Também as cada vez melhores redes Wi-Fi contribuem para o desaparecimento das mensagens para telemóveis, visto que permitem um acesso mais fácil às redes sociais e ao e-mail. Os próprios serviços (Facebook, Twitter) evoluem em função da mobilidade, permitindo a troca de mensagens on the go

 

Mas vão ser necessários alguns argumentos de peso até que as mensagens para telemóveis deixem de ser necessárias: os serviços de Instant Messaging estão limitados em si próprios, não permitindo contactar utilizadores de outros serviços. Já a SMS, por outro lado, está conectada a um único número de telemóvel, que por sua vez permite contactar todas as redes e telemóveis, o que é uma vantagem muito significativa.

Mensagens para Telemóveis

Enquanto não surgir uma app que consiga reunir o melhor dos dois mundos e unir todos os serviços de chat (e esta será uma óptima oportunidade para ser agarrada por developers), as SMS continuarão a ser o meio de comunicação prevalente - a fragmentação funciona contra os próprios serviços IM. 

7,800