NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Terapia online ajuda mulheres a ultrapassar medo de dar à luz, diz estudo

Terapia online ajuda mulheres a ultrapassar medo de dar à luz, diz estudo

sexta-feira, 13 maio, 2016 /
Terapia online ajuda mulheres a ultrapassar medo de dar à luz, diz estudo

Um estudo levado a cabo na Suécia contou com a participação de 28 mulheres à espera do primeiro filho, todas diagnosticadas com tocofobia (em inglês "fear of childbirth"), uma fobia que afeta 25% das mulheres grávidas.

 

Imagem: Flickr/Andras Czipa

A tocofobia, caracterizada pelo medo irracional da gravidez e do parto, leva as mulheres que sofrem desta fobia a requisitar cesarianas quando estas não são uma intervenção necessária. Neste estudo 28 mulheres participaram num programa de apoio online, com duração de oito semanas, onde abordaram temas como reestruturação cognitiva, exposição imaginária e educação psicológica. Cada participante realizou semanalmente trabalhos de casa e atribuiu uma pontuação aos seus níveis de medo. A pontuação foi atribuída segundo o sistema "Wijma Delivery Expectancy/Experience Questionnaire", usado para medir este tipo de fobia. As mulheres receberam, depois, feedback online de uma terapeuta.

As conclusões, publicadas no "Journal of Psychosomatic Obstetrics & Gynaecology", mostram que depois da experiência online houve uma redução significativa na ansiedade associada ao primeiro parto. Os autores do estudo apelam, no entanto, para a necessidade de confirmar os resultados em estudos individuais antes de formular conclusões definitivas. "O estudo indica novas possibilidades de tratamento para mulheres grávidas que sofram de medo severo do parto [ou tocofobia]", explica Katri Nieminen, co-autora de um artigo no estudo publicado no jornal.

Mais informações disponíveis aqui.

2,413