NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Telemóvel abranda automóveis

Telemóvel abranda automóveis

sexta-feira, 04 janeiro, 2008 /
Condutores ficam mais lentos Um estudo realizado na universidade norte-americana do Utah revelou que os automobilistas que fala ao telemóvel enquanto conduzem provocam lentidão na fluidez do trânsito.

O efeito, de resto, era algo de que qualquer condutor se apercebera já, mas a confirmação científica vem assim confirmar a ideia e apontar números: por exemplo, quando o veículo da frente vai muito devagar, as probabilidades do automobilista que vai atrás fazer uma ultrapassagem baixam cerca de 20% se ele for a falar a telemóvel.

Concretamente, um condutor demora 25 a 50 segundos a mais do que o normal a fazer uma ultrapassagem, pois a sua velocidade é em média 3,2 km mais baixa do que se não falar ao telemóvel. E isso é verade mesmo que seja utilizado o sistema de mãs-livres, pois o estudo aponta que a distração de um condutor é provocada pela conversa e não pelo facto de segurar o telemóvel com a mão.

Da mesma forma, o estudo indica que um trajecto automóvel efectuado atrás de um veículo lento e a cerca de 60 metros de distância demora mais 30% de tempo a ser percorrido se o condutor falar ao telefone.
2,530