NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
SMS ajudam a deixar de fumar

SMS ajudam a deixar de fumar

quinta-feira, 10 março, 2011 /
SMS ajudam a deixar de fumar SMS podem ajudar a deixar de fumar, de acordo com investigação.
As SMS podem ajudar os fumadores a largar o vício, de acordo com uma investigação recente. Uma equipa de investigadores da Universidade de Oregon, Estados Unidos, realizou um estudo e concluiu que SMS "chatas" podem ser uma forma barata de ajudar a alterar comportamentos indesejados.

Os investigadores realizaram dois estudos distintos que envolveu um grupo de 27 fumadores - o primeiro monitorizou três regiões do cérebro envolvidas no controlo de impulsos, tendo sido pedido aos fumadores que descrevessem as suas necessidades, mudanças de humor e padrões de fumar. Os pulmões e urina também foram examinados para verificar os indícios de vício.

No segundo teste, os fumadores foram monitorizados durante três semanas, tendo sido bombardeados com SMS "check-ins" 8 vezes por dia.

O estudo, que vai ser publicado esta semana no jornal académico Health Psychology, provou que as SMS podem ser um método user friendly e low cost, para medir hábitos de saúde em tempo real, de acordo com os investigadores. Enviar SMS pode ser o mecanismo ideal para intervenções, porque é low-cost, a maioria das pessoas já possui equipamento que permita isso e as mensagens podem ser entregues quase instantaneamente em várias situações reais, refere a equipa.

Os cientistas descrevem largar um hábito indesejado - como fumar - como uma guerra que consiste numa série de conflitos momentâneos de auto-controlo. Por outras palavras, receber várias SMS 'chatas' durante o dia pode ajudar no auto-controlo.

A contenção de outros vícios, como o alcoolismo, pode beneficiar desta monitorização também. A pesquisa prova ainda, adicionalmente, que alterar comportamentos indesejados requer um nível constante de suporte crítico - seja por parte de um profissional, ou através de SMS.

Recorde-se aqui de outros comportamentos indesejados prevenidos por SMS.

Fonte: Mobiledia
2,715