NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Samsung Galaxy Gear: que aplicações vamos encontrar no smartwatch Android da Samsung?

Samsung Galaxy Gear: que aplicações vamos encontrar no smartwatch Android da Samsung?

sexta, 06 setembro, 2013 /
Samsung Galaxy Gear: que aplicações vamos encontrar no smartwatch Android da Samsung?

O Samsung Galaxy Gear já é oficial, mas há uma questão importante sobre o smartwatch da Samsung: que aplicações vamos ter para o Samsung Galaxy Gear?

O Samsung Galaxy Gear foi anunciado esta quarta-feira e converteu-se, desde então, num dos principais assuntos dentro do universo das tecnologias. Uma das questões que mais nos têm assombrado desde a sua introdução, contudo, passa por um aspecto muito importante de um smart device: aplicações. Como é que o Samsung Galaxy Gear vai satisfazer os seus utilizadores no que a apps diz respeito?

Sendo Android, seria de esperar que o seu ecossistema estivesse preparado para tal, só que o seu ecrã de 1.6 polegadas vai tornar-se bastante limitativo para a esmagadora maioria das aplicações existentes. Como tal, torna-se necessário adaptar o design das aplicações ao tamano do mesmo, e a Samsung já prometeu que, inicialmente, mais de 70 aplicações estariam disponíveis para o Samsung Galaxy Gear.

Ainda não são conhecidas as opiniões do Facebook nem do Twitter em relação ao relógio da gigante sul-coreana, nem se irão desenvolver aplicações próprias para este segmento de mercado. A rede social privada Path, contudo, já admitiu ter interesse em desenvolver uma aplicação para o Galaxy Gear, o que faz dela - até à data - a app capaz de tirar o maior potencial do relógio da empresa: permite partilhar fotos, localizações, e oferece feedback em relação a postagens directamente no relógio.

Samsung Galaxy Gear: que aplicações vamos encontrar no smartwatch Android da Samsung?

Uma aplicação que achamos poder vir a ser interessante para esta plataforma é a eBay: essencialmente vai permitir aceder às notificações do utilizador, acompanhar e realizar licitações. Para descrições mais pormenorizadas dos items a adquirir, contudo, será necessário o smartphone - abrir uma imagem no relógio vai activar automaticamente a aplicação no smartphone.

Aplicações desportivas no Samsung Galaxy Gear

Aplicações como Runstastic e Runkeeper poderão desenvolver o máximo do seu potencial num dispositivo tão compacto como o Galaxy Gear, convertendo-o essencialmente numa ferramenta de monitorização fitness. A interface da aplicação do Runkeeper para o Galaxy Gear ainda não foi divulgadas, mas espera-se que mantenha um nível de funcionalidade relativamente básico e complementar ao da aplicação para smartphones.

A aplicação deverá sincronizar-se com o smartphone de forma a exibir um cronómetro no relógio, além de exibir detalhes como a distância, o tempo e o local. Embora, em termos funcionais, não seja muito diferente da versão para smartphone. Dentro do universo desportivo espera-se a chegada de aplicações como a MyFitnessPal.

Outros conceitos que poderão ser interessantes para esta plataforma: Tripit, uma aplicação dedicada a viagens; Vivino Wine Scanner, que permite fotografar, identificar e obter informações sobre uma garrafa de vinho que esteja à mão; Banjo, que exibe fotografias de eventos ao vivo, entre várias outras.

Samsung Galaxy Gear: que aplicações vamos encontrar no smartwatch Android da Samsung?

Ao todo foram prometidas mais de 70 aplicações para o Samsung Galaxy Gear e há várias delas que ainda estão a caminho da plataforma, muitas delas sem terem avançado detalhes específicos sobre a sua interface ou funcionamento no relógio da empresa. O Evernote, a título de exemplo, poderia funcionar como um "reminder" fantástico graças aos microfones embutidos no Galaxy Gear.

O Samsung Galaxy Gear é uma plataforma que ainda terá que conquistar os utilizadores, mas que para já promete continuar a chamar as atenções sobre si e a motivar o debate sobre os relógios inteligentes enquanto plataformas.

O que acha do Samsung Galaxy Gear? Seria capaz de adquirir um? Diga-nos o que acha!

4,372

Colaborações

MindShaker

O que saber sobre desbloquear o telemóvel?

Por MindShaker | 17 julho 2018

THERENT.ZONE

HTC Vive vs Oculus Rift: qual o melhor equipamento de realidade virtual?

Por THERENT.ZONE | 21 março 2018

eMenuk

Sistema de Menu Digital Para Restaurantes

Por eMenuk | 15 março 2017

Surf Map Portugal

Tecnologia no Surf

Por Surf Map Portugal | 07 março 2017

Colunistas

Lauro Lopes

Google Pixel 3 XL análise

Por Lauro Lopes | 06 fevereiro 2019