NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Portugal Surf Guide. O guia definitivo do surf em Portugal

Portugal Surf Guide. O guia definitivo do surf em Portugal

sexta, 20 novembro, 2015 /
Portugal Surf Guide. O guia definitivo do surf em Portugal

Portugal Surf Guide. Livro e aplicação para Android e iOS

Veja como funciona o Portugal Surf Guide 

Não sei quanto ao leitor, mas para mim - que estou na Costa da Caparica - é um pouco difícil não pensar em surf.

Não tanto por haver uma Surf Shop localizada mesmo ao lado das instalações do Telemoveis.com, mas por me ser praticamente impossível evitar cruzar diariamente com referências a este estilo de vida.

Turistas acompanhados pelas respectivas pranchas de surf e carrinhas em formato pão-de-forma, bem como muito sol e calor, são apenas alguns dos elemmentos habituais da composição do local onde me encontro.

Agora ponha-se no meu lugar e atreva-se sequer a não imaginar como será estar em cima das ondas.

 

É precisamente neste contexto favorável que entra o projecto Portugal Surf Guide.

O trabalho - uma iniciativa de António Pedro de Sá Leal e de Francisco Cipriano - apresenta-se como um guia exaustivo do surf em Portugal, e está disponível em dois formatos distintos: livro & aplicação.

O primeiro, lançado em 2012, é em formato físico.

Já a aplicação apresenta-se como uma extensão dos conteúdos do livro, com o benefício de estar disponível gratuitamente - tanto em Android como em iOS - e de ser bem mais fácil de transportar para qualquer lado.

O Portugal Surf Guide (livro & aplicação) mostra « as melhores ondas, a localização, as característias da onda, como chegar, onde comer, onde dormir, onde aprender a surfar ». E de facto esta descrição não poderia ser mais exacta.

O projecto apresenta-se como um inventário detalhado sobre os locais com boas condições para praticar surf em Portugal.

 

Portugal Surf Guide: a aplicação para telemóveis

 

Portugal Surf Guide. O guia definitivo do surf em Portugal

Imagem: Flickr/Laurent Imagery

 

« Portugal tem mais de 800 km de  costa, com um fluxo de ondulação atlântica constante que o torna num destino de surf de excelência », pode ler-se no comunicado de imprensa da aplicação.

Onde a aplicação é particularmente melhor sucedida que o livro é na sua associação aos locais de interesse para os surfistas. Em cada 'spot' (leia-se: praia) existe apenas uma vaga, que é preenchida durante 12 meses por sponsors que escolham associar-se à app.

A app do Portugal Surf Guide cobre actualmente cerca de 182 'spots' portugueses, incluindo as regiões autónomas.

A aplicação já foi descarregada por utilizadores de 61 países diferentes, o que demonstra que há um interesse turístico a ser considerado na oferta de surf portuguesa.

 

O objectivo é o de oferecer informação útil e credível para os surfistas, mas também de ajudar a promover o comércio local.

Devido à adesão que o Portugal Surf Guide tem registado por parte de potenciais 'sponsors', a Webeffect - que foi quem desenvolveu a aplicação - afirma que poderá vir a abrir vagas adicionais dentro de cada categoria.

Cada entidade ligada ao surf que é representada no Portugal Surf Guide deve disponibilizar informações detalhadas, incluindo: descrição, contactos, coordenadas GPS e galeria de imagens, entre outras informações relevantes para surfistas ou visitantes dos locais.

Quanto às praias, encontram-se sujeitas a uma classificação de 1-5 estrelas. « Foi precisamente por reconhecermos que temos uma oferta de qualidade diversificada ao longo do país que decidimos produzir este Portugal Surf Guide », referem os responsáveis pelo livro físico.

Em cada localização é possível conhecer os principais elementos das ondas, o que inclui a sua consistência, tipo de onda, tipo de público, além de informações referentes ao vento e ondulação.

Também são oferecidas informações sobre a localização (e respectiva acessibilidade), comodidades e estacionamento.

 

Um guia extensivo

 

Portugal Surf Guide. O guia definitivo do surf em Portugal

Imagem: Flickr/Chris Gritti

 

O Portugal Surf Guide é um guia bilingue, ou seja, encontra-se disponível tanto em português como em inglês.

É direccionado para amantes do surf, desde simples iniciados até aos mais experientes.

Cada região - que se encontra organizada por Norte, Centro, Lisboa, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira - conta com uma descrição sobre as principais características do local, bem como algumas referências ao surf local.

As descrições são complementadas com mapas e galerias de imagens que servem para ilustrar as localizações.

Um aspecto a saber-se em relação à galeria de imagens do Portugal Surf Guide está na autoria das suas fotografias: « a qualidade fotográfica deste trabalho foi levada a cabo por André Carvalho, um nome proeminente na fotografia de surf ».

Para quem não está tão ligado ao surf (e eu admito já que não estou), o André Carvalho é um fotógrafo de referência em várias revistas ligadas ao surf.

 

Quanto às informações disponíveis neste guia, os autores do projecto admitem ter visitado cada um dos locais referenciados no Portugal Surf Guide, incluindo nas regiões autónomas.

« Em Portugal não é necessário viajar muito para se encontrar uma onda para desfrutar do melhor do surf e da harmonia entre o homem e a natureza, e é possível conjugar o surf com o melhor que o país tem para oferecer », diz-nos o Portugal Surf Guide em comunicado de imprensa.

Sou obrigado a concordar.

 

4,355
Comentários
close