NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Para que servem ténis inteligentes?

Para que servem ténis inteligentes?

sábado, 03 janeiro, 2015 /
Para que servem ténis inteligentes?

Para mais do que pensa. Os Lechal, de origem indiana, poderão ser especialmente úteis para portadores invisuais

 

 



O que não é inteligente nos dias que correm? Pensando bem, talvez seja melhor não responder. Mas o leitor percebeu o que quis dizer.

No caso do novo segmento dos wearables, a novidade não está apenas na portabilidade destas tecnologias, mas sim no facto do utilizador as poder utilizar consigo em qualquer contexto.

Este conceito foi adoptado pela indiana Ducere Tech, que desenhou uns ténis chamados Lechal que são capazes de oferecer indicações úteis a quem os utilizar. O nome do produto significa, quase literalmente, "Leva-me lá" na sua língua nativa.


Neles o utilizador só tem de introduzir o seu destino - numa aplicação própria que recorre aos Google Maps, ou a outras aplicações de navegação - e essencialmente é isto. Daqui para a frente não há necessidade de recorrer novamente ao smartphone.

O telefone, contudo, pode continuar a ser uma componente necessária. É que estes ténis sincronizam-se com o smartphone através de bluetooth. Mais especificamente, é um módulo integrado nesta peça de calçado que faz a comunicação com o telefone.

Dependendo da direcção para onde o utilizador deve virar, os ténis emitem um sinal sonoro. Além deste acompanhamento, os Lechal também são capazes de monitorizar a quantidade de passos dados pelo utilizador e oferecer uma estimativa das calorias queimadas.


O segredo não está nos ténis em si, mas nas suas solas - ou melhor, na tecnologia aplicada às suas solas. A mesma encontra-se disponível separadamente, em solas para sapatos que podem ser adquiridas à empresa.

Quanto aos ténis, o seu valor actual situa-se entre os 100 e os 150 dólares, dependendo se as encomendas se destinam aos ténis ou às solas. Este valor garante aos clientes da empresa os ténis, um carregador e a aplicação, que é compatível com Android, iOS e Windows.

As encomendas encontram-se disponíveis no site oficial da empresa.


3,642