NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Música para relaxar online que só pode ouvir uma vez

Música para relaxar online que só pode ouvir uma vez

quarta, 12 outubro, 2016 /
Música para relaxar online que só pode ouvir uma vez

"Summer is Gone" é um álbum online de músicas para relaxar e dormir, que só pode ouvir uma vez na vida.

Saiba mais sobre a Mindshaker

*Está a ler um guest post da Mind-shaker.com

Uma das citações mais famosas de sempre está atribuída a Pablo Picasso: "aprenda as regras como um profissional, para as quebrar como um artista". Picasso, que faleceu em Abril de 1973, não chegou a conhecer as coisas boas da internet, mas cheira-nos que talvez apreciasse o esforço de Bill Baird, um músico experimental norte-americano, que se apoiou nas tecnologias para lançar o seu último projecto - "Summer is Gone", um disco digital de música para relaxar profundamente e dormir.

Com "Summer is Gone", Bill Baird quebrou todas as regras: gravou um álbum único, que disponibilizou gratuitamente online, que só pode ser experienciado pelos ouvintes uma única vez. Não que quem retorne ao site fique impedido de voltar a escutá-lo, mas antes porque regressar vai implicar uma experiência completamente diferente da anterior.

 

O álbum "não só reflecte sobre a temática da memória, como também recorre à natureza transitória da memória", explica Kevin Holmes no The Creators Project. "Para fazer isto, Baird gastou 300 horas a criar um álbum de dez músicas, e outras 150 horas a produzir 250 remisturas. Essas foram depois trabalhadas em sequências únicas para cada visitante, num site personalizado". 

O resultado é um conjunto de músicas online, ideal para relaxar e dormir, que nunca se repete. Sempre que alguém entra no site, uma nova versão do álbum é gerada especificamente naquele momento, influenciada pela hora e pela localização do utilizador. Isto quer dizer que, sempre que alguém visita o site, vai ter direito a ouvir uma versão diferente do álbum.

 

Cada versão gerada tem apenas uma hora de duração. Quando esse período de tempo chega ao fim, essa versão única do disco ficará permanentemente perdida no tempo, à semelhança das nossas memórias e das nossas experiências no mundo.

Música para relaxar online que só pode ouvir uma vez

3,540