NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Jony Ive. O Designer por detrás do iPhone

Jony Ive. O Designer por detrás do iPhone

quarta-feira, 23 setembro, 2015 /
Jony Ive. O Designer por detrás do iPhone
Conheça uma das mentes brilhantes por detrás dos produtos Apple.

Jonathan Ive nasceu em Fevereiro de 1967 em Londres, Reino Unido. Estudou arte e design no Instituto Politécnico de Newcastle, actualmente Universidade de Northumbria. Após se graduar em 1989, Ive cofundou a empresa Tangerine, uma companhia dedicada a consultoria de design sediada em Londres, que contava com a Apple como sua cliente.

Em 1992, a Apple ofereceu a Jony Ive uma posição a full time na sua sede em Cupertino, proposta que prontamente aceitou.

Entre 1992 e 1997, os trabalhos de Jony Ive não obtiveram o mérito e importância de que actualmente usufruem, tendo os mesmos apenas sido devidamente apreciados aquando do regresso de Steve Jobs à Apple, altura em que o peso do seu trabalho começou de facto a ser maior.
 

Jony Ive no início do seu percurso na Apple

Jony Ive New

PERFECCIONISMO E SIMPLICIDADE
 

Jony Ive sempre trabalhou com uma filosofia em mente: a de que o computador se tinha tornado no centro da vida doméstica. Com esta ideia em mente, o vice-presidente do design industrial desde 1997, começou a desenhar produtos que eram lustrosos e simultaneamente simples e fáceis de utilizar, algo que conseguia atingir através de uma devota atenção aos detalhes que passavam frequentemente despercebidos.

Após vendas na ordem dos 2 milhões de unidades do Apple iMac em 1998, o design dava finalmente um robusto lucro à empresa desde 1995. Os designs que foram levados a cabo em seguida sempre demonstraram uma enorme preocupação em exponenciar o esforço em aumentar a eficácia e conveniência para o utilizador.

Toda a atenção providenciada por Ive ao detalhe, assim como o perfeccionismo em conseguir exponenciar todas as suas capacidades em criar um produto o mais humano possível, fizeram com que o actual vice-presidente sénior da Apple ganhasse o troféu de melhor designer de 2003 oferecido pelo museu do design, espelhado por um prémio de cerca de 40.000 dólares, reconhecendo assim o seu espantoso trabalho ao desenhar o iMac em 2002.


iMac 2002

iMac 2002

CONDECORAÇÃO PELA REVOLUÇÃO
 

Passados apenas dois anos de ganhar o prémio de melhor designer em 2003, Ive tornou-se o vice-presidente sénior de design industrial na empresa da maçã, onde continuou a desenvolver e a melhorar espectaculares equipamentos como o revolucionário iPod (2001), assim como o iPhone (2007).

Em 2008, Jony Ive já tinha conseguido ganhar seis “Lápis Negros”, um dos mais valorizados prémios na área do design, atribuído pela prestigiada organização britânica D&AD (Design and Art Direction).

Devido ao seu fantástico trabalho realizado numa das maiores empresas tecnológicas dos nossos tempos, Jony Ive foi, em 2012, condecorado com o maior título nobre que Inglaterra pode atribuir numa república, o de cavaleiro, valendo-lhe o famoso nome de “Sir”.
 

Jony Ive condecorado

Jony Ive Prémio
 

Desde 2012 até ao actual ano de 2015, Ive participou activamente na criação e design de vários produtos que reflectiram algumas das maiores alterações alguma vez presenciadas em equipamentos da Apple, como a transição do iPhone 4 para o 5, ou do 5 para o 6, passando ainda pelo famoso iPad e iPad Mini, assim como por todas as versões que os caracterizaram.

Actualmente continua como vice-presidente sénior da Apple, adivinhando-se que as suas produções e conceitos irão certamente continuar a surpreender o mundo das tecnologias. 
3,228