NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Conduzir e falar ao telemóvel. Como o fazer legalmente

Conduzir e falar ao telemóvel. Como o fazer legalmente

terça-feira, 05 maio, 2015 /
Conduzir e falar ao telemóvel. Como o fazer legalmente

Damos algumas dicas em como usares o teu smartphone a conduzir, sem que corras perigo se ser multado ou de cometer algum crime.


Frequentemente recebermos chamadas/mensagens enquanto conduzimos. É também uma tentação atender o telemóvel nessas alturas, pois na nossa cabeça achamos que não tem qualquer tipo de problema, dado que certamente conseguimos prestar atenção ao que está a ser dito do outro lado, ao mesmo tempo que estamos atentos à estrada. A verdade, é que não é bem assim.

De acordo com a universidade do Utah nos Estados Unidos (nota: a ligação deixou, entretanto, de estar disponível) numa publicação datada de 2005, ao colocar um condutor de 20 anos atrás do volante ao mesmo tempo que fala ao telemóvel, o seu tempo de reacção será equivalente a uma pessoa com setenta anos. Ou seja, não é de todo aconselhável.

Então, que formas podemos adoptar para que para além de não sermos multados, possamos também conseguir usar o telemóvel a conduzir e com segurança? Deixamos-te algumas opções.


#1 – Compra um auscultador Bluetooth

Os auscultadores não são só para ouvir música com qualidade, servindo também para estas situações. No acto da condução, como todos sabem, a multa por colocar o telemóvel ao ouvido é bastante alta, tal como a infracção que é considerada grave. Deste modo, uma das opções para contornar essa medida é exactamente a de comprar um auscultador, o que de acordo com a lei, é perfeitamente permitido.

 

AuscultadorBluetooth

#2 – Utiliza a alta voz

Esta medida é provavelmente a mais lógica. Hoje em dia qualquer smartphone tem esta opção, portanto, não te custa nada comprar um suporte para colocar o telemóvel no tablier do carro, e aquando da recepção de uma chamada, colocar a mesma em alta voz de forma a que não tenhas necessidade de pegar no equipamento. Se tiveres possibilidade de ligar o smartphone às colunas de som do automóvel, ainda melhor.

SuporteTelemovel


#3 – Traduz as mensagens em voz

As chamadas estão tratadas mas… e as mensagens?

Existem algumas formas bastante simples de ler/enviar mensagens sem que tenhas de estar sempre a olhar para o ecrã do telemóvel, sendo que a principal, é transferires uma aplicação que traduza o texto em voz. Na Google PlayStore tens algumas disponíves, caso da Write SMS by Voice, aplicação que pessoalmente mais recomendo.

Para os utilizadores de iPhone, a partir do iPhone 4S podem fazer uso da assistente pessoal Siri para traduzir as vossas mensagens por voz, dado ser uma das suas funções disponíveis. 

SmartphoneTalk


 

7,571