NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Como procurar emprego na internet

Como procurar emprego na internet

quinta-feira, 21 maio, 2015 /
Como procurar emprego na internet

Lembre-se destes passos quando realizar a sua próxima candidatura de emprego. 


O processo de procura de emprego pode ser árduo e moroso. Tendo em conta o actual contexto socio-ecnonómico nacional, é de conhecimento comum que a busca por uma actividade laboral é tudo menos um processo ágil e simples. Desta forma todas as dicas, ajudas, guias, sugestões e incitações em como facilitar o processo de procura de emprego são sempre bem-vindas. 

Depois de indicarmos algumas apps que podem ajudar neste processo, deixamos hoje aos nossos caros leitores algumas sugestões, que a nosso ver devem ter em conta já na próxima vez que se decidirem aventurar neste duro processo que é a procura de emprego.


#1 – Candidate-se às suas empresas favoritas em primeiro lugar

Se o seu sonho passa por trabalhar numa das suas empresas favoritas (porque não?), começe por se candidatar ás ditas antes de se propor a qualquer outra. Antes de enviar emails directamente a empregados da empresa, deve primeiramente submeter a sua candidatura através dos canais mais comuns disponibilizados pela companhia, que normalmente são facilmente identificados através de keywords como “carreiras”, “empregos” ou mesmo frases do género “quer trabalhar connosco?”.

Por norma, antes de qualquer candidatura mais personalizada e individualmente dirigida devem primeiro fazer uso dos meios supracitados, pois os mesmos usualmente dispõem de formulários onde se podem inserir todas as informações legais necessárias como número de documento de identificação, morada, etc.

Aquando do processo de escolha da empresa a se candidatar, tenha em conta o seguinte.

. Empresas se que faz uso no dia-a-dia ou que ouve falar numa base quotidiana.

. Empresas em que acredita e pelas quais nutre alguma paixão.

. Empresas que recrutem fortemente pessoal da sua área de trabalho.


#2 – Transfira a extensão “Rapportive”

Disponível para o Google Chrome, ao transferir e instalar esta componente, a mesma irá mostrar o perfil na rede social LinkedIN de todos os seus endereços de email. Ou seja, cada vez que pretender enviar um email, com a Rapportive terá a certeza que o estará a enviar para a pessoa certa.

Rapportive
Faça a transferência, aqui.
#3 – Procure pela empresa e cargos associados na rede social LinkedIN

Esta busca poderá ter alguma utilidade. Suponhamos que pretende trabalhar na Adecco, por exemplo, como técnico/a de recursos humanos. Ao procurar na rede social pela empresa e pelo cargo, poderá encontrar informações do seu “futuro” patrão, e talvez seja a ele que quer enviar uma mensagem a propor-se para determinado cargo, dado que o mesmo poderá eventualmente exercer alguma influência numa possível decisão de aceitação (ou não) da sua candidatura.

#4 – Encontre o URL da empresa

Após ter identificado o seu “alvo” no LinkedIN, está na altura de descobrir o URL da companhia. Por exemplo, se se estiver a candidatar para a empresa Adecco, o URL da empresa é “Adecco.com”. Isto quer dizer que o email da pessoa que identificou no LinkedIN para enviar a sua candidatura também terá um email a acabar em “adecco.com”.

#5 – Tente diferentes combinações de email

Abra o seu gmail e começe a escrever possíveis combinações a partir do nome da pessoa a quem quer enviar a sua candidatura. Crie um novo email, e no separador correspondente ao destinatário, escrevas as hipóteses que pretende testar. Exemplo: se a pessoa se chama Ana Martins, tente "Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar."; "Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar."; "Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar."; "Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar." por aí adiante, até conseguir encontrar o seu verdadeiro email, cuja confirmação irá surgir através da extensão descrita no ponto 2, a “Rapport”, que lhe irá demonstrar uma pré-visualização do perfil da pessoa desejada na rede LinkedIN, caso tenha acertado no email correcto.

 

Rapport


#6 – Contacte a pessoa desejada

Chegou a parte mais “emocionante”. Já tem o email do seu alvo nas mãos, já sabe o que precisa de saber sobre a pessoa e agora, está na altura de a contactar e rezar a todos os deuses que ela lhe responda. 

É recomendável que caso a pessoa não lhe responda, não envie logo outro email de seguida. Espere 3 a 5 dias até enviar um novo email, para outra pessoa do departamento. Caso não obtenha qualquer resposta por parte de ninguém… tente o mesmo, noutra empresa. 


#7 – Anote os seus progressos

Crie um ficheiro excel, escreva no Word ou no seu caderno pessoal todo o progresso que tem vindo a ser feito. Anote os nomes das pessoas que já contactou, assim como as empresas e as datas em que o fez, de forma a que no futuro não corra o risco de enviar o mesmo email à mesma pessoa que já escolheu não lhe dar resposta. Depois é uma questão de tentativa e erro, até que surja finalmente alguém que lhe dará uma resposta e consequentemente uma hipótese de vir a a trabalhar numa empresa por si desejada. 

Progressos

3,328