NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Como fazer o carregador do telemóvel durar mais tempo

Como fazer o carregador do telemóvel durar mais tempo

terça-feira, 22 junho, 2021 /
Como fazer o carregador do telemóvel durar mais tempo

Imagem: pixabay

Os carregadores, tal como qualquer aparelho eletrónico, precisam de alguns cuidados para que durem o máximo de tempo possível. Caso contrário, podem prejudicar o carregamento do telemóvel ou, mesmo, deixarem de carregar o mesmo.
Neste conteúdo vamos mostrar-lhe que cuidados são esses que ajudam a que o carregador dure mais tempo.

Cuidados a ter com o seu carregador

Opte por carregadores oficiais

Comprar carregadores oficiais vai aumentar a durabilidade do carregador e do próprio telemóvel, portanto, sempre que possível, opte por estes, mesmo que tenha de pagar um pouco mais.
Além do aumento da durabilidade, os carregadores de fábrica ou certificados também irão garantir um carregamento mais rápido e evitar problemas como o sobreaquecimento do carregador.
E se um carregador não oficial for a única opção disponível no momento? Nesse caso pode optar por esse carregador, mas troque-o o mais rapidamente possível para evitar danos no telemóvel e possíveis acidentes durante o carregamento.

Proteja as extremidades

Não importa se usa um carregador tipo C ou um carregador micro USB, ambos são mais sensíveis nas extremidades e, como tal, devem ser protegidos. A proteção pode ser feita com recurso a vários acessórios, como fita ou molas próprias. Pode, ainda, reforçar todo o fio para uma proteção completa.
Lembrando que já existem cabos que vêm com reforço nessas zonas sensíveis e, portanto, não terá de ter quaisquer cuidados em especial. Essa proteção extra pode ser encontrada, normalmente, em carregadores da marca.
Evite, ainda, dobrar o cabo nessas extremidades sensíveis, pois, mesmo que não veja a olho nu, essa dobra pode estar a afetar o carregamento do telemóvel, o carregador, e, até, a poupança da bateria.

Guarde o carregador com cuidado

Dobrar o cabo como der e colocá-lo na mala ou mochila sem cuidado, irá provocar estragos no mesmo a longo prazo.
Para guardar o cabo corretamente, desconecte-o sempre do carregador para evitar que danifique. De seguida, enrole o cabo ao redor da mão e prenda-o com algum acessório que evite que ele deixe de estar enrolado.
Outro cuidado que pode ter é o uso de bolsas ou caixas para guardar o cabo e o adaptador. Dessa forma evita que estes se espalhem na mochila ou mala e que sofram com quedas. Existem diversas caixas e bolsas à venda com esse propósito.

Tome atenção aos locais onde carrega o seu smartphone

Muitos consumidores carregam o telemóvel incorretamente, colocando o telemóvel a uma altitude diferente da tomada onde o carregador está ligado. Claro que, a longo prazo, isso pode danificar o cabo pois estará a exercer uma força não natural sobre o mesmo.
O melhor será carregar o telemóvel num local onde a altitude não seja muito diferente e, portanto, não serão exercidas forças desnecessárias sobre o mesmo. Mesmo que estejam a uma mesma altitude, não estique o cabo durante o carregamento.
Se, por outro lado, não consegue carregar o telemóvel à mesma altitude, certifique-se que o cabo é suficientemente comprido para que não seja exercida essa força não natural. Além disso, não crie pressão sobre o mesmo com móveis – por exemplo – quando estiver a carregar em tomadas que se encontram atrás dos mesmos – camas, mesas de cabeceira, entre outros.

Como carregar o telemóvel sem carregador por cabo?

Outra forma de não estragar os carregadores mencionados anteriormente é usando um carregador sem fios. Esse carregador tem causado alguma curiosidade nos consumidores.
Deixe que lhe expliquemos como funciona o carregador wireless. Na prática, este carregador gera um campo magnético que resulta em energia que permite o carregamento do telemóvel. No entanto, o telemóvel tem de estar à distância em que é possível fazer o carregamento – em alguns casos, o seu telemóvel pode estar a 2,5 metros.
O iPhone, por exemplo, é um dos telemóveis que já permite o carregamento wireless e, na página relativa a esse assunto, tem acesso a algumas dicas que irão ajudar a melhorar a qualidade do carregamento.
Os aparelhos que permitem esse carregamento sem fios podem ser comprados em diversas lojas de tecnologia ou que vendam produtos tecnológicos, como a Worten ou a Fnac, entre outras.



Tendo o máximo de cuidado, será possível aumentar o tempo de vida do seu carregador e poupar alguns euros na sua carteira.

872