NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo

Lembram-se do Nokia N9? Então conheçam o Jolla e o Sailfish OS

terça-feira, 21 maio, 2013 /
Lembram-se do Nokia N9? Então conheçam o Jolla e o Sailfish OS

O Jolla é o primeiro smartphone da start-up finlandesa e vem introduzir o seu próprio sistema operativo no mercado - o Sailfish OS, que é uma espécie de continuação lógica do desenvolvimento do MeeGo OS no Nokia N9.

Embora a Jolla ainda seja um nome relativamente desconhecido dentro do mercado, vários dos integrantes desta start-up finlandesa foram responsáveis pelo desenvolvimento de um dos smartphones mais icónicos da Nokia - o Nokia N9, um smartphone que corria MeeGo e que inspirou o design da primeira geração de smartphones Nokia Lumia. O Jolla e o Sailfish OS apresentam-se como a continuação lógica desse desenvolvimento.

O primeiro smartphone da empresa chama-se apenas Jolla e vem equipado com um ecrã de 4.5 polegadas (resolução desconhecida), um processador dual-core e 16 GB de espaço de armazenamento, além de também contar com suporte para expansão de memória via microSD.

O design é definitivamente um dos aspectos mais exóticos desta nova proposta - o smartphone parece estar dividido em duas 'peças' distintas, como se estivessem coladas uma à outra. A peça 'colorida' consiste numa capa-de-protecção que o smartphone consegue detectar e interpretar, personalizando assim o look e o tema do sistema operativo. Sendo o Jolla uma plataforma aberta e cujo código-fonte já se encontra disponível, as potencialidades desta nova plataforma poderão ser muito interessantes.

'Juntem a 'Outra Metade' [Other Half] e o vosso Jolla ganha vida e [torna-se] único', refere a Jolla no seu website. 'Torna-se na vossa outra metade, exactamente como quiserem que seja'. O software adapta-se ao esquema de cores e design que os utilizadores preferirem. Ainda não são conhecidos todos os detalhes acerca deste smartphone da Jolla, mas sabe-se que irá suportar 4G LTE e que virá equipado com uma câmara digital de 8 MP, além de possuir bateria amovível.

Segundo avançou o GSMArena, este smartphone também vai suportar aplicações Android e irá estar disponível no mercado europeu no final de 2013, a um preço estimado de €399.

Lembram-se do Nokia N9? Então conheçam o Jolla e o Sailfish OS

5,452