NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo

iPhone. Um telemóvel para míudos crescidos

segunda-feira, 30 março, 2015 /
iPhone. Um telemóvel para míudos crescidos

Uma mãe ofereceu um iPhone ao filho de 13 anos, com um conjunto de regras e princípios fundamentais.


Sabe-se que as crianças e adolescentes podem ser por vezes bastante descuidadas, até irresponsáveis com os seus pertences. Desta forma, é essencial que uma boa educação por parte dos pais seja transmitida aos filhos e saberem desde cedo, que nada neste mundo é de borla.

Esta notícia é datada de 2012, contudo, a mesma continua e continuará a ser sempre actual.

Afinal de contas, uma boa educação é algo intemporal.

Tendo oferecido ao seu filho de 13 anos um iPhone para o Natal, a mãe do sortudo rapaz também fez o smartphone acompanhar-se de um contracto bastante explícito e detalhado, com dezoito regras que o filho tem obrigatoriamente de seguir.

1 – É o meu telemóvel. Eu comprei-o. Eu paguei-o. Estou a emprestar-to. Não sou a melhor?

2 – Eu saberei sempre a password.

3 – Se ele tocar, responde. É um telemóvel. Diz olá, usa a tua educação. Nunca ignores uma chamada se no ecrã estiver escrito “mãe” ou “pai”. Nunca.

4 – Entrega o telemóvel a um dos teus pais, precisamente às 7:30 da tarde nos dias da semana, e às 9:00 da noite nos dias de fim-de-semana. Ele será desligado durante a noite e ligado outra vez às 7:30. Se não farias uma chamada a alguém em que houvesse a possibilidade de serem os pais a atender, então não a faças ou mandes mensagens. Respeita os outros como gostavas que te respeitassem a ti.

5 – Não vai para a escola contigo. Tem uma conversa em pessoa com quem envias mensagens. É uma virtude. *Visitas de estudo e actividades extracurriculares terão uma atenção especial.

6 – Se ele caír na sanita, partir-se contra o chão ou desaparecer, és responsável pelo custo de reparação. Corta a relva, faz babysitting ou guarda dinheiro do aniversário. Vai acontecer, portanto vai-te preparando.

7 – Não uses esta tecnologia para mentir ou enganar outros seres humanos. Não te envolvas em conversas que possam prejudicar outros. Sê um bom amigo primeiro, ou então sai da linha de fogo.

8 – Não envies mensagens, emails,ou digas alguma coisa que não dirias pessoalmente.

9 – Não envies mensagens, emails, ou digas alguma coisa que não dirias em voz alta com os pais no mesmo quarto. Cria alguma autocensura.

10 – Pornografia é proíbido. Procura informações na internet que partilharias abertamente comigo. Se tens alguma questão acerca de qualquer coisa, pergunta a uma pessoa. Preferencialmente a mim ou ao teu pai.

11 – Desliga-o ou mete-o em silêncio quando estiveres em público. Especialmente num restaurante, no cinema, ou enquanto estás a falar com outra pessoa. Tu não és mal educado; não permitas que o iPhone mude isso.

12 – Não envies ou recebas imagens das tuas partes privadas ou de qualquer outra pessoa. Não te rias. Um dia serás tentado a fazer isto, apesar da tua grande inteligência. É arriscado e pode arruinar a tua vida escolar e idade adulta. É sempre uma péssima ideia. O ciberespaço é vasto e mais poderoso do que tu. E é difícil fazer alguma coisa dessa magnitude desaparecer – incluindo uma má reputação.

13 – Não tires um zilião de fotografias e vídeos. Não há necessidade de documentar tudo. Vive as tuas experiências. Elas serão guardadas na tua memória para sempre.

14 – Deixa o teu telemóvel em casa de vez em quando, sente-te à vontade e seguro nessa decisão. Não está vivo nem é uma extensão de ti. Aprende a viver sem ele. Sê maior e mais poderoso que o medo de perder alguma coisa.

15 – Transfere música que seja nova, clássica ou diferente de todos os outros milhões de míudos que ouvem a mesma coisa. A tua geração tem acesso a música como nunca existiu antes. Aproveita essa vantagem. Expande os teus horizontes.

16 – Joga um jogo com palavras, puzzles ou de estimulação intelectual de vez em quando.

17 – Levanta sempre a cabeça. Olha para o mundo em teu redor. Olha por uma janela. Ouve os pássaros. Dá um passeio. Fala com um estranho. Sonha sem teres que ir ao Google.

18 – Tu vais fazer asneira. Eu irei tirar o teu telemóvel. Nós iremos sentarmo-nos e conversar sobre isso. Iremos começar tudo de novo. Eu e tu, nós estamos sempre a aprender. Eu estou na tua equipa. Nós estamos nisto juntos.

É minha esperança que concordes com estes termos. Muitas desta lições aqui escritas não se aplicam apenas ao iPhone, mas sim à vida em geral. Estás a crescer num mundo que muda rapidamente. É excitante e sedutor. Mantem-no simples sempre que puderes. Confia na tua forte mentalidade e grande coração, antes de qualquer aparelho. Eu amo-te. Espero que aproveites o teu novo espectacular iPhone.

Beijinhos,

Mãe

Pais, o que acham? Já fizeram algo semelhante?


 

4,096