NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo

iPhone 5 e iPhone 4S da Apple em retrospectiva

terça-feira, 03 janeiro, 2012 /
iPhone 5 e iPhone 4S da Apple em retrospectiva

2011 acabou por ser o ano do iPhone 4S, não do iPhone 5. Em 2012, por outro lado, esperamos continuar a ouvir falar, e muito, do Apple iPhone 5.

Seria difícil de imaginar, há exactamente um ano atrás, que iríamos chegar a 2012 sem conhecer o iPhone 5 da Apple. E se 2011 podia ter sido o ano do iPhone 5, que acabou por se tornar no iPhone 4S, 2012 promete seguir a mesma tendência.

iPhone 5 e iPhone 4S da Apple em retrospectiva

Porquê? Rumores sobre o iPhone 5 não são propriamente uma novidade. Na verdade, e após o lançamento do iPhone 4, começaram a surgir expectativas sobre o seu mais que aguardado sucessor. Basta recordar o dia anterior à apresentação do iPhone 4S, que decorreu no dia 4 de Outubro de 2011. O mundo inteiro aguardava pelo iPhone 5 e, possivelmente, pela apresentação de um outro smartphone, conhecido por iPhone 4S.

É interessante recordar, em 2012, que a não existência de um iPhone 5 pareceu ter mais importância que a apresentação do novo iPhone 4S. Mas mais interessante ainda é constatar que, mesmo que tenha havido alguma desilusão a esse respeito, o iPhone 4S foi um enorme sucesso comercial para a Apple, que inclusive bateu os recordes de vendas do seu maior êxito até à altura, o iPhone 4.

iPhone 5 e iPhone 4S da Apple em retrospectiva

E assim se continuou a falar de iPhone 5. Não será à toa que o termo iPhone 5 tenha sido um dos mais pesquisados em 2011, de acordo com os dados divulgados pela Google. Também a morte do co-fundador da Apple, Steve Jobs, e os rumores de que o pai do iPhone terá concentrado os seus derradeiros esforços no iPhone 5 - deixando o desenvolvimento do iPhone 4S para outra equipa -, contribuíram para manter a "chama do iPhone 5" acesa.

2012 apresenta-se como um cenário bem mais provável para o lançamento do iPhone 5, embora tal não deva ocorrer antes de Outubro. De acordo com as informações disponíveis actualmente, a data de lançamento mais unânime para o lançamento do iPhone 5 parece ser o dia 5 de Outubro, exactamente um ano após a morte de Steve Jobs.

iPhone 5 e iPhone 4S da Apple em retrospectiva

As mudanças que o iPhone 5 poderá incluir também deverão ser mais significativas: ao contrário do iPhone 4S, que só apresentou algumas melhorias face ao iPhone 4, o iPhone 5 deverá apresentar um novo design em conjunto com novas especificações técnicas, tais como o suporte NFC - para pagamentos via telemóvel -, suporte LTE (4G) e ainda um processador quad-core.

No entanto, e até à data, continuam a não existir evidências sobre a existência de um iPhone 5. Por enquanto tudo o que se "sabe" sobre o iPhone 5 é baseado em rumores, que por vezes se contradizem, e em especulações. Mas que vão continuar ao longo de 2012 até que a Apple lance, de facto, o iPhone 5. Para depois dar lugar a rumores sobre um possível iPhone 6.

iPhone 5 e iPhone 4S da Apple em retrospectiva

O que pensar, então, sobre a relação entre o iPhone 4S e o iPhone 5? Talvez seja demasiado cedo para o dizer, mas esperamos que quando lançar o iPhone 5 a Apple não se depare com os mesmos problemas que teve após o lançamento do iPhone 4S - tais como a polémica autonomia de bateria, que não foi ainda resolvido, vulnerabilidades na segurança e ainda um problema de áudio, relacionado com as chamadas telefónicas.

10,375