NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo

Huawei Ascend P6 introduz análises do Telemoveis.com em 2014

segunda-feira, 13 janeiro, 2014 /
Huawei Ascend P6 introduz análises do Telemoveis.com em 2014

Começámos 2014 com o Huawei Ascend P6, um smartphone Android de gama elevada, mas ainda assim acessível quando comparado a topos-de-gama actuais

 

Veja também: Houve mais telemóveis a aceder ao Telemoveis.com em 2013

Veja também: Kodak lança lentes fotográficas para smartphones

O Huawei Ascend P6 é um smartphone Android de gama alta, mais próximo talvez de topos-de-gama menos actuais como o Galaxy S3 ou o LG Nexus 4 do que de propostas mais recentes. Não é para menos - este smartphone foi lançado internacionalmente em Junho do ano passado e actualmente pode ser encontrado no mercado português por €369, desbloqueado, em cadeias de retalho populares como a Fnac. Chama a atenção pelo seu design ultra-fino e elegante.

 

O Ascend P6 mede apenas 6,2 mm de espessura e é inclusive mais fino do que o iPhone 5S, mas não é tão leve quanto poderá parecer. As suas 120g, ainda que bem-vindas, não transmitem confiança suficiente para levar este smartphone connosco para qualquer lado, desprotegido. Para colmatar este aspecto, a Huawei incluiu na embalagem do Ascend P6 uma capa de protecção à base de plástico, transparente, que já ajuda a evitar estragos em locais tão habituais como o bolso. Em termos estéticos, contudo, estraga um pouco a imagem que a Huawei pretendeu transmitir na sua gama alta.

Veja também: Sony tem Windows Phone no horizonte, mas guarda distância

Veja também: iPhone 6 vem aos pares em 2014, Apple quer tamanhos diferentes (rumor)

telemoveis red arrow

Huawei Ascend P6 introduz análises do Telemoveis.com em 2014

O ecrã é um LCD IPS de 4,7 polegadas de resolução HD (720p), com uma boa densidade de 312 píxeis por polegada. Isto confere ao Huawei Ascend P6 uma qualidade de imagem acima da média, mas sem os exageros desnecessários de um ecrã Full HD - cujos benefícios extra seriam certamente bem-vindos, ainda que dispensáveis, e tornariam este aparelho menos acessível.

O seu tamanho é compacto o suficiente para podermos manuseá-lo com uma só mão, mas grande o suficiente para termos uma boa experiência Web, a consumir multimédia ou simplesmente a jogar. Os utilizadores com mãos mais pequenas, no entanto, não deverão conseguir evitar alguma ginástica com os dedos em ocasiões onde só utilizem o P6 com uma única mão (enquanto vêem e-mails em movimento, ou durante a gestão de alguma playlist).

E por falar em música, o Huawei Ascend P6 vem equipado com a tecnologia Dolby Digital Plus, que segundo a Huawei optimiza a experiência áudio no seu smartphone. Podemos confirmar o seguinte: a qualidade de som no Huawei Ascend P6 é boa, inclusive durante as chamadas, mas requer um bom par de auscultadores para tirarmos proveito desta tecnologia.

Huawei Ascend P6 introduz análises do Telemoveis.com em 2014

Aproveitamos a ocasião para fazer uma pequena observação: a entrada para os auscultadores no Ascend P6 está localizada num sítio muito pouco convencional. O fundo do Ascend P6 é arredondado, e a entrada (3,5 mm) está localizada no fundo do smartphone, no seu lado esquerdo. Quando recebemos o telemóvel pela primeira vez tivemos algumas dificuldades em detectá-la, uma vez que, vindo protegida, e devido à sua localização pouco convencional, tornou-se mais difícil de detectá-la.

A localização da entrada dos auscultadores é mais estética do que prática, uma vez que os utilizadores mais cuidadosos tenderão a redobrar os seus cuidados para não danificarem os seus auscultadores. No nosso caso, adquirimos o hábito de colocar o Ascend P6 deitado dentro do bolso, com a base virada para cima de forma a livrarmos os fios dos auscultadores de potenciais obstáculos como as chaves.

A edição que recebemos para testes disponibilizava 8 GB de espaço de armazenamento, mas existe uma outra variante com 16 GB. O Huawei Ascend P6 também suporta expansão de memória via microSD até 32 GB.

Huawei Ascend P6 introduz análises do Telemoveis.com em 2014

Um pormenor fantástico neste smartphone é o facto de disponibilizar 2 GB de RAM, uma quantidade que permite usufruir de uma boa experiência de utilização com este smartphone e que geralmente se encontra acessível só em gamas muito elevadas. Graças aos 2 GB de RAM conseguimos usufruir de uma boa experiência Android e foram raras as ocasiões em que lidámos com aplicações a arrastarem-se ou a crashar. A única situação que registámos foi com a aplicação Sonic Dash, mas a julgar pelas críticas disponíveis na Google Play, a situação foi recorrente inclusive em outros modelos de gamas elevadas.

A câmara digital do Ascend P6 é de 8 MP e permite gravar vídeos em Full HD, além de disponibilizar ingredientes essenciais para uma experiência completa, tais como o flash LED e a auto-focagem. Em geral, a qualidade de imagem das fotografias tiradas pelo Ascend P6 surpreendeu-nos pela positiva e ficámos muito agradados com os resultados. A câmara frontal é de 5 MP, e é talvez o aspecto que menos valorizámos neste smartphone - considerámo-la um pormenor algo desnecessário, uma vez que não somos utilizadores de video-conferência e porque é um pormenor que encarece o dispositivo.

O Huawei Ascend P6 vem equipado com um processador quad-core de 1,5 GHz, uma potência mais do que adequada para a gama a que se propõe.

Huawei Ascend P6 introduz análises do Telemoveis.com em 2014

A versão do Android que encontrámos a operar aqui foi a 4.2.2 Jelly Bean, mas o P6 será actualizável para 4.4 KitKat. A interface de utilizador da Huawei é uma das nossas favoritas, uma vez que despe o Android de algumas camadas dispensáveis e aproxima a plataforma da Google do iOS da Apple. Isto significa que no Huawei Ascend P6 encontramos todas as aplicações disponíveis de imediato num dos ecrãs principais, lado a lado com os widgets.

A barra de notificações disponibiliza atalhos para as principais funcionalidades do dispositivo, incluindo a activação de opções de conectividade como o Wi-Fi (obrigatório), GPS, e Bluetooth, mas também permite aceder rapidamente a opções como as definições do brilho de ecrã.

A bateria é de 2000 mAh e apresenta uma boa autonomia, embora para tirarmos o máximo de proveito dela sejamos obrigados a mexer nas definições do aparelho. Sendo um LCD, o brilho do ecrã tem um peso muito significativo no seu consumo de energia. Contudo, com as definições de brilho próximas do máximo e com uma utilização bastante regular de aplicações como o WhatsApp, Facebook e alguns jogos como Angry Birds, conseguimos fazer o Ascend P6 aguentar-se por um período aproximado de um dia e meio. Utilizações mais pontuais poderão prolongar a sua esperança de vida para dois dias ou pouco mais.

Huawei Ascend P6 introduz análises do Telemoveis.com em 2014

Utilizámos este smartphone, sobretudo, para jogar, ouvir música e correr aplicações como o Spotify, ou de leitura de notícias como o Flipboard. A navegação Web propriamente dita foi mais contida, mas o Ascend P6 disponibiliza-nos tanto um browser nativo como o Google Chrome pré-instalados. Optámos pelo Chrome, por já estarmos mais familiarizados. O browser da Huawei obrigou-nos muitas a inserir endereços web através do teclado virtual alfanumérico, já que o teclado QWERTY substituiu a tecla de espaço pela tecla .com.

O Huawei Ascend P6 oferece uma boa experiência de utilização aliada a boas especificações técnicas e a um preço competitivo. A não ser que o utilizador esteja à procura de um topo-de-gama actual, o investimento no Ascend P6 promete compensar.

O que mais nos agradou neste smartphone foi o facto de não ser um topo-de-gama artilhado, mas um smartphone de gama alta que revelou alguma contenção. As especificações técnicas, ainda que boas, pareceram resumir-se ao absolutamente essencial para transmitir uma boa experiência de utilização e um bom desempenho. Também permitiram conter os preços deste aparelho que, de outra forma, seria bem menos acessível. O único contra neste aspecto foi realmente a presença da câmara frontal de 5 MP.

7,195