NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo

Google Doodle homenageia Louis Daguerre

sexta-feira, 18 novembro, 2011 /
Google Doodle homenageia Louis Daguerre

Google Doodle celebra o 224º aniversário de Louis Daguerre. Doodle da Google recorda físico e inventor francês, criador da primeira forma de fotografia.

A Google faz hoje mais uma homenagem com a inclusão de um Doodle à escala global. O Doodle celebra o 224º aniversário do físico e inventor Louis Daguerre, que foi o primeiro a conseguir tirar uma fotografia por acção directa da luz, invenção posteriormente conhecida como daguerreótipo - primeira imagem. Para quem não sabe quem foi Louis Daguerre, o físico e inventor francês foi o primeiro a comercializar com sucesso a primeira forma de fotografia.

Google Doodle homenageia Louis Daguerre

Louis Daguerre nasceu em 18 de Novembro de 1787 e morreu a 10 de Julho de 1851, tinha então 63 anos, e é um dos 72 cientistas franceses homenageados na Torre Eifel, como reconhecimento das suas contribuições. Em 1835, Louis Daguerre contou com a ajuda de Joseph Nicéphore Niépce, e usando a descoberta de Johann Schultz, que dizia que o carbonato de prata ou cloreto de prata misturado com uma espécie de pó, escurecia na exposição à luz.

As experiências levaram à criação do Daguerreótipo que foi anunciado em 1839, e que consistia numa lamina de prata sensibilizada com vapor de iodo, forma um iodeto de prata sobre a lâmina e aparecendo assim a imagem - fotografia - reflectida.

2,908