NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Xiaomi Yi. Preço Low Cost, Qualidade GoPro

Xiaomi Yi. Preço Low Cost, Qualidade GoPro

sexta-feira, 15 maio, 2015 /
Xiaomi Yi. Preço Low Cost, Qualidade GoPro

A Xiaomi Yi é uma action camera de qualidade disponível por menos de 100 euros


*Este produto foi-nos cedido para testes pela TinyDeal.com
*Pode adquirir aqui a Xiaomi Yi


Permita-me ser honesto consigo, leitor: nunca pertenci ao universo dos aficcionados das action cameras. Se o termo não lhe soar muito familiar, talvez a marca GoPro lhe ilumine a memória. Não me entenda mal: reconheço a sua utilidade e aprecio a sua utilização, mas sempre as considerei objectos pouco acessíveis para um leque de funcionalidades que eu raramente utilizo.

Também nunca fui apreciador da maioria dos produtos de baixa gama deste mercado. Enquanto consumidor, tal como o leitor, uma dos factores que considero mais apelativos num produto é a sua relação preço-qualidade. Eu tenho expectativas, mas poucas foram as vezes em que mas conseguiram superar. Até agora.


Xiaomi Yi

Apresento-lhe a Xiaomi Yi. À semelhança do que fez com os smartphones - a Xiaomi limitou-se a apanhar todos de surpresa -, a marca chinesa replicou a sua estratégia de sucesso dentro do segmento das action cameras. Ou seja: a Xiaomi procurou oferecer um produto de gama média-alta a um preço típico de uma gama de entrada (por outras palavras: barato, mas bom).

Ainda é cedo para dizer se a Xiaomi poderá replicar o seu sucesso com as action cameras, mas tudo parece indicar estar no bom caminho. A opinião geral sobre a Xiaomi Yi é positiva, e depois de eu próprio ter passado duas semanas com a câmara posso dizer que partilho do feedback positivo. Deixe-me dizer-lhe porquê.


Xiaomi Yi: preço

Talvez seja um pouco óbvio, mas ainda estou para conhecer a primeira pessoa que não aprove bons negócios. Por € 75,12 (na TinyDeal, que também disponibiliza outras action cameras), obtemos um leque de funcionalidades bastante variado, mas também uma câmara capaz de produzir imagens (fotografia & vídeo) com uma qualidade superior ao que seria de esperar pelo seu preço.

Isto não significa que a Xiaomi Yi seja perfeita. De facto, é um produto que é balançado por diversas contrapartidas menos boas: não traz acessórios auxiliares, a autonomia de bateria está longe de ser o seu forte e é um produto bastante desafiante de se utilizar inicialmente. É claro que esta última questão pode ser facilmente resolvida com uma breve leitura do manual de instruções, como o leitor poderá comprovar em baixo:

Xiaomi Yi. Preço low cost, qualidade GoPro


Excepto que o mandarim não é o meu forte, e desconfio que também não seja o do leitor. Para a quantidade de funcionalidades que a Xiaomi Yi apresenta, isto significa que aprender a utilizar esta action camera poderá revelar-se uma tarefa - no mínimo - árdua.

Apesar do preço da Xiaomi Yi, o seu real valor será sempre um pouco acima dos € 75.12 cobrados em lojas como a TinyDeal. O motivo está na ausência de acessórios como uma capa de protecção, tripé ou até mesmo um simples cartão microSD - isto significa que, para usufruir da experiência proporcionada por outras câmaras da concorrência, estas componentes terão que ser adquiridas à parte. O lado bom é que é relativamente simples encontrar acessórios compatíveis com a Xiaomi Yi.


Xiaomi Yi: características técnicas & especificações

À semelhança do que fez com os smartphones, a Xiaomi também apostou fortemente nas características da sua action camera. Compacta e com um design muito elegante, esta é uma câmara - abaixo dos 100 euros, recordo - capaz de tirar fotografias com qualidade de 16 MP, além de registar vídeos em Full HD (1080p).

As opções de configuração que a Xiaomi Yi oferece também são variadas e apelativas, mas só se encontram acessíveis para quem usufruir de um smartphone Android (a aplicação para iOS está prometida), uma vez que a Yi não disponibiliza um ecrã de visualização.


Características técnicas da Xiaomi Yi

• Lente angular com 155º (f2.8)
• Sensor de 16 MP (Sony CMOS)
• Módulo Wireless da Broadcom
• Processador Ambarella A7LS
• Bluetooth 4.0
• Suporte para cartões microSD até 64 GB


Funcionalidades & Resoluções da Xiaomi Yi

• Cronómetro programável (3/5/10/15 segundos)
• Modo Snapshot, para vídeos de baixa resolução (10 segundos, VGA) - para partilhas rápidas nas redes sociais
• Permite realizar live-streaming
• 1080p, Full HD (60/48/30/24 frames por segundo)
• 960p (60/48 fps)
• 720p, HD (120/60/48 fps)
• 480p (240 fps)
• Fotografias em 16 MP


Xiaomi Yi: como usar?

O problema de todas estas funcionalidades está na forma como o utilizador pode tirar proveito das mesmas. Em primeiro lugar, é necessário entender como configurar a Xiaomi Yi - uma tarefa que não é simplificada pelo manual de instruções em caracteres chineses.

Uma breve busca online revela que as configurações à Xiaomi Yi podem ser feitas com recurso a um smartphone Android. É necessário instalar uma aplicação própria - a Xiaomi disponibiliza a aplicação na sua página - e activar o Wi-Fi da câmara (basta pressionar um botão). Sabemos que o Wi-Fi se encontra activo quando a luz indicadora começa a brilhar de forma intermitente.

Da primeira vez que activamos esta funcionalidade, é necessário o utilizador activar a aplicação (que felizmente está em inglês). No fundo do ecrã encontra-se um ícone em forma de câmara que permite conectar o smartphone à Xiaomi Yi. Como alternativa o utilizador também poderá simplesmente seleccionar a câmara nas redes Wi-Fi disponíveis na sua proximidade. A partir daqui sempre que o utilizador abrir a aplicação, este processo torna-se automático.

Aceder à Xiaomi Yi a partir do smartphone traz algumas vantagens: podemos aceder à perspectiva visual da câmara, gravar vídeos ou tirar fotografias, e descarregar as fotos/vídeos directamente da câmara para o telefone.


Aspectos menos positivos da Xiaomi Yi

A autonomia de bateria é definitivamente um dos pontos fracos da experiência proporcionada pela Xiaomi Yi. Por defeito, a Xiaomi Yi grava vídeos em Full HD (1080p, 30fps) e tira fotografias em 16 MP. Com o Wi-Fi desligado, isto permite uma gravação contínua de aproximadamente duas horas - o que obriga os utilizadores a adquirirem baterias suplementares caso estejam a planear usar a câmara por mais tempo.


Conclusões

O balanço final sobre a Xiaomi Yi é claramente positivo. Apesar da sua fraca autonomia e da ausência de acessórios que se tornaram praticamente standard nas propostas da concorrência, a action camera da Xiaomi consegue contra-balançar estes aspectos oferecendo uma qualidade superior à expectativa causada pelo seu preço, mas também oferecendo um leque muito variado de funcionalidades.

Não sei até que ponto faz sentido responsabilizar a Xiaomi pela ausência de um manual noutro idioma que não o mandarim. Este foi um produto claramente pensado para o seu mercado-natal, embora alguma prevenção por parte da empresa tivesse sido bem-vinda pelos consumidores do resto do mundo. Apesar das frustrações que isto implica, é possível encontrarmos online as respostas que procuramos sobre o seu funcionamento.

O design também é um dos pontos fortes da Xiaomi Yi: compacto, facilmente transportável e elegante, esta é uma câmara que só apresenta três botões físicos. Nas costas encontramos duas coberturas que, retiradas, revelam a bateria amovível da câmara e duas portas para cabos de dados - microUSB e microHDMI. Ao lado destas duas ranhuas encontramos o slot para inserir cartões microSD (que a Xiaomi Yi também não inclui aquando da sua aquisição).


Xiaomi Yi. Preço Low Cost, qualidade GoPro

Xiaomi Yi. Preço Low Cost, qualidade GoPro

Xiaomi Yi. Preço Low Cost, qualidade GoPro

Xiaomi Yi. Preço Low Cost, qualidade GoPro

Xiaomi Yi. Preço Low Cost, qualidade GoPro

Xiaomi Yi. Preço Low Cost, qualidade GoPro

Xiaomi Yi. Preço Low Cost, qualidade GoPro


9,109