NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Vídeo. Análise à Sony Action Cam

Vídeo. Análise à Sony Action Cam

sexta-feira, 20 novembro, 2015 /
Vídeo. Análise à Sony Action Cam

A Sony Action Cam é a resposta da empresa à GoPro Hero4 Black

 

*Imagem: Gizmodo.com.au
*Câmara cedida para testes pela Sony
*Peça publicada originalmente em iOnlne

 

É inevitável evitar comparações entre a Sony Action Cam e a GoPro Hero4 Black.

O motivo mais óbvio para isto está em ambas concorrerem dentro do mesmo segmento de mercado (o dos +€500) pelo mesmo público-alvo. As duas câmaras também são capazes de gravar vídeos em 4K.

 

Em termos de design a história é bem diferente. A Sony Action Cam apresenta uma estética mais manuseável que o formato quadrado da GoPro, mas em contrapartida também apresenta dimensões maiores - é mais alta e mais longa - que a sua concorrente.

Apesar da Sony Action Cam ficar claramente atrás da sua concorrente em termos de popularidade, isto não invalida que a Sony tenha feito uma boa aposta. Isto traduz-se tanto em aspectos positivos como negativos.

 

Sobre a Sony Action Cam:

 

€510,10 (site da Sony)
• Microfones estéreo frontais (frente)
• Lentes Zeiss Tessar f/2.8 (frente)
• Ecrã LCD a preto&branco (lado)
• Botões cima/baico (lado)
• Logotipos (lado)
• Botão Gravar (cima)
• 'Hold Switch' (cima)
• Porta 'segura' (Costas) com acesso a:
    • Bateria
    • MicroSD
    • Porta MicroUSB
    • Porta Micro HDMI
Resistente a água

 

O facto é que a Sony Action Cam é uma boa câmara dentro do seu segmento. Só que a sua popularidade acaba por ser proporcional à sua oferta de acessórios e à facilidade com que estes se encontram em áreas comerciais.

De todas as apostas da Sony, a Action Cam foi a que mais se aproximou da sua concorrente. Mas ainda existem arestas por limar.

 

Vídeo. Análise à Sony Action Cam

Imagem: Telemoveis.com

 

Sony Action Cam. Imagem

 

A Sony Action Cam filma em 4K a 30 frames por segundo. Isto significa que a qualidade de imagem está longe de ser um problema nesta câmara. O desafio está em tentar perceber se a qualidade de imagem é superior ou inferior à GoPro Hero4 Black.

Esta é uma questão que divide opiniões.

 

De um lado há quem aprecie o aspecto mais ‘realista’ das imagens produzidas pela câmara concorrente, enquanto que do outro lado os contrastes mais sublinhados da Sony Action Cam tendem a ser mais apelativos.

O facto é que os contrastes mais vincados na Sony Action Cam podem ser acusados de ser menos fidedignos. Os motivos parecem dever-se à produção de uma imagem mais escura, que contrasta com os tons mais suaves da GoPro.

 

A Sony Action Cam destacou-se especialmente na gravação de imagens em Full HD (1080p) a 120 frames por segundo, ainda que apresente uma distorção maior que na GoPro. Em HD (720p)  manteve-se suave, mas com um bom desempenho.

Vir equipada com microfones sensíveis traz igualmente vantagens e desvantagens, consoante o contexto das gravações. Os microfones captam mais detalhes, mas em alguns ambientes isto traduz-se na captação de mais ruído ambiente do que o desejável.

 

A câmara da Sony também vem com estabilização digital de imagem (não acessível nas resoluções 4K ou Full HD a 120fps).

Eis os factos: a Sony Action Cam apresenta uma boa qualidade de imagem. Ficar atrás da sua concorrente, ou não, trata-se de uma questão mais subjectiva: as imagens produzidas por este equipamento são boas, têm qualidade, menos distorção e até exibem contrastes melhores.

 

Sony Action Cam. Utilização

 

É na experiência de utilização que a Sony Action Cam tem de ser trabalhada. Os menús de definições deste dispositivo são difíceis de navegar e são pouco ou nada convenientes.

Quando configuramos a Action Cam somos, muitas vezes, obrigados a voltar atrás ou a recomeçar do ponto de partida para aceder a configurações adicionais.

 

Alterar alguma definição implica que o utilizador seja levado ‘de volta’ para o ecrã principal, o que o obriga a ter de percorrer o caminho de volta para regressar ao menú pretendido.

A Sony Action Cam é ainda resistente a água.

 

Em termos de acessórios seria difícil a Sony Action Cam conseguir competir com a sua concorrente, mas este aspecto pode ser contrabalançado com um adaptador que torna compatível a base da Sony Action Cam com o ‘mount’ da GoPro.

Sendo uma câmara 4K, a autonomia de bateria da Sony Action Cam é expectavelmente curta e dura aproximadamente 1 hora contínua de gravações na sua resolução máxima.

Em modo Full HD (30fps) é possível ‘esticar’ esta autonomia por aproximadamente uma hora adicional.

 

Vídeo. Análise à Sony Action Cam

Imagem: Telemoveis.com

 

Sony Action Cam. Aspectos positivos:

 

• As imagens têm muito bom aspecto
• MicroHDMI para exibir imagens na televisão
• Boa qualidade de som
• Estabilização pode ser útil em algumas situações, mas não dá jeito em filmagens 4K ou a 1080p120

 

Sony Action Cam. Aspectos negativos:

 

• Menús horríveis
• Imagens (em baixa luminosidade) com muito ruído
• É difícil encontrar um suporte para a câmara
• O botão de gravação é accionável/desactivável demasiado facilmente (ou seja: grava demasiado facilmente o interior do bolso do utilizador)

 

4,696