NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Traídos por um aliado

Traídos por um aliado

sexta-feira, 19 abril, 2002 /
Traídos por um aliado Os jovens bem podem sentir-se traídos por um aliado: através de SMS, os pais vão poder saber tudo sobre a situação escolar dos filhos. Quem diria que o feitiço poderia virar-se contra o feiticeiro? Foram precisamente as camadas mais jovens dos clientes de telemóveis que fizeram a mensagem escrita ter o sucesso que hoje tem. Não tardaram os especialistas em negócios de telecomunicações a perceber que estava neste serviço uma oportunidade dourada e não faltam, agora, serviços associados às SMS`s.

Foi assim que o Gabinete de Investigação e Projectos em Sistemas de Informação da Universidade Católica desenvolveu o Prodesis Net que poderá revolucionar a gestão educativa do futuro. Isto é, através de uma mensagem escrita por telemóvel, o encarregado de educação ou o próprio aluno poderá saber uma nota, qual a data e quais os exames pendentes, consultar conteúdos e currículos disciplinares, bem como monitorizar as faltas dadas.

O projecto já arrancou há dois anos, tendo o Liceu Amélia Rey Colaço sido a cobaia do sistema. No ano passado (segundo do projecto), a ideia alargou-se a mais 10 escolas e este ano esse número duplicou. São já consideradas escolas-piloto que aderiram ao projecto no intuito de se poder comercializar o serviço num futuro muito próximo.

Um dos responsáveis do Prodesis Net, Bernardo Ramirez, vê neste serviço uma enorme vantagem: "Nem todos os encarregados de educação têm internet, mas quase todos têm um telemóvel". E essa possibilidade faz com que os pais possam receber informações escolares dos filhos sem terem de se deslocar fisicamente ao estabelecimento de ensino. Os alunos passam a ser controlados por uma "ferramenta" poderosa, que eles próprios trataram de eleger como o sucesso do momento em termos de telecomunicações móveis.

2,844