NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
TMN apresenta conteúdos 3D no telemóvel e serviços de 4ª geração móvel

TMN apresenta conteúdos 3D no telemóvel e serviços de 4ª geração móvel

quinta-feira, 22 abril, 2010 /
Esta nova tecnologia que permitirá velocidades de banda larga móvel de 100 a 150 Mbp/s Partilhar

Continuando o seu investimento na implementação de nova soluções que traduzam o desenvolvimento de nos hábitos de consumo, a TMN apresentou hoje conteúdos 3D nos telemóveis, assim como novas realidades de serviços em ambiente de 4ª Geração Móvel, uma tecnologia mais sustentável, pois permite uma maior eficiência na utilização do espectro radioeléctrico e utilização de equipamentos com maior eficiência energética e uma maior mobilidade nos serviços que até agora tinham uma vertente fixa.

Neste âmbito, a TMN anunciou hoje pormenores da realização do seu projecto-piloto que se realizará durante o segundo semestre de 2010, sendo analisado o comportamento e desempenho desta nova tecnologia que permitirá velocidades de banda larga móvel de 100 a 150 Mbp/s. Desta forma, a TMN tornar-se-á na primeira operadora a efectuar testes em ambiente real desta tecnologia no nosso país e uma das primeiras a nível europeu.

Em simultâneo, será disponibilizado o acesso a esta plataforma experimental à indústria, ao meio académico e à comunidade de desenvolvimento em geral, com o objectivo de promover o desenvolvimento de aplicações e soluções que utilizem as potencialidades da 4ª geração móvel. A TMN tem assim como objectivo adicional o fomento da inovação através do acesso a um ambiente de testes real que normalmente se encontra fechada ao exterior, procurando desta forma dinamizar e acelerar o desenvolvimento de novos serviços e aplicações e obter sugestões e novas ideias com base no envolvimento alargado de um novo eco-sistema de parceiros.

Com a ligação à rede de "Living Labs" europeia, promovida pela PT Inovação, a TMN potenciará a partilha de conhecimento e a promoção de tecnologia nacional, tomando a iniciativa de, pela primeira vez, convidar de forma alargada toda a comunidade de desenvolvimento a participar no processo de adopção futura das novas tecnologias móveis.

Com o objectivo de partilhar com os seus parceiros e clientes, as verdadeiras potencialidades da nova Geração Móvel, a TMN reuniu num só espaço uma mostra alargada do que se perspectivam venham a ser as novas aplicações em mobilidade com recurso a elevadas larguras de banda, assim como um conjunto de novas tendências tecnológicas, nomeadamente na área do 3D.

A partir de hoje, todas as plataformas da Portugal Telecom estão preparadas para receber e emitir conteúdos em 3D podendo os clientes aceder-lhes a partir de terminais móveis, computador ou televisão. Para além dos conteúdos 3D já disponíveis no videoclube do Meo, já podem ser visualizados conteúdos a 3 dimensões no telemóvel, com recurso a óculos que permitem visualizar estes conteúdos, assim como no Sapo Vídeos e Sapo Fotos passam também a integrar nos seus serviços conteúdos em 3D, por exemplo: http://videos.sapo.pt/3dsapo e http://fotos.sapo.pt/3dsapo.
No "Mobile Innovation Day", serão demonstradas várias soluções tecnológicas, sempre numa perspectiva de mobilidade, e que se debruçaram essencialmente nas áreas do entretenimento, saúde e educação.

A TMN abriu assim uma nova janela para o futuro em Portugal, num mundo onde tudo se encontra ligado e comunicando entre si, sejam objectos ou pessoas, independentemente do lugar em que se encontram e através de banda ultra-larga.

A 4ª Geração Móvel mais próxima dos portugueses


Através desta nova geração de redes móveis, os clientes TMN terão oportunidade de usufruir de maiores débitos de transferência de dados, assim como uma maior eficiência e performance no acesso a serviços de banda larga móvel que, tendencialmente, se irá aproximar da largura de banda disponível na rede fixa. A necessidade de encontrar soluções convergentes fixo e móvel, contribuirá para que estes dois tipos de acesso sejam complementares e para que os clientes tenham o mesmo tipo de experiência, independentemente do tipo de acesso que possuem.

As principais diferenças em relação às actuais redes 3G, para além dos débitos, estão relacionadas com uma melhor eficiência de utilização do espectro radioeléctrico e a menor latência, permitindo o acesso a serviços em mobilidade até agora só possíveis através da Fibra Óptica ou ADSL, tais como jogos on-line com baixa latência, difusão de televisão em Alta-Definição, vídeo-conferência via mobile, vigilância médica remota online, salas de aula virtuais, entre outros.

A nova rede de LTE, é igualmente considerada uma tecnologia sustentável pois permite uma utilização com maior eficiência do espectro radioeléctrico (o mesmo espectro permitirá uma maior transferência de dados), acompanha a tendência de desenvolvimento de equipamentos mais pequenos e com menor consumo de energia e, pelas larguras de banda associadas, permitirá a utilização de soluções, que tal como na fibra óptica, são mais sustentáveis (como ensino à distância ou multi-conferência em alta definição).

De destacar que as redes móveis têm desempenhado um papel determinante na adopção de novas tecnologias, na penetração da Banda Larga e no uso de Internet em Portugal, sendo que o investimento neste segmento, por parte da TMN permitiu que hoje, Portugal esteja entre os países europeus com maior taxa de penetração de banda larga móvel.

*** Este texto NÃO foi escrito de acordo com o novo Acordo Ortográfico***


Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. - Telemoveis.com

Telemoveis.com on Facebook
Siga-nos no Twitter!
4,639