NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Smart TV da Samsung adopta Tizen como sistema operativo

Smart TV da Samsung adopta Tizen como sistema operativo

terça, 06 janeiro, 2015 /
Smart TV da Samsung adopta Tizen como sistema operativo

Todos os televisores inteligentes que a Samsung lançar em 2015 vão correr Tizen, de acordo com a empresa

*Artigo publicado também no iOnline


A preferência da Samsung por esta plataforma - em detrimento do Android - também não é de estranhar. A gigante tecnológica procura cada vez mais reduzir a sua dependência face ao sistema operativo da Google, o que em parte serviu de motivação para apostar no seu próprio software (Tizen).

O sistema operativo é open-source e está aberto a programadores interessados em criar conteúdos compatíveis com o software. A Samsung também acredita que esta plataforma vai permitir disponibilizar uma melhor experiência de entretenimento e de acesso a conteúdos através de diferentes dispositivos.

« Construir a nossa plataforma inteligente em redor do Tizen é um passo inovador em direcção a um sistema muito mais inteligente e integrado », referiu Won Jin Lee, vice-presidente da Samsung para a área de negócio de ecrãs da empresa. « O Tizen não só enriquece a experiência de entretenimento dos clientes, como [também] desbloqueia o grande potencial do futuro do entretenimento em casa ».


Novidades

As Smart TV’s da Samsung vão apresentar um Smar Hub renovado, capaz de disponibilizar uma navegação mais fácil e um acesso ainda mais rápido aos conteúdos.

Sincronizar os televisores com outros dispositivos também será mais fácil graças a tecnologias como Wi-Fi Direct (o conteúdo é partilhado entre um smartphone/tablet e uma televisão) ou BLE (Bluetooth Low Ebnergy), esta última capaz de procurar automaticamente por dispositivos Samsung e emparelhá-los com o televisor.

A justificação da Samsung para a inclusão destas opções está na forma como a sociedade organiza e consome conteúdos de entretenimento em 2015 - o que « agora inclui múltiplos dispositivos e conteúdo interminável proveniente de uma grande variedade de fontes ».


Para da resposta a esta sede de conteúdos, a Samsung anunciou ainda algumas parcerias que deverão complementar a experiência de utilização das suas televisões. Com o Samsung Sports Live será possível, por exemplo, ter acesso a estatísticas de equipas ou jogadores ao mesmo tempo que se está a assistir a um jogo ao vivo.

Já o serviço Playstation Now oferece streaming de jogos Playstation com base na nuvem. A Samsung garante que os jogadores podem começar a jogar emparelhando simplesmente os controladores Dualshock 4 com as televisões, não requerendo a presença física de uma consola.

Outras ofertas que complementam e experiência Smart TV da Samsung incluem os jogos Just Dance Now (com suporte para vários jogadores) e Bingo HOME, este último baseado no filme da Dreamworks.

Por último, a Milk Video (uma aplicação da Samsung) faz curadoria aos clips de vídeo mais interessantes e populares, exibidos com base numa listagem com mais de 50 parceiros da empresa.


6,805