NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Análise. Powerline Devolo dLAN 500 Wi-Fi

Análise. Powerline Devolo dLAN 500 Wi-Fi

quinta, 25 junho, 2015 /
Análise. Powerline Devolo dLAN 500 Wi-Fi
Examinámos uma das ferramentas que mais utilidade podem ter em qualquer casa.

Actualmente grande parte dos consumidores são detentores de uma ligação à internet Wi-Fi, cujos routers pertencem na sua maioria a uma das três principais operadoras móveis que actuam em território nacional: MEO, NOS e Vodafone.

Um dos principais problemas que as ligações podem apresentar, centra-se na força com que o sinal é emitido pela casa. Por exemplo, ao colocar o router na sala e um morador quiser aceder à internet com uma ligação estável e forte num quarto que esteja situado noutro lado da casa, certamente que a força com que o sinal é recebido não será a mesma do que se acedesse na sala, onde está colocado o router. Então, como resolver este problema?

É aqui que entram as chamadas “Powerlines”, cujo propósito é precisamente o de eliminar as desvantagens que a distância entre o computador e o emissor de sinal, o router, implicam. Assim sendo, hoje analisamos uma Powerline da reconhecida empresa Devolo, a “Devolo dLAN 500 Wi-Fi”.

INSTALAÇÃO E FUNCIONAMENTO


Devolo 500.1

O Kit da Devolo contém na sua caixa dois dispositivos, um adaptador que se liga directamente ao router através de um cabo LAN – vem incluído no kit –, que por sua vez se liga a uma tomada eléctrica. O segundo dispositivo servirá como um emissor de sinal, devendo ser ligado noutra tomada que esteja mais perto do computador onde deseja que o sinal de internet seja recebido com maior intensidade.

Devolo 500

Depois de ligados ambos os adaptadores, irá ser detectada uma nova rede wireless a que o utilizador poderá aceder, mediante a inserção de uma password escrita no próprio adaptador e que o utilizador deverá apontar. Por fim basta aceder à nova rede Wi-Fi, reconhecida pelo nome genérico de “devolo-XXX”, em que no lugar dos “X’s” estarão três números automaticamente gerados pelos adaptadores.

Devolo 500.2

CONCLUSÃO

Após o teste ao Kit, é com bastante satisfação que podemos afirmar que o mesmo de facto funciona, e muitíssimo bem. Todo o processo de ligação dos adaptadores é claro, simples e intuitivo, deixando muito pouco espaço para dúvidas relativamente à sua instalação e funcionamento.

Posteriormente à conclusão da instalação dos adaptadores, é só esperar que a rede eléctrica doméstica faça o seu trabalho e… voilà! A distância assim como as paredes que separam o router das restantes divisões da casa, deixam imediatamente de causar impacto sobre a força e recepção do sinal de internet, permitindo uma ligação estável, forte e fiável em qualquer que seja a divisão da casa em que se situa. Neste caso a ligação é limitada a uma velocidade de 500 Mb/s, mais do que suficiente para uma utilização geral de qualidade, existindo no entanto outras opções disponibilizadas pela empresa cujo limite de velocidade de tráfego é superior.

NOTA FINAL: apesar de não ser estritamente necessária a instalação de qualquer software adicional, aconselhamos a instalação do “Devolo Cockpit” ou da aplicação própria da empresa disponível para Android e iOS, que constituem interfaces que irão permitir aceder a variadas opções de forma a melhorar a experiência de utilização do kit, como uma fácil e rápida alteração da password de acesso, uma monitorização gráfica de toda a rede presente no domicílio, entre outras.

*Se pretender ficar ocorrente de mais novidades, siga a empresa “Devolo” no Facebook, aqui.
4,077